Ansiosa para sentir seu bebê mexer na barriga?

A movimentação do bebê no útero é um marco da gravidez e pode dar diversos sinais sobre seu desenvolvimento. Saiba como compreendê-los e curta esse momento!

Desenvolvimento do Bebê


Depois de descobrir-se grávida, uma das primeiras coisas que toda mulher se pergunta é: quando vou começar a sentir meu bebê mexer na barriga? 

Mas você sabia que essa movimentação está diretamente ligada ao desenvolvimento do sistema nervoso, dos músculos ou até mesmo do sistema respiratório? Das espreguiçadas aos “soluços”, essa comunicação é uma espécie de relatório, durante todas as semanas de gestação, do que está acontecendo com seu bebê em formação.

Dança do líquido amniótico

Segundo a Médica Ginecologista e Obstetra Vania Carolina, essa “dança” começa por volta da 8ª semana de gestação, mas só é sentida perto da 20ª semana. E no caso de uma segunda gravidez, a percepção pode antecipar-se um pouco, por volta das 18 semanas. “No início, os movimentos podem ser confundidos com gases, pois parecem bolhas tremulando, mas com o avançar da gravidez os movimentos se tornam mais perceptíveis. Já perto das 25 semanas, os movimentos são bastante frequentes, até mais do que na reta final da gravidez”, detalha.

No barato do açúcar

Muitas gestantes relatam um aumento na movimentação do bebê após as refeições, principalmente quando acompanhada de uma sobremesa. Esse pico é um sinal que deve servir para acompanhar o bebê. “Se a gestante fica muitas horas seguidas sem se alimentar, o bebê passa a ficar mais quieto por falta de energia. Por isso é importante evitar grandes intervalos entre as refeições, tentando se alimentar a cada 3 horas”, explica. Os picos de movimentos após as refeições são causados pela glicose que passa da mãe para o bebê, “como se o bebê estivesse mais feliz ainda com toda essa energia extra”, detalha a Obstetra.


VEJA MAIS:


De olho na movimentação

Com o avançar da gestação, cresce o número de pessoas que querem sentir o bebê se mexer na barriga da mãe: pai, avós, tios, amigos. E por isso existem dicas para aproveitar ao máximo esse momento de “comunicação”, incluindo horários e posições que aumentam a sensibilidade. “Cerca de 20 minutos depois de qualquer refeição o bebê já recebe os nutrientes que a mãe ingeriu, então tende a se movimentar um pouco mais. Deitar para o lado esquerdo e colocar as mãos na barriga também evidenciam essa movimentação”, indica a Ginecologista. Mas, da mesma forma que bebês agitados chamam a atenção, a “tranquilidade” também deve ser observada.

Existem períodos de sono do bebê, quando os movimentos fetais são menores. Mas se a frequência dos movimentos diminuir muito, é preciso observar. Menos de 10 movimentações em 2 horas ou ausência de movimentos em 6 horas indicam que a mãe deve procurar ajuda médica”, pondera.

Para que a mulher perceba a movimentação de seu bebê, é fundamental que ela tenha  momentos tranquilos, em que só está prestando atenção na barriga. Além de uma forma de conectar a criança à mãe, essa prática ajuda a compreender o ritmo do bebê.

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-dra-vania

Doutora Vania Carolina Pereira Stancka é Médica Ginecologista e Obstetra e trabalha, principalmente, com ginecologia integrativa com base na longevidade saudável, modulação hormonal e ortomolecular. Ela atua em São Paulo (SP) e mantém um canal no Instagram:  @dravaniacarolina

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

 

Conheça a nossa linha de produtos e

encontre a farmácia mais próxima de você.

 

12-03-2020
bebe mexe muito e sinal de saude bebe mexe na barriga bebê mexer bebe mexer muito bebê mexer na barriga bebe mexer pouco com quantos meses o bebe mexe com quantos meses o bebê mexe na barriga como fazer o bebe mexer com 4 meses como fazer o bebe mexer mais na barriga como fazer o bebe mexer na barriga movimento do bebê na barriga música para bebê mexer na barriga o bebe mexe muito quando está perto de nascer quando o bebe mexe muito na barriga o que significa
Gostou? Compartilhe com sua rede!
Comentar

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *