Quero engravidar: será que a ansiedade pode atrapalhar?

A ansiedade permeia todo o processo de espera pela concepção, mas é possível amenizá-la alimentando outras áreas da vida. Confira as dicas a seguir!

Tentando engravidar
regenesis-mulher-e-gestacao-quero-engravidar-ansiedade-atrapalha

Tentar engravidar é um dos momentos mais intensos na vida de um casal, rodeado de expectativas a cada período fértil, que podem ser frustradas com a menstruação. Após algumas tentativas sem sucesso, é muito comum que as tentantes pensem: “Quero engravidar mas não consigo. Será que a ansiedade está atrapalhando?”.

No artigo a seguir, a Psicóloga Victória Palmerston responde a essa indagação e reflete sobre o papel da ansiedade, do estresse e da frustração nesse processo. Além disso, ela dá algumas dicas para ajudar casais tentantes a lidar com esses sentimentos. Confira!

Os sentimentos de quem está tentando engravidar 

O desejo de engravidar nasce de sentimentos positivos, como o amor entre o casal, a vontade de ampliar a família e a esperança por dias melhores. Com o tempo, porém, é natural que essa grande expectativa possa se transformar em angústia.

Para os casais tentantes, ter a expectativa de engravidar frustrada a cada mês pode ser um processo doloroso que envolve muito estresse e ansiedade, além de sentimentos como culpa e vergonha”, diz a psicóloga.

“Se esses sentimentos forem muito intensos e frequentes, eles podem gerar diversos prejuízos na vida do casal, podendo comprometer a saúde mental, a qualidade de vida e do relacionamento e até mesmo a fertilidade de ambos”, explica. 

A ansiedade pode atrapalhar a fertilidade?

Sim, a ansiedade é uma das principais causas de infertilidade feminina, já que o estresse aumenta os níveis de cortisol no organismo. A ansiedade e o estresse podem causar um desequilíbrio hormonal, que por sua vez pode afetar os ciclos menstruais e até mesmo inibir a ovulação nas mulheres”, explica a psicóloga.

Segundo Victória, o estresse ainda pode ser um fator negativo para a fertilidade masculina. “Os homens também podem ser afetados por essas emoções e sofrer com desequilíbrios hormonais, disfunção erétil, problemas de ejaculação e até mesmo diminuir a produção de espermatozoides”, conta Victória.

Como lidar com a ansiedade ao tentar engravidar?

Victória dá duas dicas principais para quem está tentando engravidar e ainda não conseguiu o tão sonhado positivo. São elas:

Aceite a ansiedade

Quase todo casal tentante já ouviu o seguinte conselho: “É só você parar de pensar em engravidar que você consegue!”. De acordo com a psicóloga, porém, é impossível passar por cima dos sentimentos e o melhor caminho é aprender a lidar com a ansiedade que se apresenta.

“Reprimir e evitar as nossas emoções só fazem com que elas aumentem. O que nós queremos não é reprimir a ansiedade ou não sentir, mas sim manejá-la de forma saudável”, diz. 

O que isso significa na prática? 

“Tudo bem você ficar ansiosa no dia que está ovulando, quando for fazer um teste ou um procedimento. Tudo bem chorar quando a sua menstruação chegar ou quando mais um casal amigo engravidar. A grande questão é que essas emoções fazem parte da vida, mas a vida não pode se resumir a essas emoções. Precisamos, então,  alimentar outras experiências e sentimentos”, explica a psicóloga. 

Alimente outras áreas da sua vida

“Todos os aspectos da vida do casal são afetados quando se está tentando engravidar, principalmente depois de muito tempo e de muitos tratamentos”, pondera Victória. Como conseguir, então, dar foco em outras áreas da vida quando algo tão importante como uma gravidez não sai do pensamento?

“É importante alimentar outras áreas da vida para passar por esse processo da forma mais leve e saudável possível”, responde Victória. Segundo ela, isso passa por não colocar a fertilidade em primeiro lugar na hora de tomar decisões, desde as mais importantes até as corriqueiras.

Victória dá alguns exemplos: “Decisões profissionais, como fazer uma pós-graduação ou aceitar uma oferta de emprego. Mas também decisões pessoais, como mudar de apartamento, fazer uma viagem ou mesmo evitar encontrar amigos e familiares por medo de perguntarem se vai engravidar… Se tudo na vida do casal se resume à fertilidade, isso cria um peso muito grande e prejudica sua qualidade de vida”, explica a psicóloga.

Por fim, Victória ressalta: “Se este for um processo que esteja gerando sofrimento, é importante que o casal procure apoio psicológico”, indica.

Agora você já conhece algumas formas de amenizar a ansiedade e o estresse, emoções muito comuns entre pessoas que estão tentando engravidar. Ajude outros casais que estejam passando por esse processo e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

Victória Palmerston | Psicóloga Parental

Victória Palmerston é Psicóloga Parental formada pela Universidade de Brasília com formação pela EEP (Escola de Profissionais da Parentalidade), treinamento pelo Yale Center of Emotional Intelligence e pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy. Mãe de dois e criadora do Instagram @maeseafetos, criado para ser um espaço de promoção de saúde mental para mães.

Além de cuidar de sua saúde mental, preparar o corpo é importante para uma gestação mais saudável e tranquila. Por isso, aproveite para saber mais sobre Regenesis Pré e Regenesis Andro, dois aliados na suplementação vitamínica do casal tentante.

Se você está tentando engravidar há algum tempo, sugerimos que assista ao vídeo a seguir. Nele, a Ginecologista e Obstetra Mariana Rosário fala sobre as dificuldades que as mulheres encontram quando tentam engravidar:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

04-03-2022
quero engravidar quero engravidar e nao consigo quero engravidar o que devo fazer quero engravidar o que faço quero engravidar o que fazer quero engravidar rápido quero engravidar rapido quero engravidar urgente
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments