Corrimento no início da gravidez: o que pode ser e quais as diferenças?

Saiba como é o corrimento normal da gestação e quando buscar uma avaliação médica

Corpo & Saúde
regenesis-mulher-e-gestacao-corrimento-no-inicio-da-gravidez

O corrimento no início da gravidez é uma situação comum, mas que gera muitas dúvidas e inseguranças. Afinal, o primeiro trimestre é uma fase em que a preocupação com os potenciais riscos para gravidez é grande, além de ser um momento de adaptação às mudanças do corpo.

Por isso, conversamos com a Ginecologista e Obstetra Dra. Marcela Queiroz, que descreve como é o corrimento normal do começo da gestação e explica quais tipos de corrimento merecem maior atenção. Continue lendo para tirar suas dúvidas!

Corrimento no início da gravidez é normal

Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais.

“É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve. 

A Dra. Marcela completa que esse quadro deve continuar até o final da gestação. “Não precisa se assustar, pois é supernormal ocorrer esse corrimento durante todo o período da gravidez”, diz a médica.

Se você, portanto, apresentar uma secreção de cor clara, branca ou transparente, um pouco espessa e sem odor característico, não há motivo para preocupação. 

Que tipo de corrimento pode indicar gravidez?

Muitas tentantes ficam em dúvida se a secreção vaginal que elas apresentam perto do final do ciclo menstrual pode ser um sintoma da gravidez.

Segundo a ginecologista, ao engravidar, algumas mulheres de fato apresentam um corrimento leve e amarronzado, com sinais de sangue, que está ligado ao início da gestação. “Isso é sinal da nidação, ou seja, da implantação do saco gestacional no útero”, explica a médica. 

Ela ressalta, porém, que nem todas as grávidas apresentam esse sangramento. “Muitas vezes a nidação pode ser imperceptível”, diz a médica.

Quando se preocupar com o corrimento no início da gravidez?

Agora que você já sabe que o aumento da secreção vaginal faz parte das mudanças que ocorrem no corpo durante a gravidez, chegou a hora de saber quando o corrimento pode ser preocupante durante a gestação. 

Fique atenta caso você apresente os seguintes sintomas:

Corrimento amarelo com cheiro desagradável

“Uma secreção de cor amarelada e associada a um odor desagradável, parecido com o de peixe podre, pode estar associada a alguma infecção por fungos ou bactérias. A paciente também pode apresentar irritação vulvar e ardência para urinar. Se não tratada, a infecção pode levar ao trabalho de parto prematuro e/ou à rotura prematura da bolsa amniótica”, alerta a Dra. Queiroz.

Corrimento verde, acinzentado ou amarelo-esverdeado com aspecto de pus

Segundo a médica, “pode-se pensar em uma infecção mais grave associada a alguma doença sexualmente transmissível”, explica. A secreção pode ou não estar associada a outros sintomas, como dor no baixo ventre, ardência para urinar e irritação vulvar.

Nesses casos, procure o seu obstetra para uma avaliação o quanto antes. “O exame físico é a base de tudo. Sempre que ocorre uma mudança na cor e característica do corrimento, é importante a mulher relatar isso na consulta do pré-natal”, orienta.

Dra. Marcela Queiroz | Ginecologista e Obstetra

Marcela Queiroz é Ginecologista, Obstetra e Pós-graduada em Medicina Fetal pela IETECS-Estácio, onde atua como monitora na disciplina de ultrassonografia. É médica ultrassonografista da rede Labs A+ e atende pacientes de ginecologia, pré-natal e laser íntimo em consultório médico no Rio de Janeiro.

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre corrimento no início da gravidez, que tal aproveitar para saber quais são os alimentos proibidos durante a gestação? Confira no vídeo da nutricionista Flávia Rodrigues, publicado no canal de Regenesis:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

26-08-2021
como é a secreção no inicio da gravidez como é corrimento na gravidez como é o corrimento no começo da gravidez como é o corrimento no inicio da gravidez corrimento amarelo no inicio da gravidez corrimento branco no inicio da gravidez corrimento no começo da gravidez corrimento no inicio da gravidez é normal
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments