Preparação para o parto
As contrações de Braxton Hicks, ou contrações de treinamento, são pequenos focos de atividade do útero em um sinal de preparação para o parto que começam a ocorrer a partir da 28ª semana.
“Elas normalmente não são dolorosas e sinalizam que o útero está ‘aquecendo os motores’ para testar se todos os pontos estão prontos para se contrair e expulsar o bebê na hora certa”.
Explica o Ginecologista e especialista em reprodução humana Dr. Marco Túlio Vaintraub.
Para saber identificá-las – e não sair correndo para a maternidade ao primeiro sinal de dor – , é importante monitorar a duração, a localização e a frequência.
“Essas contrações não devem doer, ou então não devem ultrapassar algo tolerável para a mulher, além de serem algo muito rápido e geralmente na região abaixo do umbigo. E segundo a literatura, devem ocorrer, no máximo, uma vez por hora”.
Detalha Dr. Marco Túlio, que aponta que muitas vezes mulheres mais tolerantes à dor, menos sensíveis ou com os músculos do abdômen mais fortes, nem percebem essas contrações.
Jogo é jogo, treino é treino
As contrações são “testes” do corpo em pontos isolados do útero, como uma espécie de treino de cada ponto antes do grande dia, o parto. É importante saber identificar quando a mulher sente uma contração de treinamento, quando a contração é #realoficial e quando é apenas uma movimentação do bebê.
As contrações – de treinamento ou do trabalho de parto – ocorrem pela liberação de ocitocina no corpo da mulher, que é o hormônio responsável pelo trabalho de parto. Por isso, atividades como o sexo podem desencadear essas contrações, já que essa é uma prática que produz ocitocina.
E fique de olho: alguns movimentos mais extensos do feto podem confundir as mães de primeira viagem, já que uma esticada de perna ou acomodação da cabeça também podem endurecer a parede do útero.
“É importante sentir a barriga, pois a ‘prova de fogo’ é a sensação de ‘barriga dura’ como madeira”, alerta Dr. Marco Túlio.
Onde há fumaça, há fogo?
As contrações de treinamento homenageiam o Médico inglês John Braxton Hicks, responsável por descrevê-las pela primeira vez em 1972. Para saber se já é hora de ligar para a família e seu médico e correr para o hospital, fique atenta:
- contrações de trabalho de parto são regulares, ocorrem inicialmente a cada cinco minutos, e o intervalo entre elas vai diminuindo gradativamente;
- a barriga endurece por inteiro e a dor vem da região do estômago em direção à pelve;
- a dor também se intensifica, ficando mais intensa pela dilatação do colo do útero.
Comente