Você tem notado o aparecimento repentino de manchas escuras em diferentes partes do seu corpo, especialmente no rosto? Se a resposta for sim, pode ser que esteja diante de um quadro de melasma na gravidez. De acordo com a Ginecologista e Obstetra Liliam Maksoud, se trata de uma ocorrência super comum, que acomete de 50% a 75% das gestantes.
“As manchas são um acúmulo de melanina causado pelas mudanças hormonais típicas da gravidez, mas também podem ser resultado do uso de pílulas anticoncepcionais, por exemplo”, explica.
Normalmente, é no terceiro trimestre gestacional que o escurecimento de algumas partes do corpo da mulher fica mais evidente em decorrência do aumento da produção de melanina e do seu acúmulo em áreas específicas do corpo.
“É comum que as gestantes percebam mudanças na linha alba, aquela linha vertical bem no meio do abdômen que escurece e se torna a linha nigrans. Também podem escurecer a aréola mamária, a virilha, os grandes lábios vaginais, as axilas e às vezes em forma de pintas espalhadas pelo corpo”, relata a Dra. Liliam.
Caminhos para a prevenção do melasma na gravidez
Para evitar o surgimento do melasma na gravidez, Liliam explica que o ideal é o uso e a aplicação de filtro solar adequado a cada tipo de pele, pois a melanina também é responsável por proteger a pele dos efeitos nocivos da absorção de raios UVA e UVB.
A recomendação inclui ainda evitar a exposição demorada ao sol, principalmente entre 10h e 16h, além de criar barreiras físicas para a luz solar, como o uso de chapéus, óculos escuros e a sombra do guarda-sol, já que o rosto costuma ser a principal área afetada. Deve-se apostar no consumo de alimentos antioxidantes, como ingredientes verde-escuros e alaranjados, que, além de trazer outros benefícios, ajuda a proteger a pele.
E depois do parto?
Caso a mulher desenvolva melasma durante a gestação, normalmente as áreas como a linha nigrans, os mamilos e as axilas clareiam total ou parcialmente cerca de seis meses após o parto.
“As manchas podem desaparecer ou serem amenizadas com o tratamento correto indicado por um dermatologista, mas qualquer nova exposição ao sol, mesmo que mínima, pode fazer a mancha reaparecer”, destaca a Dra. Liliam.
Por isso, é essencial cuidar da pele, antes, durante e depois da gravidez, com hidratação, proteção solar, evitando a exposição excessiva ao sol e mantendo uma alimentação equilibrada. Vale lembrar que, nessa fase, a lista de produtos que podem ser utilizados para manter a pele saudável diminui: os ácidos salicílico e retinoico saem da lista, já que a gravidez aumenta a sensibilidade e a reatividade cutânea a qualquer estímulo. Na dúvida, consulte o seu dermatologista para garantir um pré-natal e uma gestação tranquila.
Qual a melhor receita pra crescimento vocÊ recomendaria?
Olá, Belit! Tudo bem?
Consegue nos explicar um pouco mais a sua dúvida? Ficamos no aguardo para te ajudar!