O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma ocorrência comum especialmente em mulheres em idade reprodutiva, incluindo adolescentes. Entenda suas principais características!

Mitos & Verdades
regenesis-mulher-e-gestacao-sindrome-dos-ovarios-policisticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos acontece pela produção excessiva dos hormônios androgênios (hiperandrogenismo), principalmente o Hormônio Luteinizante (LH), que altera os picos dos níveis de estrogênio e progesterona, essenciais para o funcionamento do ciclo reprodutivo e das funções metabólicas.

Conheça os principais Sintomas da SOP

– Resistência à insulina

– Alterações no ciclo menstrual

– Ovulação prejudicada

– Prejuízo à fertilidade

– Excesso de pelos (hirsutismo)

– Diabetes

Como saber se tenho Síndrome dos Ovários Policísticos?

Caso apresente algum dos sintomas descritos acima, é necessário consultar um médico para realizar exames clínicos, de imagem e laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico da síndrome.

A Síndrome dos Ovários Policísticos tem uma grande abrangência de sintomas que são parecidos com outras doenças. Por isso, o diagnóstico é feito por exclusão, quando o médico descarta outros diagnósticos.

Geralmente os profissionais usam os critérios do Consenso de Rotterdam, que determina como condição a mulher apresentar pelo menos 2 dos 3 sintomas mais comuns:

– Hiperandrogenismo;

– Amenorreia (ausência ou atraso considerável da menstruação);

– Presença de folículos nos ovários detectados no ultrassom.

Quem tem Síndrome dos Ovários Policísticos pode engravidar?

Estudos apontam que a resistência à insulina está presente em 50% a 90% dos casos de Síndrome dos Ovários Policísticos¹, sintoma que prejudica a ovulação e qualidade dos óvulos, impactando a fertilidade.

Além disso, o prejuízo à fertilidade é a maior consequência da SOP, com prevalência de até 74% dos casos².

Mas com o tratamento adequado e multifatorial, como adoção de hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, é possível controlar os sintomas da SOP e diminuir seus impactos à fertilidade.

FONTES: ¹Pontes, Ana Gabriela, et al. Resistência à Insulina Em Mulheres Com Síndrome Dos Ovários Policísticos: Relação Com As Variáveis Antropométricas E Bioquímicas. 2012.
²Fica S, Albu A, Constantin M, Dobri GA. Insulin resistance and fertility in polycystic ovary syndrome. J Med Life. 2008 ; Nov 15; 1(4): 415-422.
mulher-e-gestaca-banner-folifeme
18-07-2022
inositol inositol benefícios inositol comprar inositol efeitos colaterais inositol para engravidar inositol para sop inositol sop mio inositol comprar mio inositol e inositol diferença mio inositol metilfolato mio inositol para sop mio-inositol o que é sop ovário policístico pode engravidar ovário policístico tratamento síndrome do ovário policístico sintomas de ovários policísticos sintomas de sop sop sop sintomas sop tratamento tratamentos para ovário policístico vitamina inositol
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments