Muitas grávidas buscam formas de estimular o desenvolvimento e a conexão com o bebê ainda dentro do útero. Uma excelente ferramenta para isso é a música! Tocar canções durante a gestação traz benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe.
Para entender quais são os efeitos da música para o bebê na barriga, conversamos com a fonoaudióloga Andrea Baldi. Confira o artigo e comece já a montar a playlist do barrigão!
Benefícios da música para bebês e crianças
O contato com a música é uma excelente forma de estimular os pequenos. A fonoaudióloga explica: “Estudos mostram que, quando a criança toca um instrumento ou passa por uma aprendizagem musical antes dos 5 anos, elas têm a área frontal do cérebro mais desenvolvida. A área frontal é a responsável pelo conhecimento lógico e abstrato”, explica Andrea.
Não é preciso, porém, esperar o nascimento para começar esse processo. “A gente tem que pensar que o bebê já escuta dentro do útero, então todas as informações que ele recebe já ajudam a criar conexões no cérebro”, diz a fonoaudióloga.
Os efeitos disso já podem ser percebidos desde o início do desenvolvimento do bebê. “O bebê que tem contato com a música tem mais facilidade no desenvolvimento da fala e na produção de sons, ou seja, na articulação das palavras, e até na coordenação motora”, explica.
Quando posso colocar música para o bebê ouvir na barriga?
Andrea explica que a formação do sistema auditivo começa a partir da 15ª semana. Na 20ª semana o feto já possui cóclea, que é responsável pela captação de sons. Por fim, a formação do sistema auditivo se completa entre a 25ª e a 29ª semana de gestação.
“A partir da 25ª semana de gestação, com certeza o bebê já ouve com melhor qualidade”, explica Andrea. Você já pode, portanto, curtir uma música junto com seu bebê a partir do quinto mês de gravidez!
O bebê mexe na barriga quando ouve música?
De acordo com Andrea, isso pode acontecer. “É possível, sim, que o bebê já responda a diferentes sons quando ele está na barriga da mãe, inclusive por meio da alteração da frequência cardíaca”, diz.
“Há estudos que comprovam o reconhecimento de músicas que são sempre tocadas na gravidez e da voz de pessoas que sempre conversam com o bebê na barriga, como o pai ou a companheira”, conta a fonoaudióloga.
Que tipo de música o bebê gosta de ouvir na barriga?
Música clássica? Cantigas infantis? Música gospel? Rock pesado? Não importa o estilo: a playlist deve atender ao gosto musical da mãe. A fonoaudióloga explica essa boa notícia:
“Quando a mãe ouve uma música que gosta, ela libera os hormônios que são responsáveis pelo prazer e pelas boas sensações, e isso é superimportante para o bebê. Então quando a gente pede que a mãe ouça músicas na gestação, são músicas que são do gosto dela”, diz Andrea.
Gostou de saber sobre os benefícios da música para o bebê na barriga? Compartilhe este artigo e conte para seus amigos qual será a playlist do seu barrigão!
Quer conhecer outras formas de criar conexão com o bebê ainda durante a gestação? Confira este vídeo sobre o tema, com a psicóloga Hellian Machado, publicado no canal de Regenesis no Youtube:
Comente