Quando o assunto é suplementação na gravidez, nomes como Regenesis e Regenesis Premium podem surgir em uma consulta médica ou em pesquisas na internet, o que costuma gerar a dúvida: qual é a diferença entre esses produtos e em que casos são indicados?
Para navegar por essas questões com informações seguras, convidamos uma autoridade no assunto: a seguir, o Dr. Ricardo Bruno, Ginecologista e Diretor Médico da Exeltis, responde às perguntas mais frequentes das nossas consumidoras.
Qual é a principal diferença entre o Regenesis e o Regenesis Premium?
A grande diferença entre os dois está na composição, principalmente na quantidade de ômega-3. Enquanto as formulações são, no geral, muito parecidas, o Regenesis Premium contém uma quantidade bem maior de Ômega-3. Além disso, o Premium possui em sua fórmula o Lipinova, que é um metabólito ativo do próprio ômega. Já as quantidades de metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), ferro e vitamina D são muito similares em ambos os produtos.
Quando cada um deles é indicado?
O Dr. Ricardo Bruno explica que a indicação varia conforme o perfil da gestante:
- Regenesis: é mais indicado para gestações consideradas normais, ou seja, para pacientes que precisam da suplementação padrão, mas não possuem histórico de complicações.
- Regenesis Premium: é recomendado para gestantes que apresentam alguma comorbidade ou histórico de risco, como partos prematuros anteriores, descolamento de placenta, hipertensão ou diabetes gestacional. Nesses casos, a quantidade maior de Ômega-3 e a presença do Lipinova trazem mais segurança por sua ação em processos inflamatórios.
O que é o Lipinova, presente no Regenesis Premium?
O Lipinova é um metabólito ativo do Ômega-3. Quando ingerimos o Ômega-3, nosso corpo precisa passar por um processo enzimático para transformá-lo em suas formas ativas. O Regenesis Premium já entrega esse componente na sua forma ativa, o que permite que ele aja diretamente no organismo, auxiliando na prevenção de processos inflamatórios associados a condições de risco na gravidez, como a pré-eclâmpsia e o parto prematuro.
As dosagens na tabela nutricional de Regenesis e Regenesis Premium são seguras para gestantes?
Sim, são totalmente seguras. O Dr. Ricardo Bruno esclarece que todas as dosagens presentes nas fórmulas de Regenesis e Regenesis Premium são baseadas nas recomendações oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
“A formulação foi desenvolvida para fornecer as quantidades ideais de suplementação, suprindo possíveis deficiências nutricionais sem criar excessos suprafisiológicos. O risco de eventos adversos, como uma hipervitaminose, está associado a doses extremamente elevadas, o que não ocorre com os produtos da linha Regenesis”, esclarece o médico.
Quem toma Regenesis ou Regenesis Premium precisa de suplementação extra de ácido fólico?
Segundo o Dr. Ricardo, não é necessário fazer uma suplementação adicional. A quantidade de metilfolato (400 microgramas) presente nos produtos da linha Regenesis é considerada suficiente e está dentro das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 360 a 600 microgramas. “Essa dosagem é adequada para garantir a proteção e o correto desenvolvimento do tubo neural do bebê”, explica o especialista.
Quem toma Regenesis ou Regenesis Premium precisa de suplementação extra de ferro?
Para a grande maioria das pacientes, a dose de 30 mg de ferro presente no Regenesis é suficiente. O Dr. Ricardo ressalta, contudo, que gestantes com um quadro de anemia mais importante podem, sim, precisar de uma suplementação extra de ferro, que deverá ser indicada pelo médico que acompanha a gestação.
A embalagem de Regenesis Premium indica a ingestão de duas cápsulas por dia. Isso significa que a dose é dobrada?
Não, a dose não é dobrada. A composição total diária do Regenesis Premium está dividida em duas cápsulas, principalmente porque a alta concentração de Ômega-3 não caberia em uma única cápsula. A posologia correta, portanto, é a ingestão das duas cápsulas por dia para atingir a dosagem descrita na embalagem.
Até quando tomar Regenesis e Regenesis Premium?
A recomendação é que a suplementação seja mantida durante o pós-parto, principalmente ao longo do período de amamentação exclusiva. O Dr. Ricardo Bruno explica que, nessa fase, a demanda nutricional da mulher é muito alta, e continuar com Regenesis ou Regenesis Premium ajuda a suprir essas carências. “Após esse período, com o retorno a uma alimentação normal e adequada, a nutrição pode ser mantida com a própria dieta, conforme orientação médica”, orienta.
Qual é a melhor forma e horário para tomar Regenesis e Regenesis Premium?
A posologia indicada é de uma cápsula ao dia para o Regenesis e duas cápsulas ao dia para o Regenesis Premium. Não existe um horário rígido que precise ser seguido: o mais importante é que a gestante encontre o melhor momento em sua rotina para tomar o suplemento todos os dias, garantindo a constância do uso. As duas cápsulas do Premium podem ser ingeridas juntas.
Tanto Regenesis quanto Regenesis Premium oferecem fórmulas seguras e baseadas em ciência, pensadas para as diferentes fases e necessidades da gestante. A decisão mais importante, no entanto, é sempre ter a indicação do seu médico.
Para continuar sua jornada de conhecimento e entender ainda mais sobre os nutrientes que não podem faltar nesta fase, leia também nosso guia completo sobre as principais vitaminas para gestantes e como obtê-las.
Comente