Dicas de amamentação: baixe nosso e-book!

Fundamental para o desenvolvimento do bebê, a amamentação ajuda a criar vínculos entre mamãe e bebê, mas pode ser mais desafiadora do que parece.

Desenvolvimento do Bebê
regenesis-mulher-e-gestaca-dicas-de-amamentacao-1

Um ato de amor… e de determinação 

Se a maternidade fosse fácil, ela não seria… a maternidade! Entre gestação, parto, puerpério e cuidar de um bebê pequeno, são muitas emoções, transformações e adaptações – que incluem também o aleitamento materno. Mesmo sendo um processo “teoricamente” natural, seu começo pode ser desafiador para muitas mamães. Por isso, separamos algumas dicas de uma consultora especializada para te ajudar.

“Acho bem importante destacar, antes de mais nada, que não existe uma regra padrão, um modelo. Nem sempre o que funciona para um bebê funciona para o outro – assim como o que ajudou uma mãe será útil para a outra. Temos que entender as singularidades de cada mãe e bebê e respeitá-las”, destaca Veronica Pires, Enfermeira Obstetra e consultora de amamentação. 

O melhor (leite) é sempre no fim!

Ao longo do desenvolvimento do bebê, também há mudanças no leite: na primeira semana de vida, o colostro ajuda na imunidade. De 7 a 10 dias após o parto, vem o leite de transição e, depois dele, o leite maduro, a partir da segunda semana de vida do bebê.

Mesmo o leite maduro também tem composições diferentes ao longo da mamada: no começo, o chamado leite anterior é basicamente água e proteínas; e o chamado leite posterior, que só chega ao bebê depois de algum tempo de sucção, tem uma maior porcentagem de gordura. 

“Não existe um consenso a respeito de quanto tempo demora, pela sucção, para que o bebê acesse o leite posterior. Mas é sabido que mamar apenas o leite anterior não contribui para o ganho de peso nem para manter a produção de leite. Por isso recomendamos que as mamadas dos recém-nascidos tenham, em média, de 20 a 25 minutos de duração e que a mãe preste atenção se o bebê precisa de intervalos maiores ou menores entre as mamadas”, detalha. 


SAIBA MAIS 


Se está doendo, tem algo de errado

A pega é um dos principais obstáculos para uma amamentação sem muitas dificuldades: o bebê não pode pegar apenas o bico do seio, sob o risco de machucar a região; é preciso cobrir também parte da aréola. Esse ajuste faz com que a criança ganhe peso, acesse os dois tipos de leite e estimule a produção de leite da mãe – além de tirar a dor do processo.

Por isso é importante contar com ajuda, seja das mulheres mais experientes do seu círculo social, de consultoras de amamentação, enfermeiras… tudo conta! Ainda mais levando em consideração todas as mudanças que acontecem num período tão curto de tempo. A tecnologia também pode ser uma aliada, com aplicações de laser para acelerar a cicatrização da região, por exemplo. 

“É importante que a mãe sempre tenha uma rede de apoio para conseguir comer, tomar banho, descansar. Caso contrário, corre o risco de não conseguir produzir leite pelo cansaço de estar em função de amamentar e cuidar do bebê 24 horas por dia”, alerta Veronica.

No puerpério e durante todo o período de aleitamento, a “santíssima trindade” da mulher deve ser: descanso, alimentação saudável (incluindo hidratação adequada) e a pega correta.

Quer conferir um guia completo com diversas dicas de amamentação? 

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-veronica-pires

Veronica Pires é Enfermeira Obstetra e consultora de amamentação. Em seu perfil no Instagram, ela compartilha conteúdo sobre os cuidados da maternidade e com bebês – do parto humanizado à amamentação. Confira: @amordemamaevp

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.
10-07-2020
amamentação amamentação clt amamentação correta amamentação desenho amamentação dicas amamentação doi amamentação e alimentação amamentação e gravidez amamentação emagrece amamentação gravida amamentação livre demanda amamentação pega correta amamentação primeiros dias como amamentar dicas de amamentação dicas de amamentação correta dicas de amamentação nos primeiros dias dicas de amamentação para mães de primeira viagem dicas para amamentação o que é amamentação
Gostou? Compartilhe com sua rede!
Comentar

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *