Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Grávida pode tomar café? Novo estudo afirma que não!

Saiba por que nenhuma dose de café é considerada segura durante a gestação e confira como substituí-lo.
Café na gravidez – Mulher e Gestação - Imagem

Para muitas mulheres, o dia só começa depois do primeiro café. Por isso, a recomendação de que as grávidas poderiam tomar a bebida, ainda que apenas uma xícara por dia, era um alívio em meio às restrições da gravidez. 

Porém, uma revisão publicada em agosto de 2020 na BMJ Evidence-Based Medicine afirma que o ideal para a saúde na gestação é evitar a cafeína por completo. Nem mesmo aquela meia xícara pela manhã seria permitida.  

A seguir, vamos explicar o porquê dessa nova orientação, além de destacar os efeitos que a cafeína pode provocar na gestação. Para substituir o cafezinho, sugerimos algumas bebidas que são mais nutritivas e que também ajudam a dar energia.

Mas por que grávida não pode tomar café?

A revisão publicada na BMJ Evidence-Based Medicine analisou artigos científicos e nenhum deles determinou uma dose mínima de cafeína considerada segura na gestação. Eles ainda relacionaram o café a um maior risco de aborto, bebê nascido morto, baixo peso ao nascer, bebê pequeno para idade gestacional, leucemia aguda infantil e sobrepeso e/ou obesidade infantil.

A Nutricionista Flávia Rodrigues explica: “As evidências atuais não apoiam o consumo de cafeína a gestantes, visto que a substância pode atravessar a placenta”, diz.

Alimentos com cafeína também devem ficar de fora durante a gestação

Vale destacar que a orientação de excluir o café da dieta das gestantes se estende para todos os alimentos que contêm cafeína. “Alguns podem conter até mais cafeína que uma xícara de café”, alerta. 


Dentre aqueles que merecem ser EVITADOS, estão: 

As bebidas à base de cola.

As bebidas energéticas.

Os chás preto, branco, vermelho, mate e verde.

E até o famoso chocolate. 


Então gestantes não podem comer chocolate?

Podem, mas com moderação. “O cacau apresenta cafeína em concentrações diferentes do café, porém é importante que haja um consumo moderado dos chocolates com porcentagem de cacau acima de 70% e do cacau em pó 100%”, aconselha a Nutricionista.

Grávida pode tomar café descafeinado?

Para Flávia, o café descafeinado também deve ser evitado. “Mesmo sendo descafeinado, o café ainda irá apresentar um pouco da cafeína. Alguns passam por processos químicos para retirada da cafeína, o que pode ser prejudicial nesse período”, orienta.

Quem está tentando engravidar pode tomar café?

A Nutricionista aconselha que as tentantes evitem a cafeína, já que também não existe uma dose considerada segura. Ela explica: “Por estimular o sistema nervoso central, o café pode aumentar a ansiedade, o estresse e a qualidade de sono, fatores que são importantes para a melhora da fertilidade”, diz. 

Como substituir o café na gravidez?

Se você está grávida e adora tomar café, não desanime! É possível fazer substituições mais saudáveis, igualmente saborosas e que ajudam a driblar a sonolência da gravidez. 

Para quem prefere uma bebida quente, a Nutricionista indica chás de frutas, como o chá de maçã feito a partir da fruta in natura ou desidratada, o chá de casca de abacaxi ou o chá de ameixa preta. “No caso de chás com cascas de frutas, é interessante que elas sejam orgânicas, pois temos um maior depósito de agrotóxico nas cascas”, orienta.

Já uma opção geladinha é a polpa do açaí puro, sem açúcar ou xaropes. 


A receita abaixo é perfeita para começar o dia cheia de energia!

INGREDIENTES 

1 polpa de açaí sem açúcar.

• 1 banana prata. 

150 ml de bebida vegetal (como leite de amêndoas, leite de coco ou leite de castanha de caju).

1 colher de sopa de aveia. 

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e aproveite!


A gravidez é um bom momento para começar a se alimentar melhor e criar hábitos que em breve serão introduzidos ao novo membro da família. Uma nutrição adequada é uma das maiores formas de cuidado na gestação — tanto da mamãe quanto do bebê. 

Vale lembrar que as orientações nutricionais variam conforme a prática de cada profissional e as particularidades de cada gestante ou tentante. Por isso, para receber um direcionamento personalizado, é importante conversar com o médico ou o nutricionista que a acompanha.

Se você conhece alguém que pode se interessar pelo assunto, compartilhe este artigo com a sua rede de contatos por meio das redes sociais! 

Flávia Rodrigues
Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, com extensão em nutrição aplicada à estética, saúde da mulher, modulação intestinal, nutrição na fertilidade e gestação.

Conheça a Linha de Suplementação Regenesis

Para casais tentantes e gestantes

mockup-regenesis-pre

Regenesis PRÉ

Nutre o sonho de ser mãe desde a pré-concepção

mockup-regenesis-60

Regenesis

Tudo o que a gestante precisa em uma única cápsula

mockup-regenesis-premium

Regenesis Premium

Suplemento para gestantes com fórmula incomparável

mockup-hemolip

Hemolip

Suplementação de ferro lipossomal, sem efeitos colaterais

Conheça a Linha de Suplementação Regenesis

Para casais tentantes e gestantes

mockup-regenesis-pre

Regenesis PRÉ

Nutre o sonho de ser mãe desde a pré-concepção

mockup-regenesis-60

Regenesis

Tudo o que a gestante precisa em uma única cápsula

mockup-regenesis-premium

Regenesis Premium

Suplemento para gestantes com fórmula incomparável

mockup-hemolip

Hemolip

Suplementação de ferro lipossomal, sem efeitos colaterais

close-link
close-link
close-link