Disciplina positiva: o que é e como praticar em casa?

Entenda por que essa forma de educar os filhos é cada vez mais utilizada pela nova geração de pais

Maternagem

Para muitos pais da nova geração, a educação dos filhos é vista como a preparação das crianças para viver em sociedade, com toda a complexidade que isso pode representar. Nesse contexto, a criação autoritária vem perdendo cada vez mais espaço para práticas mais abrangentes e acolhedoras como a disciplina positiva.

Você sabe o que é a disciplina positiva? Tem ideia de como aplicá-la em casa? No artigo de hoje, conversamos com a Psicóloga Flávia Viana, que já orientou mais de 200 famílias na aplicação dessa abordagem e dá detalhes sobre esse conceito de educação.

O que é a disciplina positiva?

A disciplina positiva é uma abordagem para a educação de crianças criada pela doutora em educação Jane Nelsen, que a descreve no célebre livro Disciplina Positiva, de 1981. Sua proposta é buscar um equilíbrio entre a firmeza e a gentileza na criação. 

“Eu costumo dizer que a Disciplina Positiva é como uma ‘ponte’ entre o autoritarismo e a permissividade. Ela visa desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas”, diz a psicóloga.

Para quem quer dar os primeiros passos nesse universo, Flávia começa com uma dica importante: é preciso entender o contexto da criança sob o seu ponto de vista, e buscar informações sobre as etapas do desenvolvimento infantil é fundamental.

“Entender que a criança ainda está em desenvolvimento e que ela não nasceu para corresponder às nossas expectativas ajuda muito”, explica.

Além disso, mesmo em momentos desafiadores, é importante colocar em prática a base dessa filosofia em sua maternagem: “Ser gentil e agir sempre com empatia, amor e firmeza”, indica. Isso pode ser feito desde o nascimento do bebê!

Quais são os benefícios da disciplina positiva?

Segundo Flávia, “a disciplina positiva auxilia positivamente no desenvolvimento da criança, ajudando na criação de habilidades significativas como o respeito, a autonomia, a autoestima e a empatia, a curto, médio e longo prazo”, diz.

Além disso, por focar no desenvolvimento emocional da criança, a disciplina positiva pode ser vista como um investimento que trará resultados na vida adulta, tanto para o próprio filho como para os que estão à sua volta. 

Dicas para aplicar a disciplina positiva no dia a dia 

Confira algumas dicas da psicóloga para colocar a disciplina positiva em prática:

– crie uma conexão com a criança;

– foque na solução e não no problema;

– em vez de chegar dando ordens, convide a criança para fazer combinados;

– evite castigos como sermões, cantinho do pensamento, exposição da criança, entre outros;

– não deixe a criança solta demais, ela pode se sentir abandonada;

– faça orientação parental se for necessário, mas invista na educação da sua criança para que você descanse no futuro.

Quer um exemplo de como usar a disciplina positiva na prática?

“Imagine uma criança que acabou de fazer um desenho lindo na parede da sala. Ela está superfeliz, esperando que alguém veja o desenho que ela fez, e de repente um adulto chega, dá um grito e castiga essa criança. Como você acha que ela se sentiu?”, questiona a psicóloga.

A dica da psicóloga é a seguinte: “Em vez de punir, gere uma conexão com ela”, diz. Flávia dá um exemplo de como seria a reação de uma mãe que busca adotar a disciplina positiva:

“Filho, que desenho lindo! Vamos combinar o seguinte? Da próxima vez, você pode fazer nesse papel aqui? Ou você pode pedir um papel para a mamãe? Porque aí a mamãe vai poder guardar o seu desenho e na parede não. A gente vai ter que apagar, não é verdade? E aí, o que a gente vai fazer para apagar? Eu pego a bucha e você pega o sabão? Você consegue limpar sozinho ou quer ajuda da mamãe?”

Pelo exemplo da mãe, a criança aprenderá sobre respeito, empatia e desenvolverá a autoconfiança, pois se sentirá aceita mesmo após ter cometido um erro. 

Achou a disciplina positiva interessante? Compartilhe essa ideia em sua rede e ajude outros pais na desafiadora tarefa de educar os filhos!

Flávia Viana é Psicóloga formada pela Unisal – Centro Universitário Salesianos de Lorena-SP e orientadora parental. Já orientou mais de 200 famílias na aplicação da Disciplina Positiva. Atende crianças, famílias, casais e orienta pais, responsáveis e professores.

Se você está se preparando para a chegada do bebê, veja o que a Pediatra Dra. Fernanda Misumi tem a dizer sobre a busca da maternidade perfeita (e por que ela não existe) no canal de Regenesis!

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

19-11-2021
benefícios da disciplina positiva disciplina positiva disciplina positiva 0 a 3 anos disciplina positiva artigos disciplina positiva como aplicar disciplina positiva jane nelsen disciplina positiva o que é disciplina positiva para educar os filhos ferramentas da disciplina positiva o que é disciplina positiva pilares da disciplina positiva
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments