São nove meses intensos para a mulher. A gestação por completo é um período de muitas mudanças e transformações. E, para que tudo ocorra bem, é essencial que o corpo esteja preparado. Daí a importância da suplementação de minerais e vitaminas na gravidez.
“A demanda energética aumenta, assim como a necessidade de vitaminas, minerais e proteínas”, explica a Médica Ginecologista e Obstetra Vania Carolina Pereira Stancka.
Um dos principais motivos, como detalha a doutora, é o aumento do volume sanguíneo no corpo feminino, que chega a ser em média de dois litros.
“A quantidade de sangue maior no corpo causa uma anemia fisiológica na mulher, trazendo a necessidade de ingerir uma quantidade maior de ferro, para não agravar o quadro”, diz Vania.
O que a falta de ferro pode causar
De acordo com a doutora Vania, além de sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça, palidez, fraqueza e dor nas pernas, a anemia pode comprometer o desenvolvimento do bebê e piorar a situação da mãe na hora de dar a luz.
“No parto, normal ou cesárea, após a saída da placenta, há uma grande perda de sangue, o que pode agravar ainda mais o quadro de anemia, levando a mulher a uma internação hospitalar mais prolongada e à necessidade de transfusão sanguínea”, comenta a doutora.
Para a saúde da mãe e do bebê
Vania destaca que, além do ferro, o aumento na demanda de micronutrientes como vitaminas e minerais na gravidez está diretamente relacionado à saúde da mãe e do bebê, e cada item desempenha um papel fundamental nesse processo, como ela explica a seguir.
● Ácido fólico ou metilfolato ou vitamina B9:
“Seu consumo deve ser iniciado dois meses antes de engravidar e deve ser mantido durante a gestação. Consumir os níveis adequados desta vitamina diminui as chances de alterações no fechamento do tubo neural do embrião, que ocorre bem no início da gravidez”, afirma.
● Vitamina A:
“Importante para o desenvolvimento das células do coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê”, comenta.
● Vitamina B12:
“Além de ajudar no funcionamento do sistema imune, auxilia na formação de células vermelhas do sangue, no metabolismo energético e no processo de divisão celular”, aponta.
● Vitamina C:
“Ajuda o organismo na absorção de ferro e proteínas como o colágeno, além de ser antioxidante”, destaca.
● Vitamina D:
“Atua na melhora da imunidade, além de ser fundamental para a absorção do cálcio e o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê, e manutenção da massa óssea da gestante”, explica.
● Vitamina E:
“É antioxidante e ajuda a defender as células”, reforça.
● Zinco:
“É um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, auxilia na síntese e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Ajuda também no funcionamento do sistema imune”, ressalta.
E para as tentantes?
De acordo com a doutora Vania, é recomendável que a mulher que quer engravidar passe por uma avaliação médica, na qual será orientada a tomar as vitaminas e os minerais necessários.
“O preparo do corpo para a gravidez é tão importante quanto o uso de suplementos durante a gestação”, comenta a doutora.
eu não consigo tomar a vitamina, tenho muito problema para engolir, oq posso fazer?
Oi, Valentina! Tudo bem? Sinto muito que esteja com essa dificuldade. Uma dica é tentar ingerir com bastante líquido, para facilitar a deglutição. Tente tomar uma cápsula por vez sempre seguida de uma refeição principal. Espero que melhore! Tudo de bom para você!
Depois que comecei regenesis premium a tomar fiquei mal com muita azia e dor no estômago, depois li que tem vários efeitos colaterias incluído gastrite, voces deveriam ser mais responsáveis ao colcocar no mercado um produto com um custo tão alto e que traz mais malefícios do quê benefícios.
Oi, Carla! Tudo bem? Como Regenesis é um suplemento alimentar, esses eventos não estão previstos, no entanto é sempre importante consultar e relatar para o médico que está te acompanhando, ok? Além disso, toda e qualquer reação após o uso do nosso produto nós reportamos para a Farmacovigilância para que possamos entender melhor o que aconteceu e sempre melhorarmos os nossos produtos. Você deseja relatar seu caso ao nosso departamento de Farmacovigilância?