Sintomas da ovulação: conheça seus sinais físicos e emocionais

Saiba reconhecer o que o próprio corpo diz sobre seu período fértil

Tentando engravidar
regenesis-mulher-e-gestacao-sintomas-da-ovulacao

Estar atenta aos principais sintomas da ovulação é uma das formas de se conectar com o próprio corpo e saber se você entrou no período fértil, ou seja, no melhor momento para favorecer uma gravidez! 

Neste artigo, a Ginecologista e Obstetra Dra. Amanda Loretti diz quais são os sinais mais comuns da ovulação e dá dicas para quem busca ter certeza de que está próxima de ovular. Continue a leitura!

Como saber se estou ovulando?

Segundo a Ginecologista, a melhor forma de saber se está ovulando é realizar um estudo individualizado para entender quais são os seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais durante o período fértil.

“Não é seguro confiar em calendários, aplicativos e tabelas, porque muitos fatores podem adiantar ou atrasar a ovulação. Mas sempre que ela acontece você vai notar alguns sinais, mesmo se eles não acontecerem na época que você espera, como em uma ovulação tardia ou precoce”, explica.

Sintomas da ovulação

Fique atenta aos principais sintomas da ovulação e tome nota de tudo o que você perceber nos próximos ciclos menstruais!

Secreção vaginal com aspecto de clara de ovo

Segundo a médica, o principal indicador da ovulação é o muco cervical com aspecto transparente e bem elástico, semelhante a uma clara de ovo. 

“A secreção aparece alguns dias antes da ovulação e atinge o seu pico no dia em que ela ocorre, desaparecendo um ou alguns dias depois”, descreve.

Outros sintomas físicos 

A médica relaciona outros sintomas físicos que podem ocorrer na ovulação, incluindo mudanças internas, que são mais difíceis de serem percebidas. São eles:

– dor na região do abdômen inferior do lado do ovário que está ovulando;

– pequeno sangramento – embora ele seja raro;

– colo do útero mais alto;

– vagina mais retificada, ou seja, com um ângulo mais reto e menos curvado em relação ao útero.

Alterações emocionais e comportamentais

Assim como ocorre no período pré-menstrual, a mulher também pode passar por mudanças comportamentais durante o período fértil. Os mais frequentes são:

– aumento da libido sexual;

– extroversão;

– aumento da autoestima, criatividade e produtividade.

“As mudanças comportamentais são, porém, muito variáveis e menos seguras para notar a ovulação, já que tudo na vida também influencia em nossas emoções”, ressalta a médica.

Dá pra sentir sintomas da ovulação tomando anticoncepcional?

Não. Essa é uma dúvida frequente, mas a verdade é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não ovulam.

“O mecanismo de ação dos anticoncepcionais orais é o bloqueio da ovulação através do bloqueio da produção hormonal normal das mulheres, tanto dos hormônios do cérebro (FSH e LH) como dos hormônios sexuais do ovário (estradiol e progesterona). Não é possível notar, portanto, sintomas de ovulação nesses casos”, explica a Dra. Amanda.

Quanto tempo dura a ovulação?

A Dra. Amanda diz que a ovulação em si é o momento em que o óvulo é expelido do ovário. A partir daí, esse óvulo fica à espera da fecundação por um espermatozoide por apenas 24 horas.

Se ele for fecundado, ele se tornará um embrião que fará uma viagem de sete dias entre a tuba e a parede do útero, para enfim ocorrer a nidação. Caso a fecundação não ocorra, o óvulo morrerá e será absorvido pelo organismo logo após as 24 horas de espera.

Ainda que o chamado “período fértil” inclua os cinco dias anteriores à ovulação – tempo que o espermatozoide pode sobreviver dentro do útero –, as mulheres estão férteis apenas durante essas 24 horas em cada ciclo menstrual, já que esse é o dia em que os espermatozoides podem, de fato, fecundar o óvulo.

Quer saber o que acontece logo após a fecundação? 

Aproveite para assistir, então, ao vídeo a seguir, em que a Dra. Amanda explica quais são os sintomas causados pelas alterações hormonais desde os primeiros dias de gravidez:

Você já sabe quais são os sintomas da ovulação mais comuns do seu organismo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Se você está tentando engravidar, aproveite para conhecer Regenesis PRÉ, a vitamina para tentantes que ajuda a preparar o corpo para uma concepção mais saudável.

Médica ginecologista e obstetra Amanda Loretti – gravidez de gêmeos

Dra. Amanda Loretti é Ginecologista e Obstetra com especialização em medicina fetal e foco de atuação em obstetrícia humanizada, ginecologia e sexualidade. Saiba mais sobre a Dra. Amanda em seu site e acompanhe seu trabalho pelo Instagram e YouTube.

logo-regenesis-premium-home


Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

12-05-2022
quais os sintomas da ovulação quais os sintomas da ovulação feminina quais são os sintomas da ovulação quais sintomas da ovulação sintomas após ovulação sintomas da ovulação feminina sintomas de ovulação sintomas de ovulação múltipla sintomas de ovulação tomando anticoncepcional sintomas ovulação gases
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments