As principais causas de infertilidade masculina

Conheça as condições mais frequentes que levam a problemas na produção e no transporte dos espermatozoides

Tentando engravidar
regenesis-mulher-e-gestacao-infertilidade-masculina

Quando investigar a infertilidade masculina?

De acordo com o Ginecologista e Obstetra Dr. Felipe Favorette, considera-se que um casal tem problemas de fertilidade quando ele não consegue engravidar após um ano de tentativas. Nesse caso, é hora de partir para a investigação das possíveis causas de infertilidade, tanto da mulher como do homem.

“A investigação das causas de infertilidade exige exames também do homem, sendo o principal deles é o espermograma”, explica. Nesse exame, serão avaliadas a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. “Quando o espermograma vem alterado, a gente parte para a investigação das possíveis causas”, adiciona. 

Segundo o médico, as condições associadas à infertilidade do homem são diversas e vão desde causas genéticas, como as microdeleções do cromossomo Y, até a sequelas de outras doenças, como caxumba.

A seguir, apresentamos as causas mais frequentes de infertilidade do homem, que o Dr. Favorette classifica como centrais, testiculares, caniculares e idiopáticas.

Causas testiculares

Tratam-se das causas mais comuns, responsáveis por cerca de 30% a 40% dos casos de infertilidade masculina. Dentre elas, o Dr. Favorette destaca a varicocele, uma doença muito comum e que felizmente é reversível.

“Varicocele é o desenvolvimento de varizes no testículo, sendo mais comum no testículo esquerdo. Ela aumenta a temperatura da região, o que prejudica a síntese do espermatozoide. O diagnóstico é clínico, feito a partir de um exame físico ou um exame ultrassonográfico do testículo com doppler”, resume. 

De acordo com o médico, o tratamento cirúrgico pode trazer bons resultados para o homem tentante. “Quando é feita a operação, é possível melhorar muito a qualidade espermática e um homem que tinha dificuldade em engravidar pode, sim, se tornar pai”, tranquiliza.

Causas caniculares (ou distúrbios do transporte de sêmen)

São aquelas relacionadas aos ductos que transportam espermatozoides. Segundo o Dr. Favorette, elas são relativamente frequentes e atingem cerca de 10 a 20% dos homens com problemas de fertilidade.

“Aqui eu chamo atenção para as doenças sexualmente transmissíveis, em especial a gonococo e a clamídia. Elas podem gerar obstrução nos ductos que levam o espermatozoide do testículo para as vesículas seminais, passando pela próstata, e que será ejaculado”, conta.

Segundo o médico, tais obstruções não costumam ser reversíveis, com exceção daquelas causadas por vasectomias. É possível, porém, realizar a coleta dos espermatozoides do homem para que eles sejam inseminados na mulher, por meio de uma punção do epidídimo ou do testículo.

Causas idiopáticas

Respondem por cerca de 30% a 40% dos casos de infertilidade masculina e são as mais difíceis de serem tratadas, já que não possuem um diagnóstico preciso.

“São as situações em que tanto o espermograma como os exames da mulher estão normais e a gente não sabe por que eles não conseguiram engravidar. A gente fala que a infertilidade não é do homem nem da mulher, mas uma alteração do casal, ou seja, daquela mulher e daquele homem em conjunto”, explica.

Nesses casos, o médico indica que o casal procure um especialista em reprodução assistida para avaliar a possibilidade de tratamentos específicos, como inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Causas centrais

As chamadas causas centrais são responsáveis por apenas 1% a 2% dos casos de infertilidade masculina e estão relacionados à produção hormonal.

“São aquelas situações em que o hipotálamo e a hipófise não produzem os hormônios que deveriam estimular o testículo e a produção não só de espermatozoides, mas também de hormônios masculinos”, explica.

Para esses casos, é possível tentar induzir a produção de espermatozoides por meio de tratamentos medicamentosos, que podem começar a dar resultado três meses após o uso.

A importância da saúde do homem

Segundo o Dr. Favorette, um dos principais fatores ligados à infertilidade masculina é o estresse oxidativo, que ocorre quando há um excesso de radicais livres no organismo. Nessa conta, maus hábitos como o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação jogam contra o nosso corpo.

“Sabidamente, hábitos nutricionais afetam a fertilidade masculina. A dieta ocidental, rica em açúcares e gordura e com baixa ingestão de frutas, vegetais, fibras e ácidos graxos essenciais, está associada à piora da qualidade seminal e à infertilidade masculina”, conta.

Por isso, é muito importante que o futuro pai também dê atenção à saúde e realize o pré-natal do homem antes de engravidar. “É mais comum que a mulher procure o serviço de saúde pensando em se preparar para gravidez, mas homens ‘tentantes’ também devem se cuidar”, aconselha. 

E por falar em fertilidade, você sabia que a preparação do parceiro é também fundamental para favorecer a gravidez? O Dr. Felipe Favorette gravou um vídeo em que tira dúvidas dos casais tentantes sobre a fertilidade masculina e a importância do pré-natal do pai para este momento. Dá uma olhada!

Dr. Felipe Favorette - Ginecologista e Obstetra | Mulher e Gestação

Dr. Felipe Favorette Campanharo é Ginecologista e Obstetra pelo Departamento de Obstetrícia da UNIFESP e atua como médico materno-infantil no Hospital Israelita Albert Einstein. Ele é pai da Carolina e criador do projeto “Paternatal – O Pré-Natal do Pai”.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

20-08-2021
causas de infertilidade masculina exame de infertilidade masculina infertilidade masculina infertilidade masculina causas infertilidade masculina e feminina infertilidade masculina espermograma infertilidade masculina tem cura o que causa infertilidade masculina o que é infertilidade masculina tratamento para infertilidade masculina vitamina para infertilidade masculina
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments