Hormônios da gravidez: saiba como funcionam e conheça os seus sintomas

Os efeitos dos hormônios da gestação são percebidos em todo o organismo da mulher

Corpo & Saúde
regenesis-mulher-e-gestacao-hormonios-da-gravidez

A produção dos chamados hormônios da gravidez começa logo após a nidação, nome dado para o momento em que o embrião se implanta no útero. A partir daí, o organismo materno se adapta para gerar uma nova vida e a mulher começa a sentir os efeitos em todos os sistemas: imunológico, digestivo, urinário e até metabólico.

Mas quais são os principais hormônios da gravidez e os seus sintomas? Quem responde a essa pergunta que gera tanta curiosidade entre as gestantes é a Ginecologista e Obstetra Dra. Amanda Loretti. Confira no artigo a seguir!

Quais são os principais hormônios da gravidez?

Segundo a médica, dentre os vários hormônios produzidos na placenta, o HCG e a progesterona são os que mais causam sintomas entre as gestantes. Ela também destaca a importância da ocitocina para o trabalho de parto. Confira abaixo os efeitos de cada um deles no organismo da mulher:

HCG

Este hormônio é muito conhecido entre as gestantes por ser utilizado nos exames que detectam a gravidez. Além disso, ele é o grande responsável pelo sintoma mais marcante do primeiro trimestre: as náuseas.

“O HCG começa a ser produzido a partir da nidação, atinge o seu pico entre 12 e 14 semanas e, depois do primeiro trimestre, seus níveis começam a cair”, diz a Ginecologista. É por isso que a maioria das gestantes percebe uma melhora nos sintomas a partir do segundo trimestre. 

Progesterona

“A placenta produz a progesterona em quantidades mais altas do que os ovários produzem durante o ciclo menstrual. E durante toda a gravidez ele vai ser produzido em grande quantidade”, explica a médica. 

Por isso, os seus sintomas persistem até o final da gestação. São eles:

– aumento de sono;

– ressecamento do intestino;

– mobilidade nas articulações, o que vai preparar a bacia para o parto normal;

– maior reatividade da pele, o que pode levar ao aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente rosto e na barriga;

– aumento da vascularização visível da pele, especialmente nas mamas;

– aumento das mamas;

– aumento da sede;

– aumento do inchaço corporal.

Ocitocina

A ocitocina exerce um papel fundamental durante e logo após o trabalho de parto. “É o hormônio responsável pela contração do útero. Depois do parto, a ocitocina, junto com a prolactina, também ajuda na produção e ejeção do leite materno”, explica a Ginecologista.

Conhecida como “hormônio do amor”, a ocitocina também tem um papel importante na interação mãe-bebê após o parto. “A relação de imprinting entre a mãe e o recém-nascido está diretamente relacionada com a ocitocina”, diz a Dra. Amanda.

Puerpério e a queda hormonal

Em termos hormonais, o que acontece quando a gravidez termina? 

“A placenta é a responsável por produzir vários hormônios e em grande quantidade durante toda a gravidez. Por isso, quando acontece o parto e a placenta sai, a mulher vai sentir o impacto de uma grande queda hormonal”, diz a médica.

É natural, portanto, que essa mudança afete não apenas o corpo físico que está se readaptando, mas também as emoções. “Geralmente essa queda causa uma alteração emocional mais intensa. É um período em que a mulher está muito vulnerável e sensível”, diz a médica.

Ela ressalta, porém, que os desafios sociais e psicológicos do puerpério também contribuem para que a mulher se sinta dessa forma. Por isso, uma boa rede de apoio durante os primeiros meses do bebê é fundamental para essa transição.

Para saber mais sobre o funcionamento dos hormônios da gravidez e conferir dicas para lidar com alguns de seus efeitos no organismo, confira o vídeo completo da Dra. Amanda Loretti sobre o tema no canal de Regenesis:

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com a sua rede de contatos e levar essas informações a outras gestantes!

Médica ginecologista e obstetra Amanda Loretti – gravidez de gêmeos

Dra. Amanda Loretti é Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde realizou residências médicas em Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Fetal. É especialista em Ginecologia Endócrina e atua principalmente em Obstetrícia Humanizada, Ginecologia e Sexualidade. Atende em seu consultório, que fica localizado na Vila Mariana, em São Paulo. Saiba mais sobre a Dra. Amanda em seu site e acompanhe seu trabalho pelo Instagram e YouTube.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

27-01-2022
hormônio da gravidez hcg hormônios após gravidez hormônios da gravidez hormônios da gravidez e suas funções hormônios da gravidez sintomas hormônios gravidez efeitos hormônios gravidez humor hormônios início gravidez hormônios na gravidez quais são os hormônios da gravidez qual hormônio da gravidez
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments