Nidação: saiba todos os sintomas e quando ela ocorre

O corpo pode dar sinais de que a gravidez começou dias antes do atraso menstrual. E um desses sinais pode ser justamente a nidação. Entenda!

Tentando engravidar
regenesis-mulher-e-gestacao-nidacao

A nidação é um dos primeiros processos da gestação. Ela ocorre quando o óvulo fecundado se implanta no útero, o que dá início ao desenvolvimento do embrião dentro do corpo da mãe. E a boa notícia é que, mesmo tão cedo, algumas mulheres podem perceber os sinais de que esse evento aconteceu.

Neste artigo, a Ginecologista e Obstetra Dra. Bárbara Freyre fala sobre os principais sintomas desse momento muito aguardado por quem está tentando engravidar. Confira a seguir!

Quais são os sintomas da nidação?

O sintoma mais esperado pelas tentantes é o sangramento de implantação. A maioria das futuras gestantes, porém, não receberá esse sinal. “Apenas 25% das mulheres vão apresentar sangramento de nidação”, conta a Dra Bárbara.

Mas além do sangramento, outros sintomas podem sinalizar a nidação. “O útero contrai em reação ao ‘corpo estranho’ que está implantando-se, o que pode gerar uma cólica ou uma pontada no baixo-ventre”, conta a Dra. Bárbara.

Bárbara explica também que a grávida já pode começar a apresentar os sintomas iniciais da gravidez. “Oscilação de humor, dor de cabeça, náuseas e dor nos seios são sintomas associados ao aumento de progesterona que começa ovulação e aumenta após a fecundação”, lista a Ginecologista.

Qual a diferença entre sangramento de nidação e menstruação?

Segundo a Ginecologista, o sangramento de nidação difere-se do sangramento menstrual em vários aspectos. Confira:

Quantidade de sangramento: “Esse é um dos principais. O sangramento de implantação é bem mais leve do que um sangramento menstrual”;

Cor: O sangramento de nidação é rosado ou amarronzado. “Às vezes, a menstruação se inicia com essas cores e evolui para um vermelho vivo, mas isso não acontece com o sangramento de implantação”;

– Duração: “A duração do sangramento também é diferente. No caso da nidação, pode ser de algumas horas a até no máximo três dias”, diz;

– Data do sangramento: “O sangramento de nidação normalmente vem antes da menstruação. Seria como se fosse um sangramento antecipado”, explica a doutora.

O sangramento de nidação pode ocorrer perto da menstruação?

Segundo a Dra. Bárbara, isso pode sim ocorrer. A seguir, ela detalha algumas possibilidades.

“Se o sangramento nesse período mais tardio for amarronzado, pode ser o sangue da nidação que ficou mais tempo na vagina oxidando e desceu só depois. Se for rosado, a paciente pode ter tido uma ovulação tardia”, conta.

Além disso, a gravidez pode desencadear outros tipos de sangramento nessa fase inicial. “Pode ser um sangramento de descolamento ou sangramento do crescimento do saco gestacional, que, ao crescer, pode romper alguns pequenos vasos no endométrio”, conta.

A nidação ocorre quantos dias antes da menstruação?

Para entender a cronologia dos processos reprodutivos, a Dra. Bárbara explica que:

– A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação;

– Após a liberação do óvulo (ovulação), ele só pode ser fecundado em um prazo de 24h;

– A nidação ocorre 5 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

“A nidação se dá, portanto, cerca de nove dias antes da data prevista de menstruação”, explica a médica. 

Quanto tempo após a relação sexual ocorre a nidação?

Como os espermatozoides podem “esperar” a ovulação acontecer por até cinco dias (esse é o tempo máximo de sobrevivência deles dentro do útero), a nidação pode ocorrer de cinco a dez dias após a relação sexual em período fértil.

Quando devo fazer o teste de gravidez?

“Logo após a nidação, o hormônio beta HCG começa a subir lentamente. Se a gestante, então, fizer logo após a nidação, ela provavelmente vai ter um resultado duvidoso. O ideal é esperar pelo menos cinco dias após o sangramento da nidação para fazer um teste, seja laboratorial ou de farmácia”, responde a médica.

Agora você já tirou todas as dúvidas sobre a nidação e os seus sintomas. Se você veio até aqui pois suspeita que está grávida, compartilhe o seu resultado nos comentários. Estamos na torcida!

Você sabia que a linha de produtos Regenesis oferece a melhor suplementação também para os casais que estão tentando engravidar? Vem conhecer!

Dra. Barbara Freyre – Ginecologista | Mulher e Gestação

Dra. Bárbara Freyre é Ginecologista e Obstetra com especialização em Reprodução Humana. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Suspeita que já está grávida? Então é melhor ter algum cuidado com a sua alimentação. No vídeo a seguir, publicado no canal de Regenesis do Youtube, a Nutricionista Flávia Rodrigues fala sobre os alimentos que são proibidos na gravidez:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

18-03-2022
nidação nidação como é nidação cor nidação marrom nidação o que é nidação ocorre quantos dias antes da menstruação nidação ou escape nidação ou menstruação nidação quando ocorre nidação quantos dias depois da relação nidação sangramento forte nidação sintomas o que significa nidação
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments