O momento de realizar o teste de gravidez é sempre cercado por ansiedade e apreensão. Será que o teste de farmácia é confiável? Pode dar um falso positivo ou falso negativo? Essas e outras dúvidas costumam vir à tona nos instantes em que a mulher aguarda o resultado.
Por isso, conversamos com a Ginecologista e Obstetra Mariana Stival, que explica como os testes funcionam e tira as dúvidas mais comuns sobre esse assunto. Continue a leitura!
Como funcionam os testes de gravidez
Tanto o teste de farmácia quanto o teste de laboratório procuram a presença do hormônio beta HCG.
“O hormônio HCG começa a ser produzido geralmente no quinto dia após a fecundação, quando ocorre a nidação. Os anticorpos presentes no teste de gravidez vão se ligar a uma parte dele, que é o beta HCG. Quando isso ocorre, o exame dá positivo”, explica a Dra. Mariana.
Teste de gravidez de farmácia é confiável?
De acordo com a médica, se observadas as orientações da embalagem, dificilmente os testes de gravidez comprados em farmácias darão falso negativo. É por isso que geralmente se orienta que a mulher faça, primeiro, um destes, e depois confirme com o exame de sangue.
“A diferença do teste laboratorial é que a concentração de beta HCG no sangue é maior que na urina, e por isso pode mostrar um resultado positivo antes. Mas, hoje em dia, já existem testes de farmácia muito bons que dificilmente vão dar falso negativo”, explica a médica.
Quando fazer o teste de gravidez?
Em relação ao momento do ciclo menstrual, esta data varia conforme o que consta na embalagem do teste que você adquiriu. Se o seu ciclo não é regular, você pode observar os sintomas da ovulação para calcular a data esperada para a menstruação.
“É possível encontrar alguns testes muito bons na farmácia, que podem ser feitos até cinco dias antes do atraso menstrual. Mas o recomendado mesmo é que você espere de dois a três dias de atraso menstrual para poder fazer o exame”, explica a médica.
Em relação à hora do dia, a Ginecologista também recomenda: “a melhor hora para fazer o exame é a primeira urina do dia, já que ela está mais concentrada”, diz.
Falso positivo ou falso negativo: é possível?
Se você fez um teste de gravidez e ficou na dúvida porque a segunda linha apareceu muito fraca, pode comemorar: você provavelmente está grávida!
“Quando o exame é positivo, dificilmente ele está errado. Até pode dar falso positivo, mas isso geralmente está relacionado com algum tumor de ovário que também libera a molécula de HCG, o que é muito raro”, diz a médica.
Já o falso negativo pode ocorrer quando a mulher fez o exame muito cedo. “Pode ser que a mulher esteja grávida, mas isso ainda não apareça no exame. Se após cinco ou sete dias a mulher ainda não tiver menstruado e tiver sinais clínicos de gestação, é bom repetir o exame”, aconselha Dra. Mariana.
É possível ter sintomas de gravidez antes do teste positivo?
Sim, mas isso não é tão frequente. “O mais comum é que depois do teste positivo elas passem a sentir mais os sintomas ou passar a reparar mais no corpo. Mas têm mulheres que logo começam a sentir dores nas mamas, uma sensação de uma cólica bem leve parecida com a menstruação, mas sem menstruar, ou uma instabilidade emocional. Eu já vi até relato de mulher que desconfiou que estava grávida porque começou a comer demais”, conta a médica.
Uma minoria de mulheres pode, inclusive, ter sintomas durante a nidação, o que já pode ser o primeiro sinal de que vem bebê por aí.
Um dos primeiros passos na gravidez é garantir que o aporte de nutrientes da mãe esteja em dia. Por isso, Regenesis oferece uma linha completa de suplementação, tanto para tentantes como para gestantes. Conheça a linha completa de produtos Regenesis!
Se você suspeita que está grávida ou acabou de ter o resultado positivo, é importante começar a adequar alguns hábitos, inclusive na alimentação. No vídeo a seguir, a Nutricionista Flávia Rodrigues conta quais são os alimentos proibidos na gestação:
Comente