Você sabia? Beber água adequadamente pode ajudar a ter uma gestação mais saudável!

A ingestão diária de água em quantidades adequadas durante a gravidez influencia o transporte de nutrientes, além da formação e da manutenção do líquido amniótico

Corpo & Saúde
regenesis-site-mulher-e-gestacao-beber-agua

Para lavar a alma

Se beber água seguindo as recomendações de saúde sempre foi importante, esse hábito pode ter muito mais importância durante a gestação. Somos compostos por cerca de 70% de água, e o seu papel inclui desde nutrir as células para desempenhar funções básicas, como a distribuição de vitaminas e minerais, até a eliminação de toxinas.

“Se normalmente uma pessoa adulta precisa, em média, de dois litros por dia, a mulher grávida precisa de ainda mais atenção a esse detalhe, já que ela se torna responsável por gerar uma vida e nutrir esse novo corpo em desenvolvimento, além de cuidar das funções básicas do seu próprio corpo, para garantir uma gestação saudável”, enfatiza Dra. Monique Mion, Ginecologista e Obstetra.

Na gravidez, a ingestão de água tem um papel importante para evitar o surgimento de infecção urinária (que em casos extremos leva a partos prematuros), e afastar os riscos de hipertensão e de retenção de líquidos, um dos principais temores do último trimestre.

“Não existe uma quantidade única recomendada, já que cada corpo tem necessidades próprias e particularidades. Os estudos demonstram que as gestantes precisam consumir em torno de 2 litros de líquido por dia, incluindo bebidas e alimentos”, recomenda a Dra. Monique.

Líquido precioso

Durante a gravidez, beber água também tem um papel relevante na manutenção do líquido amniótico, que possibilita a movimentação do bebê, auxilia na alimentação e protege do impacto em caso de quedas. Seu volume normal aumenta ao longo da gestação, chegando a uma capacidade de até um litro. Já com a proximidade do parto, o volume volta a cair.

Até o quarto mês de gestação, o líquido amniótico é produzido pela placenta e pelas membranas que envolvem a bolsa fetal; já depois do quinto mês, os rins do bebê se tornam os responsáveis por essa produção.

Assim como a hidratação promove a renovação das células e tecidos, na gravidez ela apoia a renovação do líquido amniótico, que acontece em ciclos entre 18 e 24 horas, tornando fundamental que a gestante ofereça ao corpo os recursos necessários para mantê-lo em seu nível adequado.

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-monique-mion

Dra. Monique Mion Bürger é Médica Ginecologista e Obstetra e atua na cidade de Limeira, no interior de São Paulo. Ela mantém um canal no Instagram com diversas informações para as mulheres. Confira em @dra.moniquemionburger

logo-regenesis-premium-home


Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.
28-10-2020
aplicativo para beber agua beber água beber agua aumenta o liquido amniotico beber água benefícios beber agua na gestação beber agua na gravidez beber muita agua na gravidez e normal beber pouca agua na gravidez faz mal como repor liquido amniótico liquido amniótico não consigo beber agua na gravidez o que é liquido amniotico na gravidez porque o liquido amniótico diminui tabela para beber agua
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments