Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Como aumentar a imunidade para ter uma gravidez saudável?

Além de proteger contra o novo coronavírus, estar com a imunidade em dia tem muitos benefícios para gestante e bebê. Veja o que a alimentação pode fazer por você!

Reforço interno

Em tempos de pandemia, é natural que muitas pessoas se interessem cada vez mais sobre como aumentar a imunidade para se fortalecer contra um possível contágio. E para quem está em plena gestação, essa preocupação torna-se ainda maior. A ótima notícia é que uma alimentação equilibrada pode não impedir a contaminação de qualquer doença, mas certamente fortalece nosso corpo para enfrentar o que vier.

“A alimentação está totalmente relacionada à nossa imunidade, pois são os alimentos saudáveis que fornecem os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e, como consequência, do nosso sistema imunológico”, explica a Nutricionista Paula Barbosa.

Sem receita milagrosa

Em meio à avalanche de informações sobre o novo coronavírus, incluindo muitas fake news, Paula reforça que não existe uma receita infalível para nos protegermos. Mas, ao mesmo tempo, destaca: as formas de se ter uma boa saúde e imunidade não são segredo algum, nem pedem truques mirabolantes.

“Não existe um alimento milagroso que vá nos proteger contra o coronavírus, mas uma dieta equilibrada combinada com outros bons hábitos, como boas horas de sono, controle do estresse e a prática regular de atividade física, fortalece nossas defesas, além de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, que fazem com que as infecções se tornem ainda mais graves”, detalha.

Melhor evitar

A lista de alimentos e hábitos que podem atrapalhar a saúde e a imunidade, no entanto, também precisa ser relembrada, destaca Paula. Na hora de pensar sua alimentação, procure restringir alimentos industrializados, e se possível eliminá-los da sua dieta, pois possuem alto teor de gordura saturada, farinha branca, sal e açúcar e são pobres de cálcio, zinco e vitaminas.

“Hábitos como vícios e excessos, incluindo cigarro e álcool, além do sedentarismo, também são prejudiciais”, completa.

Paula ainda aponta para alguns dos mitos da alimentação que podem prejudicar a sua dieta e não contribuir para a imunidade.

“Medidas pontuais, como os shots de imunidade, não resolvem o problema. Apesar de conterem diversos ativos que ajudam sim a fortalecer o sistema imunológico, sozinhos eles não são suficientes, pois os resultados não são imediatos nesse caso”, analisa.

Outra “cilada” é o excesso de vitamina C, tida por muitos como a principal responsável pela imunidade. Apesar da falta de vitamina C causar o escorbuto, doença em que as gengivas inflamam e podem sangrar, quando o corpo já tem a quantidade necessária, ele elimina o restante pela urina. Ou seja, o excesso de vitamina C no organismo será eliminado.

Pode apostar!

Para dar aquela força para a sua imunidade, além de focar em alimentos naturais e integrais, escolha uma variedade de frutas, verduras, legumes, cereais e sementes, que garantem as principais vitaminas para o corpo e colocam o sistema imunológico em dia. Veja quais são as principais vitaminas e onde encontrá-las:

● Ferro: vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve, além das leguminosas, como grão de bico, lentilha, ervilha e feijão.

● Selênio: castanha-do-pará e outras sementes oleaginosas, além do arroz integral e ovos.

● Zinco: encontrado principalmente na carne, em ostras, sementes de abóbora e amêndoas.

● Vitamina A: vegetais de cor alaranjada, ricos em carotenoides, como cenoura, abóbora, mamão, manga, além da couve, espinafre e agrião, ovos, peixes e frutos do mar.

● Vitamina C: frutas cítricas, pimentão, acerola e alho.

● Vitaminas B6: batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes, nozes, espinafre, carne de porco, peixe, leite e ovos.

● Vitamina E: cereais, abacate, óleos vegetais, carnes e ovos.

Em termos de descobertas recentes, Paula afirma que a vitamina D ganhou destaque e protagonismo no tema da imunidade.

“A vitamina D tornou-se uma aliada no fortalecimento do sistema imunológico e no combate a doenças. Estudos recentes apontam que a falta do nutriente não é a causa de uma imunidade fraca, mas sim a consequência, já que um sistema imunológico comprometido reduziria os níveis da vitamina”, completa.

Paula Barbosa
Nutricionista há mais de 10 anos e especializada em Nutrição Esportiva Funcional desde 2016. Ela acredita que a alimentação pode ser nosso remédio ou nosso veneno, dependendo das escolhas feitas por cada um. Ela atende em São José do Rio Preto (SP).

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 2,1g (2 cápsulas)