Gestantes em home office: dicas para facilitar o dia a dia

Veja como reduzir a ansiedade e a sensação de solidão que a modalidade pode causar

Carreira
regenesis-mulher-e-gestacao-gestantes-em-home-office

A pandemia da covid-19 transformou o trabalho em casa em realidade para muitas pessoas –  e colocar as gestantes em home office foi uma das medidas adotadas pelo Ministério da Saúde para reduzir sua exposição aos riscos da doença.

Com o avanço da vacinação, essa realidade deve ser transformada, mas tudo indica que o home office veio para ficar, especialmente para alguns setores da economia. 

Se você está grávida e está trabalhando de forma remota, confira as dicas da Psicóloga Mariana Garcez Ribeiro para vivenciar essa experiência da melhor maneira!

O home office na pandemia

Após o início da pandemia, cada pessoa encarou o trabalho remoto de uma forma diferente, e com as gestantes, a situação foi a mesma. “Para algumas, pode ter sido um alívio não ter que se deslocar, por exemplo. Já para outras, a falta de divisão entre o espaço de trabalho e a vida privada, especialmente para aquelas que já têm outro filho, certamente foi extenuante”, explica a psicóloga.

Em uma enquete publicada nas redes sociais de Regenesis, encontramos diferentes visões entre nossas leitoras. 

A Vendedora Tatiane Lima Oliveira, de Montes Claros/MG, está afastada desde que soube da gravidez, mas enxerga isso como algo positivo. “Estou trabalhando em casa agora, me sinto mais segura e protegida. Sinto falta de onde eu trabalho, mas sei que é para o nosso bem”, relata.

Já para a Fonoaudióloga Bruna Ettore, de Porto Real/RJ, ficar longe dos colegas de trabalho e da correria do dia a dia foi muito difícil. “De repente, fiquei em casa o dia todo sem essa agitação e interação. Ainda mais grávida, um momento que a mulher quer exibir sua barriga e está mais emotiva, querendo compartilhar as novidades com as colegas de trabalho”, ela conta.

Pouco contato social, mais ansiedade

De acordo com a psicóloga, a ansiedade é um dos sentimentos mais comuns entre as gestantes. Estar grávida durante uma pandemia, porém, fez com que esse estado se agravasse ainda mais.

“No contexto da covid-19, gera-se muito medo e insegurança sobre o que vai acontecer no parto e os protocolos de segurança adotados pelos hospitais, o que por sua vez contribuem para uma piora considerável desse estado ansioso”, explica. 

Dicas para as gestantes em home office (a qualquer tempo!) 

A seguir, Mariana lista algumas formas de reduzir a ansiedade e lidar com a rotina de trabalho remoto de forma mais tranquila.

Filtre as informações sobre o contexto social e político.

“Busque limitar o acesso ao turbilhão de informações veiculadas na mídia e redes sociais e verifique a veracidade da informação”, explica.

Conte com pessoas que possam te apoiar.

“O isolamento social mostrou como as redes de apoio são fundamentais, mas vale destacar que elas são necessárias para uma gestação em qualquer contexto”, diz Mariana.

Procure espaços de trocas virtuais com outras mulheres na mesma situação.

“Isso pode ser extremamente rico e saudável”, aconselha.

Mantenha-se ativa fisicamente.

“Mexer o corpo é fundamental para garantir boas condições não só físicas, mas também mentais”, diz.

Faça uma divisão física entre o trabalho e a vida privada.

“Pode ser um cômodo reservado para isso ou uma mesa organizada em algum canto da casa”, exemplifica.

Marque horário para pausas.

“Manter seu horário de almoço e algumas pausas para um lanche, beber água ou um alongamento trarão maior bem-estar”, diz a psicóloga.

Crie um ritual para marcar o fim do expediente.

“Para quem trabalha fora de casa, os trajetos de ida e volta, sejam de carro ou de transporte público, desempenham essa função. Cada gestante pode criar o seu ritual, de acordo com seus recursos e possibilidades”, conta Mariana.

Busque ajuda profissional psicológica e psiquiátrica, se necessário.

Se a gestante notar alterações persistentes de humor, sono e alimentação, desânimo, desinteresse, choro incessante ou tristeza intensa, o apoio profissional é fundamental. “Uma escuta profissional qualificada pode trazer amparo e suporte para elaborar momentos difíceis”, ressalta.

As dicas acima podem ser aproveitadas por qualquer pessoa que trabalhe na modalidade de home office. Por isso, compartilhe este artigo com a sua rede de amigos!

Mariana Garcez Ribeiro | Psicóloga

Mariana Garcez Ribeiro é Psicóloga formada pela PUC-SP, Psicanalista e acompanhante terapêutica. É sócia do Primeiras Histórias, grupo de mães e psicólogas especialistas em parentalidade e primeira infância.

Para muitas pessoas, ficar em casa é um gatilho para passar o dia comendo besteiras. Com você também é assim? Confira, então, as dicas da Nutricionista Flávia Rodrigues para lidar com a vontade de comer doce na gravidez:

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.

Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

05-11-2021
como lidar com o isolamento social dicas para ansiedade dicas para ansiedade isolamento social dicas para gestantes ansiedade gestantes em home office gestantes isolamento social gestantes no home office grávidas e isolamento social grávidas na pandemia grávidas no home office
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments