Pré-natal psicológico: um cuidado necessário para esta fase de emoções

Acompanhamento psicológico para gestantes pode ser fundamental para ajudar a lidar com as emoções e as expectativas do que está por vir

Corpo & Saúde

regenesis-site-mulher-e-gestacao-pre-natal-psicologico

Que toda gestante deve contar com um bom acompanhamento pré-natal todos sabemos. Mas você sabe o que é um pré-natal psicológico?

Muito além das consultas e exames que marcam este momento, o acompanhamento terapêutico de um profissional de saúde mental é uma ferramenta valiosa para lidar com as emoções que marcam a gravidez, proporcionando mais qualidade para o relacionamento familiar.

Confira neste artigo como fazer um pré-natal psicológico e a importância dessa prática para as gestantes e tentantes.

Como fica o psicológico da gestante?

“Toda terapia é um momento de acolhimento de sentimentos, não importa a fase da vida. Mas a gravidez pode gerar ansiedade e muita carga emocional para um período que já é delicado. No pré-natal psicológico trabalhamos a desconstrução da parentalidade ideal e construímos a parentalidade real e possível para a família”, explica Hellian Machado, Psicóloga e Coach Parental.

“Para isso, é essencial calibrar as expectativas em relação ao bebê, além de questões dos próprios pais e da rede de apoio. Assim, tudo se torna menos idealizado e mais real, tornando a experiência mais tranquila”, completou a especialista.

Antes mesmo de engravidar

Aliás, a ansiedade e outras questões psicológicas que podem dificultar qualquer gestação se tornam obstáculos ainda maiores para casais tentando engravidar.

“A preparação psicológica para este momento é tão importante quanto a fisiológica, e a ciência já constatou que fatores emocionais também atrapalham a fertilidade do casal. Isso sem contar que as tentativas de fertilização dos casais podem gerar muita ansiedade e expectativa”, destaca.

Como fazer um pré-natal psicológico?

Para contar com um pré-natal psicológico, a recomendação é procurar um profissional especializado em Psicoembriologia ou Psicologia Perinatal.

Essas duas linhas terapêuticas são baseadas em estudos específicos sobre o período que vai desde a concepção até a exterogestação, focadas no acolhimento de emoções tanto da mãe quanto do resto da família e da rede de apoio.

Se a paciente já faz o acompanhamento com um profissional de outra linha terapêutica, a recomendação é que o pré-natal psicológico aconteça em paralelo ao tratamento anterior, e seja feito semanalmente.

“Dependendo do estado emocional da mãe ou até mesmo da dinâmica familiar, podemos indicar que a frequência seja maior, de duas vezes na semana, por exemplo”, pondera Hellian.

Vale destacar que o acompanhamento pode ser feito tanto pela gestante quanto por seu parceiro e demais membros da sua rede de apoio.

Gostou de saber sobre o pré-natal psicológico? Compartilhe este artigo para que outras gestantes fiquem por dentro do tema!

Caso queira saber mais sobre outros assuntos relacionados à gravidez, confira os demais artigos de nosso blog.

regenesis-mulher-e-gestacao-parceiros-hellian-machado

Hellian Machado é Psicóloga e Coach Parental, especializada em disciplina positiva. Ela atua em Passos (MG).

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

26-02-2021
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments