Conheça ainda mais seu corpo e saiba como calcular o período fértil!
Confira dicas para observar seu corpo e melhorar as chances de estar mais próxima da desejada gravidez!
Corpo & SaúdeTentando engravidar
Saber calcular o período fértil pode ser uma ótima ferramenta para quem tem planos de aumentar a família. Afinal, trata-se do momento em que o óvulo está pronto para ser fecundado e o endométrio preparado para receber o embrião. Em outras palavras, é a hora certa para investir nas tentativas de engravidar.
“Para que a mulher saiba se está no período fértil, o primeiro passo é calcular a média dos três últimos períodos menstruais e depois identificar o dia que representa exatamente a metade de um ciclo. Esse dia vai indicar a provável data da ovulação e, a partir dele, uma janela de três dias antes e três dias depois da ovulação é o que chamamos de período fértil”.
Explica a Ginecologista Dra. Vania Carolina Pereira Stancka.
Isso significa que, se nos últimos três meses, seus ciclos duraram 26, 24 e 25 dias, sua média é de 25 dias. E 12 dias depois do primeiro dia da menstruação (quando começa o novo ciclo) é a estimativa do seu próximo dia fértil, o que contempla o período de três dias antes e três dias depois desta data.
Para aumentar as chances de engravidar, a recomendação médica é de realizar as tentativas exatamente nesse momento.
“Como o espermatozoide sobrevive 48 horas dentro do útero, tentar uma vez 3 dias antes da ovulação e 3 dias depois já potencializa as chances”, analisa Dra. Vania
A médica também destaca que é fundamental que a mulher não esteja utilizando nenhum método contraceptivo – principalmente os hormonais – para poder vivenciar o período fértil, já que eles bloqueiam a ovulação e impedem a oscilação hormonal natural da mulher.
Sinais do corpo
Por ser a melhor época para conceber um bebê, o corpo feminino dá sinais de que está pronto para a nova etapa – e os sinais são físicos e também emocionais.
“A vagina fica mais úmida, com uma secreção tipo ‘clara de ovo’, transparente e gosmenta. A mulher pode sentir um desconforto e às vezes até dor no baixo ventre, que melhora em 24 horas. Essa é a chamada “dor do meio do ciclo” ou “dor da ovulação'”, detalha a Dra. Vania.
Segundo ela, a libido também aumenta nessa fase e a temperatura do corpo sobe entre 0,3 a 0,5ºC – mas esse é um sinal que só pode ser detectado se a mulher medir sua temperatura diariamente.
Outra forma de observar o que o corpo está dizendo, é o método de Creighton, uma evolução da antiga “tabelinha”. Por meio da observação diária (e de anotações) das secreções vaginais, a mulher consegue conhecer melhor seu corpo e seu ciclo. Assim, sabe quando está ovulando ou no período fértil, por exemplo, e pode planejar melhor sua família.
Investindo nas tentativas
Para a Dra. Vania, a melhor ferramenta para as mulheres é mesmo a “tabelinha”, pois os testes de farmácia para detectar a ovulação têm muito potencial de falhar.
“Já tive pacientes que engravidaram mesmo com esses testes dando negativo. Sem contar que é mais um ponto que pode gerar ansiedade e estresse em um casal que pode estar muito ansioso pelas tentativas”, relata.
Alguns lembretes importantes:
● Os aplicativos para registrar esse tipo de informação podem ser úteis, pois também informam as datas prováveis de ovulação e período fértil. “Flo”, “Clue” e “Cycles – Calendário Menstrual” são alguns dos exemplos disponíveis nos smartphones, além dos aplicativos de saúde nativos dos sistemas operacionais Android e iOS;.
● Se seus ciclos são irregulares, pode ser mais difícil detectar a ovulação e o período fértil.
● Apesar de estatisticamente raro, é possível ovular pelos dois ovários no mesmo mês, o que gera a gravidez de gêmeos não idênticos.
Caso seu ciclo se mantenha muito irregular, vale consultar um ginecologista para ter certeza que está tudo certo com a sua saúde.

Dra. Vania Carolina Pereira Stancka é Médica Ginecologista e Obstetra e trabalha, principalmente, com ginecologia integrativa com base na longevidade saudável, modulação hormonal e ortomolecular. Ela atua em São Paulo (SP)

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.
O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!
Comentários