Já ouviu falar das contrações de Braxton Hicks? Entenda o que elas representam para a sua gravidez!

Preparação para o parto

As contrações de Braxton Hicks, ou contrações de treinamento, são pequenos focos de atividade do útero em um sinal de preparação para o parto que começam a ocorrer a partir da 28ª semana.

“Elas normalmente não são dolorosas e sinalizam que o útero está ‘aquecendo os motores’ para testar se todos os pontos estão prontos para se contrair e expulsar o bebê na hora certa”.

Explica o Ginecologista e especialista em reprodução humana Dr. Marco Túlio Vaintraub. 

Para saber identificá-las – e não sair correndo para a maternidade ao primeiro sinal de dor – , é importante monitorar a duração, a localização e a frequência.

“Essas contrações não devem doer, ou então não devem ultrapassar algo tolerável para a mulher, além de serem algo muito rápido e geralmente na região abaixo do umbigo. E segundo a literatura, devem ocorrer, no máximo, uma vez por hora”.

Detalha Dr. Marco Túlio, que aponta que muitas vezes mulheres mais tolerantes à dor, menos sensíveis ou com os músculos do abdômen mais fortes, nem percebem essas contrações.

Jogo é jogo, treino é treino

As contrações são “testes” do corpo em pontos isolados do útero, como uma espécie de treino de cada ponto antes do grande dia, o parto. É importante saber identificar quando a mulher sente uma contração de treinamento, quando a contração é #realoficial e quando é apenas uma movimentação do bebê.

As contrações – de treinamento ou do trabalho de parto – ocorrem pela liberação de ocitocina no corpo da mulher, que é o hormônio responsável pelo trabalho de parto. Por isso, atividades como o sexo podem desencadear essas contrações, já que essa é uma prática que produz ocitocina. 

E fique de olho: alguns movimentos mais extensos do feto podem confundir as mães de primeira viagem, já que uma esticada de perna ou acomodação da cabeça também podem endurecer a parede do útero.

“É importante sentir a barriga, pois a ‘prova de fogo’ é a sensação de ‘barriga dura’ como madeira”, alerta Dr. Marco Túlio. 

Onde há fumaça, há fogo?

As contrações de treinamento homenageiam o Médico inglês John Braxton Hicks, responsável por descrevê-las pela primeira vez em 1972. Para saber se já é hora de ligar para a família e seu médico e correr para o hospital, fique atenta:

  • contrações de trabalho de parto são regulares, ocorrem inicialmente a cada cinco minutos, e o intervalo entre elas vai diminuindo gradativamente;
  • a barriga endurece por inteiro e a dor vem da região do estômago em direção à pelve;
  • a dor também se intensifica, ficando mais intensa pela dilatação do colo do útero.
regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-dr-marco-tulio

Marco Túlio Vaintraub é Médico Ginecologista e Obstetra, Mestre em Ginecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina. Atua em Belo Horizonte (MG) assistindo mulheres que procuram engravidar e cuidar da saúde reprodutiva.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

11-12-2020
as contrações de braxton hicks como é contrações de treinamento como são as contrações de braxton hicks contrações braxton hicks várias vezes dia contrações de braxton hicks contrações de braxton hicks a partir de quantas semanas contrações de braxton hicks frequentes contrações de braxton hicks o que é contrações de treinamento muitas contrações de treinamento por dia o que é contrações de braxton hicks o que é contrações de treinamento o que são contrações de braxton hicks quando começam as contrações de braxton hicks quantas contrações de braxton hicks são normais por dia
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments