Um dos sintomas mais comuns da gestação, o enjoo na gravidez atinge a maior parte das gestantes, que podem senti-lo em diferentes graus, principalmente durante o primeiro trimestre. A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a amenizar o mal-estar.
Quer saber como? Conversamos com a Nutricionista Renata Saffioti, que também dá dicas de hábitos alimentares para melhorar a náusea típica da gravidez. Confira no artigo a seguir!
O que causa o enjoo na gravidez?
Segundo a nutricionista, o enjoo na gravidez não é provocado diretamente pela alimentação. “Acredita-se que os enjoos sejam causados pelo aumento do HCG, um hormônio específico da gestação, e pela ação da progesterona, que está mais elevada nesse período”, explica.
Mesmo assim, alguns hábitos alimentares podem sim potencializar as náuseas da gravidez. Por isso, de acordo com Renata, é recomendado evitar:
– alimentos muito condimentados;
– alimentos muito quentes;
– grandes quantidades de alimentos de uma única vez;
– passar mais de três horas sem se alimentar.
Além disso, ela destaca a importância de observar como o seu corpo reage a cada alimento ingerido.
“Cada mulher tem uma sensação e uma percepção diferente de sua alimentação, então é necessário identificar quais alimentos e hábitos podem aumentar o enjoo. Muitas vezes, aquele alimento consumido de costume pode estar causando o mal-estar”, orienta.
Quais são os alimentos que ajudam a amenizar as náuseas na gestação?
Segundo a nutricionista, os alimentos que funcionam como “remédios naturais” para os enjoos na gravidez são:
– frutas cítricas, como o limão;
– água com gás bem gelada;
– gengibre: “seu consumo moderado é seguro na gestação”, indica Renata;
– alimentos secos, como biscoitos, pães e torradas.
Dicas de alimentação para aliviar o enjoo na gravidez
Que tal fazer um diário de sua dieta e anotar o que te fez bem e o que piorou as suas náuseas?
Assim, você poderá usar essas informações para apostar em alimentos com texturas e sabores semelhantes aos que foram bem-recebidos pelo seu organismo.
Além disso, alguns truques costumam funcionar para a maioria das gestantes. Renata dá as dicas:
– coma em pequenas porções e várias vezes ao dia;
– consuma alimentos em temperatura fria ou ambiente;
– deixe um alimento seco perto da cama, como um biscoito ou torrada, para comer de manhã, antes de se levantar;
– inclua o gengibre na alimentação, misturando-o em sucos ou em água gelada;
– tenha alguns picolés de limão no congelador para quando sentir vontade de algo doce.
Gelo antináuseas: confira esta receita!
Para facilitar sua rotina, que tal deixar um gelo de limão e gengibre no congelador para adicionar em sucos, na água com gás ou mesmo em água pura? Para fazer, é muito fácil. A Nutricionista Renata explica:
“Dilua um limão em 500 ml de água (½ litro). Coloque 1 colher de chá de gengibre ralado e congele em forminhas de gelo. Além de refrescar, essa receita ajuda a reduzir a sensação de enjoo”, ressalta Renata.
Por fim, Renata alerta: “se o enjoo levar à redução de peso ou persistir após a 16ª semana, é importante realizar uma avaliação com o seu obstetra, pois esse pode ser um quadro de hiperêmese gravídica”.
Agora que você já sabe quais são os principais alimentos que ajudam a aliviar o enjoo na gravidez, compartilhe nossas dicas com outras gestantes!
Quer saber mais sobre a ação dos hormônios no enjoo e em outros sintomas da gravidez? Assista, então, ao vídeo que a Dra. Amanda Loretti gravou para o canal de Regenesis no YouTube sobre este tema!
Comente