Vitaminas na gravidez: tomar ou não tomar?

Conversamos com a doutora Vania Carolina Pereira Stancka, que explica, a seguir, por que a suplementação de micronutrientes como vitaminas e minerais é fundamental nesse período

Bem-estarNutrição & Alimentação
regenesis-site-mulher-e-gestacao-vitaminas-na-gravidez-1

São nove meses intensos para a mulher. A gestação por completo é um período de muitas mudanças e transformações. E, para que tudo ocorra bem, é essencial que o corpo esteja preparado. Daí a importância da suplementação de vitaminas e minerais na gravidez.

“A demanda energética aumenta, assim como a necessidade de vitaminas, minerais e proteínas”, explica a Médica Ginecologista e Obstetra Vania Carolina Pereira Stancka.

Um dos principais motivos, como detalha a doutora, é o aumento do volume sanguíneo no corpo feminino, que chega a ser em média de dois litros.

“A quantidade de sangue maior no corpo causa uma anemia fisiológica na mulher, trazendo a necessidade de ingerir uma quantidade maior de ferro, para não agravar o quadro”, diz Vania.

O que a falta de ferro pode causar

De acordo com a doutora Vania, além de sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça, palidez, fraqueza e dor nas pernas, a anemia pode comprometer o desenvolvimento do bebê e piorar a situação da mãe na hora de dar a luz.

“No parto, normal ou cesárea, após a saída da placenta, há uma grande perda de sangue, o que pode agravar ainda mais o quadro de anemia, levando a mulher a uma internação hospitalar mais prolongada e à necessidade de transfusão sanguínea”, comenta a doutora.

Para a saúde da mãe e do bebê

Vania destaca que, além do ferro, o aumento na demanda de micronutrientes como vitaminas e minerais na gravidez está diretamente relacionado à saúde da mãe e do bebê, e cada item desempenha um papel fundamental nesse processo, como ela explica a seguir.

● Ácido fólico ou metilfolato ou vitamina B9:

“Seu consumo deve ser iniciado dois meses antes de engravidar e deve ser mantido durante a gestação. Consumir os níveis adequados desta vitamina diminui as chances de alterações no fechamento do tubo neural do embrião, que ocorre bem no início da gravidez”, afirma.

● Vitamina A:

“Importante para o desenvolvimento das células do coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê”, comenta.

● Vitamina B12:

“Além de ajudar no funcionamento do sistema imune, auxilia na formação de células vermelhas do sangue, no metabolismo energético e no processo de divisão celular”, aponta.

● Vitamina C:

“Ajuda o organismo na absorção de ferro e proteínas como o colágeno, além de ser antioxidante”, destaca.

● Vitamina D:

“Atua na melhora da imunidade, além de ser fundamental para a absorção do cálcio e o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê, e manutenção da massa óssea da gestante”, explica.

● Vitamina E:

“É antioxidante e ajuda a defender as células”, reforça.

● Zinco:

“É um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, auxilia na síntese e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Ajuda também no funcionamento do sistema imune”, ressalta.

E para as tentantes?

De acordo com a doutora Vania, é recomendável que a mulher que quer engravidar passe por uma avaliação médica, na qual será orientada a tomar as vitaminas e os minerais necessários.

“O preparo do corpo para a gravidez é tão importante quanto o uso de suplementos durante a gestação”, comenta a doutora.

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-dra-vania

Doutora Vania Carolina Pereira Stancka é Médica Ginecologista e Obstetra e trabalha, principalmente, com ginecologia integrativa com base na longevidade saudável, modulação hormonal e ortomolecular. Ela atua em São Paulo (SP) e mantém um canal no Instagram: @dravaniacarolina


Você pode conferir mais sobre o assunto. É só acessar nosso Instagram para conferir outras dicas e informações sobre micronutrientes, minerais e vitaminas na gravidez.


 
Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

06-12-2019
ácido fólico na gravidez anemia cuidados na gestação cuidados na gravidez ferro na gravidez gestantes minerais minerais na gestação minerais na gravidez nutrientes na gestação nutrientes na gravidez saúde fetal saúde materna suplementação na gestação suplementação na gravidez tentantes vitaminas vitaminas na gestação vitaminas na gravidez volume sanguíneo
Comentar

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *