Qual é o papel do ferro na gravidez?

Entenda por que garantir a ingestão correta desse nutriente é essencial para você e para seu bebê

Nutrição & Alimentação
regenesis-site-mulher-e-gestacao-ferro-na-gravidez

Certamente você já ouviu falar sobre a importância do ferro na gravidez, mas sabe dizer de onde vem essa relevância toda?

Basicamente, trata-se do nutriente responsável, principalmente, pelo auxílio na formação das células vermelhas do sangue e transporte de oxigênio para as células do corpo, apoiando todo o metabolismo energético e funcionamento do sistema imune. E uma dieta com baixa ingestão de ferro compromete diretamente todos esses aspectos.

Para reforçar essa importância, especialmente na gravidez, de acordo com a Médica Ginecologista e Professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ilza Maria Monteiro:

“mulheres com anemia por falta de ferro sentem-se cansadas, podem ter bebês pequenos, com restrição de crescimento e também outras complicações como trabalho de parto prematuro, incluindo aumento de chances na mortalidade perinatal. Além disso, a anemia em crianças está associada ao retardo do crescimento, ao comprometimento da capacidade de aprendizagem e até mesmo à falta de atenção e baixa resistência a infecções”, destaca.

Sua dose diária

Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação para mulheres adultas é a ingestão de 15 mg/dia de ferro. Já no caso das gestantes:

“A suplementação de ferro na gravidez deve ser em dose mínima de 30 mg/dia durante toda a gestação e até 3 meses depois do parto. E em casos de baixa hemoglobina, a dose sobe para 60 mg/ dia. Nesse período, é preciso monitorar os índices de hemoglobina sérica, com exames a cada 3 meses. Após a normalização dos resultados, a dose volta a 30 mg/ dia, até 3 meses após o parto”, explica Ilza.


VEJA TAMBÉM


Monte seu prato

Agora que você já sabe que ferro é fundamental, é hora conhecer os alimentos que não podem faltar no seu prato. As fontes vegetais de ferro incluem folhas verde-escuras, como agrião, couve, cheiro-verde e taioba; as leguminosas, como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha; os grãos integrais ou enriquecidos e as nozes e as castanhas. Entre os alimentos de origem animal, as melhores fontes são as carnes vermelhas, principalmente fígado e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; além de carnes de aves e de peixe os mariscos crus.

Dê uma forcinha

Para impulsionar a absorção do ferro, a recomendação é ingerir alimentos com proteína, principalmente de fontes vegetais. Frutas cítricas também são importantes, já que o ácido ascórbico presente nessas frutas facilita a absorção.

Dica!

Cuidado ao ingerir café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados, que podem conter substâncias como fosfatos, polifenóis, taninos e o cálcio, que diminuem a absorção de ferro no organismo.

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-ilza-monteiro

Ilza Maria Monteiro é livre Docente na Unicamp-SP e Ginecologista. Ela atende
em Campinas (SP).

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

05-02-2020
alimentos com ferro para gestantes alimentos que contêm ferro para gestantes alimentos ricos em ferro para grávidas como tomar ferro na gravidez dieta rica em ferro para gestantes excesso de ferro na gravidez falta de ferro na gravidez falta de ferro na gravidez sintomas ferro intravenoso gravidez ferro na gestação ferro na gravidez ferro na gravidez para que serve frutas que contêm ferro para gestantes receitas ricas em ferro para gestantes recomendação de ferro para gestantes remédio de ferro para gestante suplementação de ferro na gravidez vitamina ferro para gestante
Gostou? Compartilhe com sua rede!
Comentar

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *