Ácido fólico: um nutriente essencial desde a preconcepção

Entenda por que a suplementação de ácido fólico é indicada meses antes de iniciar uma gestação

Nutrição & Alimentação
regenesis-mulher-e-gestacao-acido-folico

A suplementação de ácido fólico é uma das primeiras recomendações dos Obstetras para quem está tentando engravidar ou acaba de descobrir uma gestação. Mas, afinal, por que esse nutriente é tão importante para a gravidez?

Para entender para que serve o ácido fólico e como ele age no organismo, conversamos com a Ginecologista e Obstetra Dra. Quésia Villamil. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre ácido fólico!

O que é o ácido fólico?

“O ácido fólico é a forma sintética do folato, um nutriente encontrado na natureza”, responde a Dra. Quésia. Ao ingerir alimentos com folato, o corpo humano sintetiza esse nutriente e o transforma na vitamina B9. 

Além do ácido fólico, é possível realizar a suplementação do metilfolato, que já é a forma ativa da vitamina B9 (clique para saber mais sobre a diferença entre ácido fólico e metilfolato).

Entre os alimentos com maior concentração de folato, ou seja, a forma “natural” do ácido fólico, estão: espinafre, feijão-branco, aspargos, verduras de folhas-escuras, couve-de-bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua e amendoim.

Para que serve o ácido fólico?

Apesar de estar muito associado às gestantes, o ácido fólico é importante para a saúde geral desde o nascimento. “Ele auxilia na síntese e reparação do DNA, na divisão e no crescimento celular, na produção de novas proteínas e na formação de hemácias”, diz a médica.

Isso significa que ele exerce um papel importante na produção de novas células no corpo. Estudos associam a vitamina B9 a processos como a produção de sangue, o crescimento muscular e a formação de neurotransmissores importantes para a saúde mental, como a dopamina e a noradrenalina.

Ácido fólico na gravidez: por que é tão importante?

Se o ácido fólico é vital para a síntese do DNA e para a multiplicação celular, imagine a importância dessa vitamina para quem está gerando uma nova vida! “Na gravidez, o rápido crescimento fetal faz com que a demanda por ácido fólico seja ainda maior”, ressalta a Ginecologista.

Ele é especialmente importante nas primeiras semanas de gestação, quando ocorrem as primeiras etapas do desenvolvimento neurológico e do sistema nervoso do bebê. 

“O ácido fólico previne defeitos de fechamento do tubo neural, que podem levar a malformações no recém-nascido como anencefalia, espinha bífida, lábio leporino e fenda palatina”, explica a médica.

Além de ser importante para o desenvolvimento do bebê, o ácido fólico contribui para a saúde materna durante a gestação. 

“Ele é essencial no metabolismo da homocisteína, aminoácido tóxico para o endotélio capilar, mantendo seus níveis normais”, diz a médica. Quando a homocisteína está com níveis elevados, ela pode levar a problemas vasculares.

“Além disso, as gestantes com baixos níveis de ácido fólico têm maior risco de prematuridade e bebê com baixo peso ao nascimento”, completa a Dra. Quésia.

Por que tomar ácido fólico antes de engravidar?

“As mulheres que começam a suplementar ácido fólico depois do resultado do teste de gravidez correm um risco maior de uma anomalia já estar em desenvolvimento, pois a época de aparecimento deste tipo de malformação é muito precoce”, explica a médica.

Para se ter uma ideia de quando esses processos ocorrem, a médica detalha a data gestacional em que os defeitos de formação associados à falta de ácido fólico podem ocorrer:

Defeitos do tubo neural: 28 dias;

Defeitos do septo ventricular cardíaco: 42 dias;

Lábio leporino: 36 dias;

Fenda palatina: 47 a 72 dias.

Por isso, a recomendação dos órgãos de saúde é de que todas as mulheres em idade fértil consumam 400 microgramas (mcg) de ácido fólico por dia. A Dra. Quésia ainda recomenda que, caso a mulher esteja tentando engravidar, a suplementação deve se iniciar ao menos um mês antes de iniciar as tentativas.

Ácido fólico engorda?

Uma das dúvidas mais comuns entre as gestantes é se a suplementação de ácido fólico engorda. “Isso não é verdade”, responde a médica. Ela também esclarece que não existe uma forma correta de ingerir o suplemento, podendo ser tomado a qualquer hora do dia.

Agora você já entendeu por que o ácido fólico é importante para a saúde do organismo e, principalmente, na gravidez. 

Por isso, seja você tentante ou gestante, te convidamos a conhecer a linha completa de produtos Regenesis, que oferece a suplementação adequada de ácido fólico e outros nutrientes que contribuem para a saúde da mulher desde a preconcepção até o pós-parto.

Se você achou este artigo interessante, aproveite para compartilhar com outras tentantes e gestantes! 

Quésia Villamil | Ginecolgista e Obstetra

Dra. Quésia Villamil é Ginecologista, Obstetra e Mestre em Saúde da Mulher pela UFMG. É diretora do Instituto Villamil, localizado em Belo Horizonte/MG. Acompanhe o trabalho da ginecologista por meio do perfil @draquesiavillamil no Instagram.

Grávida pode tomar chá? Um dos maiores medos das recém-gestantes é ingerir alimentos que podem fazer mal ao bebê. Nesse quesito, os chás sempre são motivo de dúvida. No vídeo a seguir, a Nutricionista Renata Saffioti fala sobre o assunto:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

05-08-2022
ácido fólico ácido fólico 5 mg ácido folico beneficios ácido fólico como tomar ácido fólico engorda ácido fólico na gravidez ácido fólico para engravidar ácido fólico para o cabelo ácido fólico para que serve ácido fólico para que serve na gravidez ácido fólico preço ácido fólico valor o que é ácido fólico para que serve ácido fólico
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments