Exercícios para ajudar o parto normal

Seja durante a gravidez ou na hora do parto, alguns exercícios apoiam a preparação do corpo para o tão esperado momento. Confira!

Corpo & Saúde
regenesis-mulher-e-gestacao-exercicios-para-parto-normal

Quanto mais ativa fisicamente, maiores são as chances de uma grávida ter um parto vaginal. Por isso, a partir da liberação do seu médico, a mulher pode começar o seu preparo físico durante a gestação com alguns exercícios para favorecer o parto normal.

Neste artigo, conversamos com a Profissional de Educação e Personal Gestante Bia Faé, que dá algumas dicas para auxiliar um parto com mais saúde e flexibilidade. Confira!

Como preparar o corpo para o parto normal

Não é à toa que o parto é associado à palavra “trabalho”: ele pode exigir bastante esforço da mãe, seja para lidar com as contrações, seja para fazer força no período expulsivo. Por isso, Bia explica que quanto mais ativa fisicamente for a gestante, menos cansada ela ficará durante o processo.

E um bom condicionamento físico da gestante deve ser trabalhado com exercícios que, muitas vezes, já eram praticados antes da gravidez. “A combinação do treinamento aeróbico e de força é fortemente recomendada para a preparação do corpo”, explica. 

Para lidar melhor com as contrações, práticas que trabalham a respiração e a consciência corporal são as mais indicadas. “Exercícios como alongamento e ioga ajudam no alívio de dores e no controle da ansiedade, enquanto os exercícios para assoalho pélvico são recomendados para prevenção de lacerações e disfunções”, conta.

A personal trainer lista alguns exercícios que podem ser realizados durante a gestação. como treinamento para o parto, e conta os seus principais benefícios. Confira!

– Agachamento

“Ter força nos membros inferiores será fundamental, principalmente para o período expulsivo”, explica Bia.

– Musculação

“É uma excelente modalidade no fortalecimento da região lombar, aliviando os sintomas das alterações fisiológicas ao longo da gestação”, conta a Personal.

– Caminhada

“Ajuda no preparo físico e na disposição”, ressalta Bia. Como a duração do parto normal é imprevisível, cuidar da disposição é muito importante.

Exercícios de respiração

“A respiração profunda contribui para o controle da ansiedade, para a concentração e a conexão com o bebê. Por isso é tão importante praticar alguns exercícios respiratórios ao longo da gestação”, indica. Bia sugere o seguinte treino: 

“Mantenha a coluna alinhada e as mãos na barriga. Inspire pelo nariz de forma fluida e profunda, sentindo o abdômen expandir um pouco. Depois, expire pela boca, relaxando o pescoço, sentindo o abdômen esvaziar-se”, destaca.

Ela explica que o exercício faz bem para a mãe e para o bebê, já que alivia a pressão que o útero exerce sobre o diafragma, melhora a oxigenação sanguínea e promove o relaxamento.

Exercícios para fazer durante o trabalho de parto

Durante o trabalho de parto ativo, é importante que a grávida se sinta confortável para se movimentar. “O maior aliado da gestante no momento do parto é o movimento. Alguns movimentos ajudam na abertura da pelve e facilitam a saída do bebê”, explica Bia.

Confira alguns dos principais movimentos para ajudar nas fases de dilatação e expulsão do bebê ao longo do trabalho de parto:

– Rebolar e dançar 

“Esses movimentos podem ajudar a descida do bebê pela pelve”, explica Bia. Por isso, ter uma bola de pilates por perto pode ser de grande ajuda, já que permite movimentar o quadril sem colocar peso nas pernas.

– Ficar de cócoras

“Possibilita mobilidade de quadril e tornozelo, aliviando dores na lombar, além de contribuir na verticalização do parto”, conta. “Lembrando que a melhor posição para o nascimento do bebê é a que a gestante escolher”, ressalta a Personal.

Exercícios de respiração para o parto

Todos os benefícios da respiração consciente são potencializados durante o trabalho de parto. Por meio dela, a mulher garantirá a oxigenação do bebê, além de ficar mais relaxada e concentrada.

“A respiração possui papel fundamental durante o trabalho de parto e poderá ajudar a abreviar o período de dilatação, além de preparar o canal vaginal para a saída do feto, diminuindo a necessidade de medicamentos ou utilização de métodos invasivos”, explica Bia.

– Entre as contrações 

“A respiração abdominal levemente profunda é aconselhada para os intervalos das contrações, no período de dilatação”, indica Bia.

– No expulsivo

“No período final ou expulsivo, respirar constantemente ajudará a diminuir a dor das contrações. É muito importante que não se prenda a respiração nessa fase”, alerta a Personal.

Agora você já conhece algumas respirações e exercícios para o trabalho de parto! É importante lembrar, porém, que todo exercício físico na gravidez deve ter o sinal verde do seu médico e, de preferência, ser acompanhada por profissionais especializados no acompanhamento de gestantes. 

Bia Faé | Personal Trainer

Bia Faé é Personal Trainer e há mais de 17 anos desenvolve treinamentos para gestantes, para o pós-parto e para o tratamento da diástase. Possui diversas certificações internacionais e nacionais. Atualmente possui alunas em mais de 28 países com atendimento individualizado e personalizado.

Além da rotina de exercícios físicos, cuidar da dieta é essencial para manter o corpo saudável durante a gravidez. Confira as dicas para uma boa alimentação que a Nutricionista Flávia Rodrigues dá no vídeo a seguir, publicado no canal de Regenesis:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

17-12-2021
exercícios para estimular o parto normal exercícios para gravidez parto normal exercícios para hora do parto exercícios para parto exercícios para parto humanizado exercícios para parto normal exercícios para ter parto normal exercícios para trabalho de parto exercícios parto respiração e parto respiração parto expulsão respiração parto normal respirações parto
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments