Inchaço na gravidez: confira dicas para diminuir a retenção de líquidos nesse período

Sintoma clássico do último trimestre, o inchaço pode ser aliviado com alguns cuidados simples. Confira!

Corpo & Saúde
regenesis-mulher-e-gestacao-inchaco-na-gravidez

Reconhecendo os sintomas

Assim como tantos outros sintomas, o inchaço na gravidez é uma decorrência natural das transformações do corpo feminino para abrigar o bebê durante sua formação. O aumento da capacidade cardíaca, por exemplo, acarreta maior volume de sangue bombeado por todo o corpo – e aqui estamos falando de nada menos do que cerca de 25% a mais de líquidos, entre sangue e outros fluídos corporais, em comparação a uma mulher adulta que não esteja grávida. 

“Além disso, os órgãos sofrem alterações. O útero aumenta e acaba por pressionar as veias da região da pelve, o que também afeta a circulação de sangue nas pernas. Temos ainda maior concentração de hormônios, estrógeno e principalmente progesterona, conhecido como um dos hormônios que contribuem bastante para a retenção de líquidos”, explica o Angiologista e Cirurgião Vascular Ary Elwig. 

Investigando as causas

Apesar de comum durante a gravidez, o inchaço pode ter causas anteriores à gestação, por isso é fundamental que a mulher seja examinada por um especialista.

“Doenças como varizes, hipertensão, problemas renais, cardíacos e trombofilia precisam ser investigadas, pois também podem agravar o quadro do inchaço ou até aumentar os riscos da gestação”, analisa Ary. 

Mas atenção: a trombofilia, condição genética ou adquirida que aumenta a possibilidade de formação dos coágulos, popularmente conhecidos como trombose, é um fator particularmente delicado, pois requer tratamento específico e exames constantes para evitar a formação de trombose venosa.


SAIBA MAIS 


Aliviando o desconforto

Mesmo que o próprio corpo desenvolva características que acabam favorecendo o inchaço nesse período, ainda assim, é possível aliviar os sintomas com algumas dicas simples:

● Eleve os pés da cama na hora de dormir: isso ajuda na circulação do sangue das extremidades do corpo de volta para o coração.

● Evite ficar muito tempo sem movimentar as pernas, seja em pé ou sentada.

● Use meias de compressão, sempre com a orientação do Angiologista ou Cirurgião Vascular.

● Pratique exercícios durante a gravidez, principalmente caminhadas. Vale até aquela voltinha dentro de casa, o importante é estar em movimento sempre que possível!

● Reduza o consumo de sal, pois o sódio também contribui para a retenção de líquidos.

● Conte com o apoio da drenagem linfática, que ajuda a circulação do sangue e alivia o desconforto local.

● Evite temperaturas extremas, que também contribuem para a dilatação ou a constrição excessiva dos vasos.

Depois do parto, o inchaço tende a diminuir rapidamente, aponta o Dr. Ary:

“Com o trabalho de parto e o alívio físico da região da pelve ocasionado pelo nascimento do bebê, a circulação rapidamente melhora. Se o inchaço não aliviar, é indicado que a paciente procure seu médico para verificar o quadro”, completa. 

regenesis-mulher-e-gestacao-parceiros-ary-elwing

Dr. Ary Elwig é Angiologista e Cirurgião Vascular, membro-fundador da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), membro da Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

03-09-2020
chá para inchaço na gravidez como diminuir inchaço na gravidez como evitar inchaço na gravidez gravidez escalda pés gravidez inchaço rosto inchaço inchaço abdominal gravidez inchaço final gravidez inchaço na gestação Inchaço na gravidez inchaço na gravidez 7 meses inchaço na gravidez 8 meses inchaço na gravidez como diminuir inchaço na virilha durante a gravidez inchaço na gravidez é normal inchaço na gravidez é perigoso inchaço na gravidez o que fazer
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments