Fertilidade, segundo o dicionário, é a qualidade do que é fértil. De acordo com a medicina reprodutiva, fértil é o casal que consegue, naturalmente, conceber uma gestação no período de um ano. Mas até chegar a esse ponto, o caminho pode ser longo. Isso porque a fertilidade é influenciada por diversos fatores.
“A fertilidade feminina está diretamente relacionada à idade e aos hábitos de vida da mulher, como dieta, prática de atividade física, tabagismo, uso de álcool e/ou drogas, estresse“, destaca Dra Barbara Freyre, Ginecologista especialista em reprodução humana.
Um marco importante
O número de gametas (células de reprodução sexuada) da mulher é definido na vida intrauterina, e essas células podem perder qualidade antes mesmo do nascimento – o que complica um pouco o processo para quem deseja ser mãe.
“A idade de 35 anos também é um marco, pois tanto a quantidade quanto a qualidade dos óvulos caem bastante e isso pode prejudicar as tentativas a partir desse momento”, explica Dra Barbara.
Segundo ela, como o tempo não é um aliado a partir dessa fase, tudo deve ser feito mais rapidamente para mulheres com mais de 35 anos, para garantir que, caso seja necessário adotar técnicas de reprodução assistida, ainda existam óvulos viáveis.
Aumentando as chances
Apesar da idade ser um dos fatores mais importantes na fertilidade feminina, ela não é a única. O segundo maior elemento de influência é o conjunto “hábitos de vida”, e esses podem ser alterados para favorecer a mulher.
“Adotar uma dieta mais equilibrada, com a prática regular de atividade física e eliminando vícios como o cigarro, álcool ou drogas, além de corrigir desordens endócrino-metabólicas são fatores que ajudam a aumentar as chances de sucesso de gestação”, destaca Dra Barbara.
Os suplementos vitamínicos também são grandes aliados nessa jornada – e por isso vale conhecer o Regenesis Pré e Hemolip, pensados para mulheres que desejam engravidar e procuram uma concepção saudável.
Para entender a questão de forma mais profunda e encontrar os caminhos para melhorar suas chances de engravidar, confira o e-book completo que preparamos sobre o tema. É só clicar no botão!
Comente