Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Nidação: conheça os sintomas e quando ela ocorre

O corpo pode dar sinais de que a gravidez começou dias antes do atraso menstrual. E um desses sinais pode ser justamente a nidação. Entenda!

regenesis-mulher-e-gestacao-nidacao
Nidação: saiba todos os sintomas e quando ela ocorre

A nidação é um dos primeiros processos da gestação. Ela ocorre quando o óvulo fecundado se implanta no útero, o que dá início ao desenvolvimento do embrião dentro do corpo da mãe. E a boa notícia é que, mesmo tão cedo, algumas mulheres podem perceber os sinais de que esse evento aconteceu.

Neste artigo, a Ginecologista e Obstetra Dra. Bárbara Freyre fala sobre os principais sintomas desse momento muito aguardado por quem está tentando engravidar. Confira a seguir!

Quais são os sintomas da nidação?

O sangramento é o sintoma mais conhecido, mas apenas 25% das mulheres vão apresentar esse sinal. 

Como é o sangramento de nidação?

Segundo a Dra. Bárbara, o sangramento de nidação difere-se do sangramento menstrual em vários aspectos. 

  • Quantidade de sangramento:  o sangramento de implantação é bem mais leve do que um sangramento menstrual.
  • Cor: o sangramento de nidação pode ser rosa ou marrom. Às vezes, a menstruação se inicia com essas cores e evolui para um vermelho vivo, mas isso não acontece com o sangramento de implantação.
  • Aspecto: diferentemente da menstruação, o sangramento de nidação em geral não tem coágulos.
  • Duração: a duração do sangramento de nidação também é diferente. Pode durar algumas horas até no máximo três dias.
  • Data do sangramento: o sangramento de nidação normalmente vem antes da menstruação.

Nidação causa cólica?

Sim. “O útero contrai em reação ao ‘corpo estranho’ que está implantando-se, o que pode gerar uma cólica ou uma pontada no baixo-ventre”, conta a Dra. Bárbara.

O que acontece após a nidação?

Bárbara explica que, após a nidação, a mulher já pode começar a apresentar os sintomas iniciais da gravidez. “Oscilação de humor, dor de cabeça, náuseas e dor nos seios são sintomas associados ao aumento de progesterona que começa na ovulação e aumenta após a fecundação”, lista a Ginecologista.

A nidação ocorre quantos dias antes da menstruação?

A nidação se dá cerca de nove dias antes da data prevista de menstruação. Para entender a cronologia dos processos reprodutivos, a Dra. Bárbara explica que:

  • A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação.
  • Após a liberação do óvulo (ovulação), ele só pode ser fecundado em um prazo de 24h.
  • A nidação ocorre 5 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

O sangramento de nidação pode ocorrer perto da menstruação?

Segundo a Dra. Bárbara, isso pode ocorrer. “Se o sangramento nesse período mais tardio for amarronzado, pode ser o sangue da nidação que ficou mais tempo na vagina oxidando e desceu só depois. Se for rosado, a paciente pode ter tido uma ovulação tardia”, conta.

Além disso, a gravidez pode desencadear outros tipos de sangramento nessa fase inicial. “Pode ser um sangramento de descolamento ou sangramento do crescimento do saco gestacional, que, ao crescer, pode romper alguns pequenos vasos no endométrio”, conta.

Veja também: É normal ter sangramento na gravidez? Ginecologista explica

Quanto tempo após a relação sexual ocorre a nidação?

Como os espermatozoides podem “esperar” a ovulação acontecer por até cinco dias (esse é o tempo máximo de sobrevivência deles dentro do útero), a nidação pode ocorrer de cinco a dez dias após a relação sexual em período fértil.

Quantos dias após a nidação o exame de gravidez pode dar positivo?

“Logo após a nidação, o hormônio beta HCG começa a subir lentamente. Se a gestante, então, fizer logo após a nidação, ela provavelmente vai ter um resultado duvidoso. O ideal é esperar pelo menos cinco dias após o sangramento da nidação para fazer um teste, seja laboratorial ou de farmácia”, responde a médica.


Você sabia que a linha de produtos Regenesis oferece uma suplementação também para mulheres que estão tentando engravidar? Vem conhecer!


Suspeita que já está grávida? Então é melhor começar os cuidados com a sua alimentação. No vídeo a seguir, a nutricionista Flávia Rodrigues fala sobre os alimentos que são proibidos na gravidez. Confira!

Dra. Bárbara Freyre
Ginecologista e Obstetra com especialização em Reprodução Humana. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 2,1g (2 cápsulas)