Sono do bebê: como se preparar ainda na gravidez

Entender como funciona o sono do bebê trará mais segurança para enfrentar a privação de sono durante o puerpério

Maternagem
regenesis-mulher-e-gestacao-sono-do-bebe-como-se-preparar

É muito comum que as mães de primeira viagem se sintam confusas em relação ao sono do bebê. Afinal, todo mundo tem um palpite para dar e, muitas vezes, eles acabam sendo conflitantes. 

Por isso, entender como ele funciona ainda na gravidez pode fazer a diferença para viver essa experiência durante o puerpério. Conversamos com a Neuropediatra Dra. Luciane Baratelli, que explica, a seguir, os meandros do sono do recém-nascido e dá dicas para quem quer implementar uma rotina desde o início. Confira!

Como funciona o sono do recém-nascido

De acordo com a National Sleep Foundation, um recém-nascido dorme, em média, de 14 a 17 horas por dia. Apesar de passar a maior parte do dia dormindo, seu sono é picado e irregular.

“O sono do recém-nascido ainda é muito imaturo. Ele não tem regulação circadiana, ou seja, ele pode dormir em qualquer horário do dia ou da noite. Além disso, os ciclos são curtos, variando em média de uma a quatro horas”, explica. 

Isso explica por que, durante as primeiras semanas de vida, os pais vivam uma verdadeira maratona de cuidados. Seja dia ou noite, a sequência é a mesma: fazer o bebê dormir, ter poucos minutos de descanso, amamentar, trocar a fralda e fazer o bebê dormir de novo.

É somente a partir do quarto mês que o padrão de sono começa a se tornar mais regular. “Com três meses, o bebê começa a passar mais tempo dormindo de noite do que de dia, embora os despertares ainda sejam frequentes”, diz. 

Como criar uma rotina de sono para o bebê

Para as mães que estão no processo de criar uma rotina de sono para o recém-nascido, o principal conselho da neuropediatra é ter paciência e uma boa rede de apoio. “É preciso entender que é natural ocorrerem muitos despertares e a necessidade de o bebê estar próximo da mãe o tempo todo”, diz a médica.

Além disso, ela comenta sobre um dos mitos mais comuns relacionados ao sono: afinal, dar de mamar no peito prejudica o sono do bebê? 

“Ao contrário do que muitos pensam, o aleitamento materno é um aliado do sono e ajuda na sua regulação, pois os hormônios da mãe passam através do leite, incluindo a melatonina, que é uma facilitadora do sono”, explica. 

Por fim, a Dra. Luciane destaca algumas dicas importantes para criar a rotina de sono:

– proporcionar o contato com luz natural, especialmente pela manhã;

– amamentar em livre demanda;

– fazer um bom ritual de sono à noite;

– ter uma rotina organizada, mas não rígida.

Além disso, vale manter a atenção a alguns hábitos que podem prejudicar o sono noturno. “Atualmente, o principal vilão do sono são as telas, especialmente próximo à hora de dormir. Elas emitem uma luz que inibe a secreção de melatonina, o principal hormônio facilitador do sono”, explica. 

Como a grávida pode preparar-se para ajudar o bebê a dormir bem?

A resposta de Luciane para esta pergunta é direta: “estudando sobre o sono dos bebês e entendendo o padrão natural deles”, diz. Afinal, são muitos os termos e conceitos que passam a fazer parte da vida da nova mãe, como sinais de sono, ruído branco, hora da bruxa, efeito vulcão, janela de sono, entre tantos outros. 

Além disso, a médica destaca o cuidado com a saúde mental para se preparar para esse momento desafiador do puerpério

“A gestante deve cuidar muito do próprio estado emocional. Se houver algum transtorno de humor, como ansiedade, ele precisa ser tratado, pois a ansiedade da mãe pode piorar as queixas de sono”, ressalta.

Como deu para perceber, organizar o sono do bebê é um dos principais desafios que os novos pais enfrentam. Por isso, quanto antes você se preparar, mais confiante você se sentirá nos primeiros meses da maternidade.

Achou este artigo interessante? Compartilhe com sua rede de amigas e ajude outras mães a entenderem como funciona o sono dos bebês!

Dra. Luciane Baratelli | Neuropediatra

Luciane Baratelli é Neuropediatra com pós-graduação em Medicina do Sono.

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde mental durante a gravidez? No vídeo a seguir, publicado no canal de Regenesis, a Psicóloga Hellian Machado fala sobre a importância do pré-natal psicológico:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

14-01-2022
higiene do sono bebê horas de sono bebê janela do sono bebê o que é higiene do sono bebê ritual do sono bebê rotina de sono bebê sono bebê sono do bebê
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments