Mas, afinal, o que é um parto humanizado?

Seja pela via vaginal ou por uma cirurgia cesariana, o que torna um parto humanizado é o tipo de abordagem da assistência que se oferece à gestante

Parto

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parto-humanizado

O parto humanizado tem ganhado força no mundo da maternidade, especialmente na voz de celebridades que optam por esse tipo de abordagem quando engravidam.

De acordo com a Obstetra e Ginecologista Karina Cavalcanti, o termo “humanizado” está diretamente relacionado ao tipo de assistência que é prestada a essa mulher e não à forma de parto propriamente dito.

“Apesar de haver muitas denominações, só existem dois tipos de parto, ou seja, dois caminhos de saída do bebê: através do parto normal, vaginal, pela vagina da mulher, ou por meio da cirurgia cesariana. O que diferencia cada parto são as práticas mais intervencionistas ou menos intervencionistas que podem acontecer”, completa.

Por que parto humanizado?

Karina explica que o termo “humanizado” foi inspirado dentro da própria área médica e costuma ser usado em várias especialidades, não só na obstetrícia.

“Humanizar é acolher o paciente nas suas dúvidas, nos seus questionamentos, e só intervir quando for realmente necessário. Por isso o termo é usado na oncologia, no tratamento de pacientes terminais, na cirurgia, etc. Em uma abordagem humanizada, o médico fica mais próximo de cada mulher, ouve mais suas dúvidas e necessidades e, assim, consegue entender melhor os seus desejos e anseios. Esse processo ocorre durante todo o pré-natal e, principalmente, no trabalho de parto e na hora do bebê nascer”, esclarece a médica.

Um resgate

“Em termos históricos, podemos dizer que, há muito pouco tempo, a grande maioria dos partos acontecia em casa. Depois, eles foram se transferindo para o hospital e acabaram se transformando em algo mais mecânico. Nos últimos anos, a gente tem tentado resgatar o acolhimento dessa mulher, para que tudo aconteça como se ela estivesse em casa”, relata a Obstetra.

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-2

Karina Cavalcanti é Médica Ginecologista e Obstetra em Natal, no Rio Grande do Norte. Em seu canal no Instagram, ela compartilha conteúdos sobre a saúde da mulher, da gestante e das tentantes. Confira em @drakarinacavalcanti


 
Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

 

13-11-2019
benefícios do parto humanizado cesárea cesariana cirurgia cesariana de onde surgiu o parto humanizado humanização do parto humanizado humanizar o parto o que é parto humanizado o que significa parto humanizado parto parto humanizado parto normal parto vaginal partos por que parto humanizado processo de parto tipo de parto tipos de parto trabalho de parto
Comentar

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *