Para lavar a alma
Se beber água seguindo as recomendações de saúde sempre foi importante, esse hábito pode ter muito mais importância durante a gestação. Somos compostos por cerca de 70% de água, e o seu papel inclui desde nutrir as células para desempenhar funções básicas, como a distribuição de vitaminas e minerais, até a eliminação de toxinas.
“Se normalmente uma pessoa adulta precisa, em média, de dois litros por dia, a mulher grávida precisa de ainda mais atenção a esse detalhe, já que ela se torna responsável por gerar uma vida e nutrir esse novo corpo em desenvolvimento, além de cuidar das funções básicas do seu próprio corpo, para garantir uma gestação saudável”, enfatiza Dra. Monique Mion, Ginecologista e Obstetra.
Na gravidez, a ingestão de água tem um papel importante para evitar o surgimento de infecção urinária (que em casos extremos leva a partos prematuros), e afastar os riscos de hipertensão e de retenção de líquidos, um dos principais temores do último trimestre.
“Não existe uma quantidade única recomendada, já que cada corpo tem necessidades próprias e particularidades. Os estudos demonstram que as gestantes precisam consumir em torno de 2 litros de líquido por dia, incluindo bebidas e alimentos”, recomenda a Dra. Monique.
Líquido precioso
Durante a gravidez, beber água também tem um papel relevante na manutenção do líquido amniótico, que possibilita a movimentação do bebê, auxilia na alimentação e protege do impacto em caso de quedas. Seu volume normal aumenta ao longo da gestação, chegando a uma capacidade de até um litro. Já com a proximidade do parto, o volume volta a cair.
Até o quarto mês de gestação, o líquido amniótico é produzido pela placenta e pelas membranas que envolvem a bolsa fetal; já depois do quinto mês, os rins do bebê se tornam os responsáveis por essa produção.
Assim como a hidratação promove a renovação das células e tecidos, na gravidez ela apoia a renovação do líquido amniótico, que acontece em ciclos entre 18 e 24 horas, tornando fundamental que a gestante ofereça ao corpo os recursos necessários para mantê-lo em seu nível adequado.
Comente