Grávida pode tomar vitamina C?

Conheça os principais benefícios da vitamina C e qual é o seu papel na gestação

Nutrição & Alimentação
regenesis-mulher-e-gestacao-gravida-pode-tomar-vitamina-c

A vitamina C é uma das mais buscadas entre os suplementos alimentares, especialmente em épocas com alta transmissão de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Como a demanda nutricional muda durante a gestação, porém, muitas mulheres ficam na dúvida se grávida pode tomar vitamina C.

Neste artigo, apresentamos os principais benefícios da vitamina C, a dose segura de aporte desse nutriente para gestantes e lactantes e conversamos com a Obstetra e Ginecologista Dra. Larissa Cassiano sobre o papel já conhecido dessa vitamina para a gestação. Continue a leitura!

Benefícios da vitamina C

A vitamina C é importante para manter uma boa saúde pois ela atua em diversos processos do organismo. Entre os principais benefícios da vitamina C, estão:

– Ela auxilia no funcionamento do sistema imune;

– Possui efeito antioxidante, portanto protege o organismo dos efeitos nocivos de radicais livres;

– Auxilia no metabolismo de proteínas e gorduras;

– Melhora a absorção do ferro;

– É necessária para a síntese do colágeno, o que ajuda em processos de cicatrização.

Esses e outros benefícios foram compilados a partir de evidências científicas em uma cartilha dos Institutos Nacionais de Saúde, órgão referência dos EUA que auxilia na regulamentação de suplementos alimentares.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C não é produzida pelo organismo, portanto a ingestão diária de alimentos ricos neste nutriente é essencial. E quanto mais frescos e menos processados, maior a concentração da vitamina.

Entre as frutas com maior quantidade de vitamina C estão a acerola, o caju, a laranja, o morango, a goiaba e o kiwi. Verduras e legumes como o pimentão, a couve-manteiga e a salsa também são boas fontes do nutriente.

Grávida pode tomar vitamina C?

A cartilha dos Institutos Nacionais de Saúde estabelece níveis seguros de ingestão da vitamina para diferentes grupos populacionais, como crianças, adultos, fumantes, gestantes e lactantes.

Os valores para o aporte diário recomendado de vitamina C se aproximam aos praticados no Brasil pela ANVISA para a regulamentação do uso de vitamina C em suplementos alimentares: 

– Em gestantes, entre 12,75 mg e 1.723,43 mg por dia;

– Em lactantes, entre 18 mg e 1.726,73 mg por dia.

A gestante pode tomar vitamina C, portanto, desde que ela não ultrapasse os limites diários da ingestão desse nutriente. Tanto Regenesis quanto Regenesis Premium são suplementos desenvolvidos especialmente para gestantes que oferecem o aporte diário recomendado de vitamina C para gestantes.

Vitamina C e a gravidez 

Já vimos todos os benefícios da vitamina C para a saúde geral. Mas como ela afeta, em especial, a mulher gestante? Para tirar essa dúvida, conversamos com a Ginecologista e Obstetra Dra. Larissa Cassiano. 

Ela explica que a carência de vitamina C pode aumentar o risco de algumas complicações na gestação. “Dosagens insuficientes de vitamina C podem levar ao risco de anemia, feto abaixo do peso estimado e pré-eclâmpsia”, diz a médica.

Ela ressalta, porém, que são necessários mais estudos para compreender o papel e a necessidade de uma suplementação de vitamina C entre as gestantes. 

Além disso, a Dra. Larissa fala sobre o papel da vitamina C em doenças respiratórias como gripes e resfriados. “Os últimos estudos mostram que a suplementação de vitamina pode reduzir a redução de dias de resfriados, mas não trata ou evita que eles aconteçam”, detalha.

Agora que você já sabe que grávida pode tomar vitamina C e conhece os principais benefícios desse nutriente, compartilhe este artigo com outras gestantes!

Dra. Larissa Cassiano | Ginecolgista

Dra. Larissa Cassiano é Ginecologista e Obstetra com especialização em Gestação de Alto Risco. É mestranda na USP e colunista do VivaBem, do UOL.

No vídeo a seguir, a Nutricionista Flávia Rodrigues fala sobre outros nutrientes importantes para a gravidez, como o ômega-3, o ácido fólico e o ferro. Confira!

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

01-04-2022
grávida pode tomar vitamina c gravida pode tomar vitamina c com zinco grávida pode tomar vitamina c efervescente grávida pode tomar vitamina c para gripe pode tomar vitamina c na gravidez
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments