Tabela de fertilidade por idade: saiba quais são as chances de engravidar

Se você conhece alguém que engravidou “de primeira”, acredite: essa pessoa faz parte das exceções!

Tentando engravidar
regenesis-mulher-e-gestacao-tabela-de-fertilidade-por-idade

Você sabia que mesmo para quem está no auge da fertilidade, a chance de acontecer na primeira tentativa é de apenas 25%? Para dar um panorama da probabilidade de engravidar ao longo do tempo, trouxemos uma tabela de fertilidade por idade, a partir dos 20 anos.

E quem explica por que isso acontece é a Ginecologista e Obstetra Dra. Jacqueline Mazzotti. Confira no artigo a seguir!

Tabela de fertilidade por idade 

Segundo a Dra. Jacqueline, para uma mulher com a fertilidade preservada, as chances de engravidar por ciclo são:

regenesis mulher e gestacao tabela de fertilidade por idade

Já com relação às chances de sucesso após um ano de tentativas, os dados abaixo se referem às mulheres com idades acima dos 30 anos

– Entre os 30 e 35 anos, a chance de engravidar após um ano é de 80%.

– Após os 35, essa taxa cai para 50%.

– Com 41 anos de idade, ela se reduz a apenas 20% de chances ao ano.

Por que as chances de engravidar diminuem com o tempo?

De acordo com a Dra. Jacqueline, o motivo de a taxa de fertilidade diminuir conforme a idade avança é a queda natural da reserva ovariana, que pode ser averiguada por meio do exame anti-Mülleriano

“A reserva ovariana é a quantidade de óvulos que uma mulher possui. Todos os óvulos da mulher são formados ainda na vida intrauterina, e a gente vai perdendo essa reserva com o passar do tempo”, explica.

Segundo ela, essa perda começa desde o nascimento e começa a se acentuar a partir da puberdade. Após os 35 anos, porém, a queda no número de óvulos disponíveis acontece de forma muito mais rápida.

“Após os 30 anos a mulher entra em um declínio hormonal, e ele fica mais acentuado após os 35. Vamos ter, então, uma diminuição drástica da reserva ovariana e um aumento nas chances de complicações, como infertilidade, abortamento, malformações e síndrome de Down”, explica.

Não consigo engravidar. Devo investigar uma possível infertilidade?

Segundo a Dra. Jacqueline, em mulheres com até 35 anos, é recomendável esperar até um ano de tentativas antes de procurar um especialista para investigar as possíveis causas de infertilidade. Se a mulher tem mais do que 35 anos, no entanto, vale dar início às investigações depois de 6 meses de tentativas sem sucesso e procurar um especialista em reprodução assistida e infertilidade.

Independentemente de qual seja a idade da mulher, ela também ressalta a importância de iniciar um acompanhamento médico para se preparar para engravidar assim que essa decisão for tomada. 

“A consulta pré-concepcional é importante para que seja possível tomar todos os cuidados que podem favorecer a gravidez, como um ajuste de dieta, a recomendação ou não de atividade física, a alimentação, a higiene do sono, as suplementações necessárias, as vacinas, os exames, além de verificar como está o ciclo hormonal”, diz a ginecologista.

Vitaminas para tentantes, como Regenesis Pré, fornecem nutrientes como o metilfolato e a vitamina D, essenciais para uma gestação mais saudável. Clique para saber mais!

Agora você já sabe quais são as chances de engravidar por ciclo em sua faixa etária. Aproveite e compartilhe a tabela de fertilidade por idade com outros casais tentantes!

Dra. Jaqueline Mazzotti - ginecologista e obstetra | Mulher e Gestação

Jacqueline Mazzotti é Ginecologista e Obstetra pela Universidade Federal de Sergipe, com pós-graduação em Sexualidade Humana e em Medicina da Família e Comunidade.

Se você é tentante, trouxemos uma história para você se inspirar: no vídeo a seguir, a influencer Suelen Possidonio conta como descobriu a gestação após uma perda gestacional e depois de receber o diagnóstico de infertilidade:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

03-06-2022
chances de engravidar no período fértil chances de engravidar por idade chances de engravidar porcentagem probabilidade de engravidar reserva ovariana tabela de fertilidade tabela de fertilidade por idade
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments