Os exercícios na gravidez ajudam a manter o bem-estar da gestante

Mas, afinal, quais são os exercícios mais recomendados e o que deve ser evitado durante a gestação?

Corpo & Saúde
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A gestante não só pode como deve fazer exercícios na gravidez”, revela a Dra. Vania Carolina Pereira Stancka,Ginecologista e Obstetra.

Ela explica porque os exercícios na gravidez são importantes para o controle de peso e da pressão arterial, para diminuir os riscos de ter diabetes gestacional e para aliviar desconfortos como dor nas costas e inchaços. Mas, principalmente, porque a atividade traz conforto e prazer à mulher.

Confira as principais recomendações da doutora para as gestantes:

 

Quem já pratica

Ela explica que se a mulher tem a rotina de se exercitar, não precisa parar. Somente se há algum problema no início da gravidez e o médico recomende suspender.

“O que acontece, normalmente, é que, se a gestante faz musculação, pedimos para diminuir a intensidade e a carga. Exercícios de impacto, com pulos e saltos, também devem ser evitados e substituídos por bicicleta ou musculação, por exemplo”, explica Vania.

A gestante que vai começar

Se a mulher não pratica exercícios físicos, ao ficar grávida ela deve esperar os primeiros três meses antes de iniciar.

“Primeiro ela precisa começar o pré-natal, realizar o exame morfológico do primeiro trimestre, aí sim ela será orientada a se exercitar se não houver nenhuma contraindicação médica”, comenta.

As atividades mais recomendadas

Após 20 semanas de gestação, ou no quinto mês da gravidez, os exercícios na água são muito bem-vindos.

“Nesse período, a gestante começa a ficar um pouco mais inchada e os exercícios na água ajudam bastante na retenção de líquido”, comenta a doutora. 

Além disso, são os mais recomendados para ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo, o que acontece entre a 28ª e a 32ª semana, no sétimo mês de gestação.

“Quando eu fiquei grávida fiz natação durante esse mês inteiro e isso ajudou o bebê a virar e a encaixar”, explica Vania.

A musculação, com baixas carga e intensidade, também é uma boa aliada, porque o fortalecimento da musculatura das costas e dos braços será importante para manter a postura.

“Com o peso da barriga, as costas ficam sobrecarregadas, por isso, fortalecer essa região será importante para aliviar as dores”, diz Vania.

Ela explica que os exercícios do Pilates também podem ser adaptados para o período da gestação com bons resultados.

Maior atenção

Em casos de descolamento do saco gestacional – a primeira estrutura formada após a fecundação – no início da gestação, os médicos orientam a não praticar exercícios e a se manter em repouso.

“Se houve um pequeno descolamento, sem sangramento ativo, e a gestante quer praticar atividade, eu oriento a fazer exercícios na água, uma hidroginástica bem tranquila e sem pular muito”, explica Vania.

Onde está o perigo?

Segundo a doutora, os exercícios podem se tornar um perigo quando são inadequados para o período gestacional, como o cross fit, com alto impacto e grandes cargas.

“As articulações da gestante estão instáveis, então, ao levantar muito peso e de forma rápida demais, isso será prejudicial para a postura e para a barriga que está crescendo, além de lesionar joelhos e lombar”, diz ela.

Ajuda profissional

O ideal é que a gestante tenha o acompanhamento de um personal trainer ou educador físico durante a atividade. Mas se essa não é a realidade para todas as mulheres, então é recomendável procurar programas de exercícios especiais para o período da gestação.

“Eu indico, por exemplo, os programas da Gizele Monteiro, que eu avaliei e usei durante a minha gravidez”, revela a doutora.

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Doutora Vania Carolina Pereira Stancka é Médica Ginecologista e Obstetra e trabalha, principalmente, com ginecologia integrativa com base na longevidade saudável, modulação hormonal e ortomolecular. Ela atua em São Paulo (SP) e mantém um canal no Instagram:  @dravaniacarolina


Confira outras dicas e mais sobre as experiências pessoais da Dra. Vania Carolina Pereira Stancka em nosso Instagram

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22-08-2019
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