Teste de gravidez: tire todas as suas dúvidas

Ginecologista explica como funcionam os testes de gravidez e responde as dúvidas mais comuns

Tentando engravidar
regenesis-mulher-e-gestacao-teste-de-gravidez2

O momento de realizar o teste de gravidez é sempre cercado por ansiedade e apreensão. Será que o teste de farmácia é confiável? Pode dar um falso positivo ou falso negativo? Essas e outras dúvidas costumam vir à tona nos instantes em que a mulher aguarda o resultado.

Por isso, conversamos com a Ginecologista e Obstetra Mariana Stival, que explica como os testes funcionam e tira as dúvidas mais comuns sobre esse assunto. Continue a leitura!

Como funcionam os testes de gravidez

Tanto o teste de farmácia quanto o teste de laboratório procuram a presença do hormônio beta HCG. 

“O hormônio HCG começa a ser produzido geralmente no quinto dia após a fecundação, quando ocorre a nidação. Os anticorpos presentes no teste de gravidez vão se ligar a uma parte dele, que é o beta HCG. Quando isso ocorre, o exame dá positivo”, explica a Dra. Mariana.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

De acordo com a médica, se observadas as orientações da embalagem, dificilmente os testes de gravidez comprados em farmácias darão falso negativo. É por isso que geralmente se orienta que a mulher faça, primeiro, um destes, e depois confirme com o exame de sangue.

“A diferença do teste laboratorial é que a concentração de beta HCG no sangue é maior que na urina, e por isso pode mostrar um resultado positivo antes. Mas, hoje em dia, já existem testes de farmácia muito bons que dificilmente vão dar falso negativo”, explica a médica. 

Quando fazer o teste de gravidez?

Em relação ao momento do ciclo menstrual, esta data varia conforme o que consta na embalagem do teste que você adquiriu. Se o seu ciclo não é regular, você pode observar os sintomas da ovulação para calcular a data esperada para a menstruação. 

“É possível encontrar alguns testes muito bons na farmácia, que podem ser feitos até cinco dias antes do atraso menstrual. Mas o recomendado mesmo é que você espere de dois a três dias de atraso menstrual para poder fazer o exame”, explica a médica.

Em relação à hora do dia, a Ginecologista também recomenda: “a melhor hora para fazer o exame é a primeira urina do dia, já que ela está mais concentrada”, diz.

Falso positivo ou falso negativo: é possível?

Se você fez um teste de gravidez e ficou na dúvida porque a segunda linha apareceu muito fraca, pode comemorar: você provavelmente está grávida!

Quando o exame é positivo, dificilmente ele está errado. Até pode dar falso positivo, mas isso geralmente está relacionado com algum tumor de ovário que também libera a molécula de HCG, o que é muito raro”, diz a médica.

Já o falso negativo pode ocorrer quando a mulher fez o exame muito cedo. “Pode ser que a mulher esteja grávida, mas isso ainda não apareça no exame. Se após cinco ou sete dias a mulher ainda não tiver menstruado e tiver sinais clínicos de gestação, é bom repetir o exame”, aconselha  Dra. Mariana.

É possível ter sintomas de gravidez antes do teste positivo?

Sim, mas isso não é tão frequente. “O mais comum é que depois do teste positivo elas passem a sentir mais os sintomas ou passar a reparar mais no corpo. Mas têm mulheres que logo começam a sentir dores nas mamas, uma sensação de uma cólica bem leve parecida com a menstruação, mas sem menstruar, ou uma instabilidade emocional. Eu já vi até relato de mulher que desconfiou que estava grávida porque começou a comer demais”, conta a médica.

Uma minoria de mulheres pode, inclusive, ter sintomas durante a nidação, o que já pode ser o primeiro sinal de que vem bebê por aí.

Um dos primeiros passos na gravidez é garantir que o aporte de nutrientes da mãe esteja em dia. Por isso, Regenesis oferece uma linha completa de suplementação, tanto para tentantes como para gestantes. Conheça a linha completa de produtos Regenesis!

Mariana Stival | Ginecolgista e Obstetra

Dra. Mariana Stival é Ginecologista e Obstetra pela UFG e possui residência em Medicina Fetal pela USP Ribeirão Preto. Atualmente, atende no Instituto Ventri, em Goiânia/GO.

Se você suspeita que está grávida ou acabou de ter o resultado positivo, é importante começar a adequar alguns hábitos, inclusive na alimentação. No vídeo a seguir, a Nutricionista Flávia Rodrigues conta quais são os alimentos proibidos na gestação:

logo-regenesis-premium-home


Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

01-07-2022
teste de gravidez teste de gravidez caseiro teste de gravidez de farmácia teste de gravidez digital teste de gravidez negativo teste de gravidez online teste de gravidez positivo
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments