Suplemento de ferro: quais são os tipos?

Algumas formas de suplementação do ferro possuem absorção mais rápida e menor desconforto gástrico em relação às tradicionais

Nutrição & Alimentação
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O ferro é essencial para uma gestação saudável, por isso a sua suplementação é recomendada desde o início da gravidez. Atualmente, o suplemento de ferro é encontrado de diversas formas em vitaminas para gestantes, o que pode gerar dúvidas em relação às diferenças e indicações de cada um.

Neste artigo, a Ginecologista e Obstetra Dra. Giovana Rabitti explica quais são os tipos de ferro e suas características. Se você, portanto, está no processo de escolha de sua suplementação, leia este artigo até o final!

Tipos de suplementos de ferro

Segundo a médica, existem três formas principais de suplementação de ferro para gestantes: em sais de ferro, em ferro aminoquelato e ferro lipossomal. As principais diferenças entre eles dizem respeito aos efeitos colaterais e à biodisponibilidade, ou seja, à forma como cada um é absorvido pelo organismo. 

Veja a seguir as características dos tipos de ferro mais comuns e em que formas eles são encontrados:

Sais de ferro

“Esses compostos apresentam como principal desvantagem o desconforto gastrointestinal causado, como náuseas, vômitos, constipação ou diarreia, o que pode fazer com que a gestante abandone o tratamento antes da correção de uma possível anemia, por exemplo”, explica a médica. Os sais de ferro mais comuns são o sulfato ferroso e fumarato ferroso. 

Ferro aminoquelato

“São compostos que apresentam maior tolerabilidade, reduzindo os desconfortos mencionados anteriormente, além de apresentarem maior biodisponibilidade. Ou seja, o corpo absorve mais rápido o ferro em comparação com o sulfato ferroso”, explica. O principal tipo de ferro aminoquelato é o ferro bisglicinato.

Ferro lipossomal

Essa tecnologia facilita a absorção do ferro diretamente no intestino. Isso garante maior biodisponibilidade do ferro e reduz os efeitos adversos, aumentando sobremaneira a adesão ao tratamento”, relata a médica. Este é o tipo de ferro encontrado em Regenesis Premium e Hemolip.

Quando é necessário suplementar o ferro?

“Recomenda-se iniciar a suplementação de ferro oral assim que confirmada a gestação até o primeiro trimestre após o parto”, responde a médica.

A quantidade diária de ferro deve ser prescrita pelo obstetra da gestante, pois pode haver variações de acordo com cada organismo, como no caso de grávidas com anemia,  por exemplo. 

Nessas situações, a médica ressalta a importância de se realizar um acompanhamento mensal dos níveis de ferro para verificar a resposta ao tratamento.

Por que realizar a suplementação de ferro na gravidez?

Segundo a médica, o ferro possui funções muito importantes para o organismo da mulher grávida. 

“O ferro é um mineral que faz parte da molécula de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio”, diz a médica. Sendo assim, ele possui papel fundamental na oxigenação do bebê dentro da placenta e, consequentemente, no seu crescimento e desenvolvimento neurológico.

Além disso, o ferro auxilia na formação de células vermelhas do sangue, o que contribui para a redução da morte materna no parto e pós-parto imediato. “É importante lembrar que a mulher sangra aproximadamente 500 ml no parto normal e 1000 ml no parto cesariano”, explica a Ginecologista.

Além disso, por auxiliar no funcionamento do sistema imune, a Dra. Giovana ressalta que o ferro ajuda a aumentar a resistência a infecções. A suplementação de ferro também evita partos prematuros que poderiam ser causados por uma anemia não tratada.

Agora você já sabe quais são os principais tipos e as diferenças entre os suplementos de ferro. Aproveite para compartilhar essa informação com outras pessoas que precisam suplementar esse nutriente!

Dra. Giovana Rabitti - Ginecologista | Mulher e Gestação

Giovana Rabitti (CRM/SP 150468) é Ginecologista, formada pela Universidade Federal de São Paulo com especialização em sexualidade pela Universidade de São Paulo.

Além da suplementação, é muito importante que a gestante inclua alimentos ricos em ferro, ácido fólico e ômega-3 em sua dieta. No vídeo a seguir, publicado no canal de Renegesis, a Nutricionista Flávia Rodrigues lista as principais fontes naturais desses nutrientes. Confira:

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17-02-2022
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