Estresse na gravidez: como controlar?

regenesis-site-mulher-e-gestacao-estresse-na-gravidez

O que é o estresse?

De acordo com o Ministério da Saúde, estresse é a reação do corpo a situações de perigo ou ameaça. Esse estado de alerta causa alterações físicas e emocionais, como um reflexo para nos adaptarmos a situações novas. Na teoria, essas circunstâncias deveriam ser excepcionais na rotina, pois a descarga de adrenalina também traz consequências: afeta o sono, a alimentação e em excesso, causa doenças como hipertensão, tontura e gastrite. Mas no dia a dia, com todas as cobranças que somos submetidas na sociedade, estamos constantemente expostas a uma forma prolongada de estresse.


Os exercícios na gravidez ajudam a manter o bem-estar da gestante

Receitas para uma gravidez saudável (e-book)

Sexo na gravidez: pode ou não pode?


Inimigo invisível

O estresse, assim como seus efeitos, é extremamente subjetivo. Por isso é difícil definir o limite entre tolerável e prejudicial, como explica a Médica Ginecologista e Obstetra Claudia Chiba Kamergorodsky.

“Hoje em dia, a vida da grande maioria das pessoas tem certo nível de estresse que já faz parte da rotina, principalmente nas grandes cidades. Adicionando uma gravidez a essa equação, então, temos uma mulher mais suscetível a esses quadros”, detalha.

Os gatilhos de estresse podem ser vários, tanto internos quanto externos.

“No ambiente de trabalho, a simples falta de acolhimento dos colegas pode estressar a gestante. Uma gravidez não é um atestado de invalidez, mas é necessário respeitar a rotina para que essa mulher tenha qualidade de vida”, pondera Claudia.

As cobranças que a mulher faz para si também podem ser prejudiciais: são muitas emoções para lidar e às vezes as reações mudam com a gestação.

Mente sã, corpo são

Respeitar a rotina é uma das regras de ouro para evitar o estresse durante a gravidez.

“Ao estabelecer e cumprir horários para se alimentar, descansar e praticar exercício, a gestante cria uma rotina que fortalece a saúde física e mental, algo que a gente almeja quando afasta uma mulher do trabalho por estresse, por exemplo. A ideia é que ela se distancie do agente estressante”, relata a Dra. Claudia.

Segundo ela, o estresse pode afetar até mesmo o desenvolvimento do feto, já que é durante o sono da mãe que a criança se desenvolve, aumentando também o risco de parto prematuro.

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-2

Dra. Claudia Chiba Kamergorodsky é Médica Ginecologista e Obstetra e atua em São Paulo (SP) na Clínica @Gynecare.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

02-01-2020
estresse estresse na gravidez estresse na gravidez é normal estresse na gravidez pode causar sangramento estresse na gravidez sintomas estresse no final da gravidez gravidez estresse marido nervosismo na gravidez nervoso na gravidez tensão alta na gravidez consequências
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments