Semanas e meses de gestação: veja a tabela e faça a conversão

Entenda como é calculada a idade gestacional e saiba por que é importante acompanhar a gravidez em semanas

Desenvolvimento do BebêEsperando meu Bebê
regenesis-mulher-e-gestacao-semanas-e-meses-de-gestacao

Se você é mãe ou está grávida, provavelmente já passou por isso: alguém pergunta de quantos meses é a sua gravidez e sua resposta sai automaticamente em semanas — afinal, é assim que médicos e enfermeiras acompanham o período durante o pré-natal. Você sabe, no entanto, como fazer a equivalência entre as semanas e meses de gestação? 

Neste artigo, conversamos com a Ginecologista e Obstetra Dra. Amanda Loretti, que explica a importância do acompanhamento em semanas e mostra como é feito esse cálculo, além de disponibilizar uma tabela para facilitar as contas. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

Como calcular a idade gestacional?

De acordo com a Dra. Amanda, há duas formas de se fazer o cálculo da data provável do parto (DPP) e, portanto, da idade gestacional: a partir da data da última menstruação (DUM) ou a partir do tamanho do embrião no primeiro ultrassom.

“Se essas duas datas são próximas uma da outra, consideramos a data da menstruação. Se, no entanto, a gestante não sabe a data da última menstruação ou houve muita diferença entre os dias, consideramos a que foi calculada pelo exame”, explica.

O que pouca gente sabe até engravidar é que, para o acompanhamento obstétrico, a primeira semana do ciclo menstrual já é considerada na contagem de semanas, mesmo que a ovulação aconteça perto da metade do ciclo.

É por isso que, ao descobrir a gestação logo após o atraso menstrual, os exames podem indicar que a mulher já está com quatro semanas de gestação, ainda que a concepção tenha ocorrido há apenas duas semanas.

regenesis-mulher-e-gestacao-semanas-e-meses-de-gestacao-2

Tabela de semanas e meses de gestação

Veja abaixo a tabela que serve como guia para conversão de semanas em meses de gestação:

TRIMESTRESEMANASMESES
1º trimestre02 a 061
07 a 102
11 a 143
2º trimestre15 a 184
19 a 235
24 a 286
3º trimestre29 a 337
34 a 378
38 a 429

Se você estiver na 14ª semana (por exemplo: 14+5, ou seja, 14 semanas e 5 dias), você estará no final do 3º mês de gravidez. Quando começar a semana 15, você terá 3 meses completos de gravidez.

Se, portanto, alguém perguntar de quantos meses você está, algumas formas corretas de responder são: “estou no terceiro mês”, “estou de dois meses” (já que o “de” dá a entender que são meses completos) ou “estou de quase três meses”.

Com quantas semanas o bebê deve nascer?

De acordo com a Dra. Amanda, a data provável do parto (DPP) indica o momento em que a gestação completa 40 semanas. O parto, porém, é considerado a termo caso ocorra entre 37 e 42 semanas. 

Aqui vale uma explicação: “Termo é a palavra que a gente usa para falar de um nascimento na hora certa”, diz a Obstetra. 

“Se a mulher entrou em trabalho de parto espontaneamente, não faz tanta diferença se o bebê está nascendo de 37 ou 41 semanas, porque nessa fase a gente entende que o bebê mandou sinais para o corpo materno de que ele está maduro para nascer”, explica a Ginecologista. 

O cenário muda, porém, no caso de cesarianas eletivas. “Estudos demonstram que, apesar de já estarem no termo, bebês tirados fora do trabalho de parto entre 37 e 39 semanas podem ainda não estar prontos para o nascimento. Por isso, a recomendação é de que as cesarianas agendadas sejam feitas, se possível, depois de 39 semanas”, conta a médica.

Gostou do tema? Aproveite para assistir ao vídeo abaixo do canal de Regenesis, em que a Dra. Amanda Loretti explica em detalhes como é feita a contagem de semanas, fala sobre bebês prematuros e o que pode ser feito para estimular o trabalho de parto: 

Você conhece outra gestante que tem dúvidas na contagem de semanas e meses de gestação? Aproveite para compartilhar este artigo!

Médica ginecologista e obstetra Amanda Loretti – gravidez de gêmeos

Dra. Amanda Loretti é Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde realizou residências médicas em Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Fetal. É especialista em Ginecologia Endócrina e atua principalmente em Obstetrícia Humanizada, Ginecologia e Sexualidade. Atende em seu consultório, que fica localizado na Vila Mariana, em São Paulo. Saiba mais sobre a Dra. Amanda em seu site e acompanhe seu trabalho pelo Instagram e YouTube.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

10-09-2021
calcular semanas e meses de gestação calendario de semanas e meses de gestação como calcular semanas e meses de gestação como contar as semanas e meses de gestação semanas e meses de gestação semanas e meses de gestação tabela tabela de semanas e meses de gestação tabela semanas e meses de gestação
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments