Pregorexia: o perigoso transtorno alimentar que pode afetar a gravidez

Conheça um dos transtornos alimentares que podem afetar as gestantes e saiba como evitá-lo

Corpo & SaúdeNutrição & Alimentação
regenesis-site-mulher-e-gestacao-pregorexia-1

É uma questão física: toda mulher que engravida ganha peso, salvo raríssimas exceções. Mas em uma sociedade pautada pela exigência do corpo perfeito, com padrões impostos por revistas e desfiles de moda, o medo de engordar demais durante a gestação pode dar origem a um problema sério: a pregorexia, termo que nasceu da junção das palavras pregnancy (gestação, em inglês) e anorexia para definir um transtorno preocupante.

 “A paciente diagnosticada com pregorexia está em busca de um corpo perfeito, mesmo durante a gravidez, que é uma fase em que o ganho de peso é natural e esperado – levando em conta também a saúde da mãe e do bebê. A preocupação excessiva com o aumento de peso leva a dietas muito restritivas, episódios de compulsão alimentar seguido de vômito, ausência de ganho de peso, uso de diuréticos e laxantes e também de atividade física em excesso”, explica a Ginecologista Obstetra Karine Miranda. 

A médica destaca que o excesso de restrições calóricas ou de esforço físico durante a gravidez pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê. “Além da carência de vitaminas e da possibilidade de desnutrição, esses transtornos afetam o psicológico da mãe. Para o bebê, a pregorexia pode significar muitos riscos, incluindo baixo peso, dificuldade de oxigenação fetal e até mesmo abortamento”, aponta. 

Passado conturbado

De acordo com Karine, as chances de desenvolver a pregorexia ou outros distúrbios alimentares durante a gestação aumentam em mulheres que já tiveram transtornos similares antes, como bulimia e anorexia.  

“É importante que, na primeira consulta do pré-natal, seja feita uma anamnese e um exame minucioso de diversos aspectos do corpo da paciente, assim como uma conversa franca sobre preocupações e comportamentos da mãe. A partir de elementos coletados nessas análises, é possível identificar transtornos alimentares anteriores e, assim, encaminhar para acompanhamento de nutricionista e psicólogo durante a gestação”, afirma. 

Acompanhamento constante

Para superar o problema de maneira saudável, o quanto antes o diagnóstico for feito, mais chances a mãe e o bebê terão de vivenciar uma gestação saudável. Ao receber o acompanhamento recomendado, é possível reverter o quadro de baixo peso e carência de nutrientes. Mas, para isso, as consultas mensais com o obstetra são fundamentais. 

“Uma vez constatado o distúrbio, a gestante é encaminhada para a ajuda psicológica, pois precisa entender e trabalhar a questão do ganho de peso na gestação, que é perfeitamente normal e saudável. Ela também deve ser acompanhada por um nutricionista, para a implementação de uma dieta adequada, na qual a suplementação com polivitamínicos pode ser um caminho”, afirma Karine. 

regenesis-mulher-e-gestacao-parceiros-karine-miranda

Karine Miranda é Ginecologista Obstetra e atua no Rio de Janeiro. Compartilha dicas e conteúdos sobre gestação e saúde da mulher em seu perfil no Instagram, @drakarinemiranda.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.
16-10-2020
distúrbio alimentar disturbio alimentar na gravidez gestante Pregorexia pregorexia causas pregorexia o que é pregorexia ortorexia pregorexia sintomas pregorexia tratamento transtorno alimentar e gravidez transtorno alimentar gravidez cid transtorno alimentar gravidez musculação transtorno alimentar gravidez o que significa transtorno alimentar na gestação what is pregorexia
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments