Como ter uma alimentação saudável na gravidez?

Entenda os pilares de uma dieta equilibrada e cuide da sua saúde - e do seu bebê - durante toda a gestação

Nutrição & Alimentação
regenesis-mulher-e-gestacao-alimentacao-saudavel-na-gravidez
Como ter uma alimentação saudável na gravidez?

Um olho no peixe…

Em tempos de tantos alimentos ultraprocessados, aplicativos de delivery e um cotidiano atribulado para a maioria das pessoas, manter uma rotina de alimentação saudável na gravidez pode ser um enorme desafio. Mas para fugir de tantas tentações, as principais recomendações de médicos e nutricionistas são bastante conhecidas para qualquer momento da vida: preferir alimentos in natura ou minimamente processados, grãos integrais, alimentos com pouca gordura, pouco sódio e açúcar, garantindo uma riqueza de cores no prato que se traduzem naturalmente em mais nutrientes. 

“A lista inclui frutas, verduras, legumes, proteínas como carne, frango, peixe e ovos, fontes de carboidratos como arroz integral, batata, mandioca e leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha”.

Enumera a Nutricionista Renata Saffioti.

E se durante toda a vida uma dieta equilibrada já traz inúmeros benefícios, durante a gestação, a importância desse hábito só aumenta.

“A alimentação saudável é essencial para o correto crescimento e desenvolvimento do bebê, além de proporcionar maior qualidade de vida da mãe, que desenvolve menos riscos de diversas doenças”, explica. 

Outro no gato…

Renata também destaca que, assim como a alimentação tem uma grande participação na construção de um estilo de vida saudável, existem outros fatores que impulsionam os efeitos da dieta equilibrada, como a prática regular de exercício físico, meditação e cuidados com a saúde mental, sono adequado, controle do estresse, cuidados com a flora intestinal e hidratação completam a equação.

“Esta continua sendo a melhor forma de proporcionarmos a manutenção da saúde e a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e redução das chances de ganho de peso excessivo”, completa.

Ao trazer essas medidas para a rotina, além de fazer com que o melhor combustível esteja circulando por todas as suas células, você também melhora o funcionamento de todas as partes do seu corpo, exatamente como um motor de carro.

“Uma gestante saudável se blinda de problemas como ganho de peso excessivo ou insuficiente, que poderiam gerar prejuízos no crescimento e desenvolvimento do bebê. Isso também afasta as possibilidades de ocorrência da diabetes gestacional ou de diabetes após a gestação, de bebês com macrossomia (acima de 4 kg) e de que seu bebê venha a ser um adulto obeso e/ou diabético”, detalha Renata. 


VEJA TAMBÉM


Na prática (ou melhor, no prato!)

E para te ajudar na hora de montar uma refeição, a dica da Renata é clara: “uma alimentação completa e variada implica que todos os grupos alimentares estejam presentes no seu prato”, diz. Para compor seu menu saudável é só seguir essas orientações: 

  • Carboidratos: dê preferência aos integrais, como arroz e macarrão integral, batata, mandioca, mandioquinha.
  • Proteínas: escolha os cortes magros de carne, frango e peixe, além de ovos.
  • Frutas: inclua ao menos 3 porções ao dia.
  • Vegetais verdes-escuros: são uma importante fonte de ácido fólico e ferro.
  • Laticínios: fontes de cálcio como iogurte, queijos curados.
regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-renata-saffioti

Renata Saffioti é Nutricionista e Mestre em Ciências e Obstetrícia, especializada em nutrição esportiva e ortomolecular. Ela atua em São Paulo (SP) e está presente no Instagram @nutri_renatasaffioti

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

20-05-2020
alimentação saudável durante a gravidez alimentação saudavel gestação alimentação saudavel na gestação alimentação saudavel na gestação alimentação saudavel gestante alimentação saudável na gravidez alimentação saudavel na gravidez alimentação saudavel na gravidez cardapio alimentação saudavel para gestante alimentação saudavel para gestante ministerio da saude alimentação saudável para gravidez como fazer uma dieta saudavel na gravidez como ter uma alimentação saudavel na gravidez dicas de alimentação saudável na gravidez
Gostou? Compartilhe com sua rede!
Comentar

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *