Quem tem ovário policístico pode engravidar?

Também conhecida como SOP, a Síndrome do Ovário Policístico afeta diretamente a fertilidade feminina. Entenda por que seu diagnóstico precoce é fundamental

Corpo & Saúde

A síndrome de ovário policístico, também conhecida como SOP, é uma condição que atinge milhões de mulheres anualmente e gera inúmeras dúvidas em relação a seus impactos. Entre elas, estão os questionamentos sobre como esse distúrbio afeta a gravidez. 

Para entender se quem tem ovário policístico pode engravidar, vale a pena começarmos do princípio: afinal, você sabe dizer o que é a síndrome do ovário policístico?

O que é a síndrome de ovário policístico 

A SOP é uma doença crônica, de causas pouco conhecidas, caracterizada principalmente por ciclos menstruais e ovulação irregulares, e pela presença de pequenos cistos no ovário e de hormônios andrógenos (responsáveis pelas características masculinas) em excesso.

Muito comum, de acordo com o Ministério da Saúde, sua ocorrência é de cerca de 20% em mulheres em idade reprodutiva.

Quais são os sintomas da síndrome de ovário policístico?

Além das características já destacadas acima, os principais sintomas da SOP são acne, crescimento excessivo de pelos, espessamento e escurecimento da pele, queda frequente de cabelo, além de ganho de peso e doenças metabólicas, como hipertensão e resistência insulínica. 

Afinal, é difícil engravidar com ovário policístico?

Não necessariamente. Como explica a Ginecologista e Obstetra Dra. Beatriz Rodrigues Abreu da Costa, mesmo que sua ocorrência seja comum, o diagnóstico de SOP, geralmente feito na adolescência, não é sinônimo de infertilidade.

“Aproximadamente 40% das mulheres diagnosticadas com a síndrome do ovário policístico sofrerão com a infertilidade. Porém, é possível favorecer a gravidez com mudanças no estilo de vida, como perda do excesso de peso, alimentação balanceada, atividade física regular e a adoção do tratamento adequado”, relata a Dra.

O que o ovário policístico pode causar? 

Além da questão da fertilidade, a SOP pode ocasionar alguns outros problemas. Por isso, é fundamental garantir o diagnóstico e o tratamento de forma precoce.

“Sendo uma doença clínica, podemos ter também a doença metabólica, que aumenta as chances de hipertensão, resistência insulínica e diabetes não insulina dependente.  Além disso, a falta de ovulação e a amenorreia — ausência de ciclos menstruais  mensais — pela alteração hormonal podem causar hiperplasia endometrial e  aumentar as chances de ocorrência de câncer de endométrio”, destaca a Dra.

Qual o tratamento para engravidar com ovários policísticos?

“Se o objetivo da mulher é engravidar, existem tratamentos medicamentosos voltados a restaurar os níveis dos hormônios FSH e assim induzir a ovulação em 75% a 85% dos casos. É fundamental ter o acompanhamento de um médico para que seja possível definir o melhor caminho a ser tomado em cada caso”, relata.

Cabe destacar que o tratamento da SOP também pode ter o objetivo de proteger o endométrio ou de evitar a gravidez. 

“Independentemente do foco, é importante olhar para a paciente como um todo,  não apenas tratar dos sintomas, mas também mudar os hábitos. Por exemplo, com a perda do excesso de peso, muitas mulheres conseguem equilibrar os hormônios e restaurar a fertilidade”, completa.

Gostou do conteúdo? Agora que você sabe melhor sobre a síndrome do ovário policístico, confira nossos outros artigos e fique por dentro de todos os assuntos relacionados ao universo da gravidez!

Dra. Beatriz Rodrigues Abreu da Costa, CRM 834408, é Ginecologista e Obstetra  formada pela Universidade Gama Filho (RJ), foi presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro e da Associação Nacional dos Médicos Residentes e é diretora do CREMERJ e membro da comissão de médicos jovens e humanidades médicas.

logo-regenesis-premium-home

Regenesis é uma linha completa de suplementação com ciência para tentantes e gestantes.

O Regenesis Premium possui 600mg de Ômega-3, Metilfolato (a forma ativa do ácido fólico), 2.000 UI de vitamina D, Ferro além de outras 13 vitaminas e minerais.
Seu suplemento vitamínico durante a gestação!

Conheça a nossa linha de produtos e
encontre a farmácia mais próxima de você.

24-03-2021
Gostou? Compartilhe com sua rede!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Claudia Ana Silva
Claudia Ana Silva
2 meses atrás

Excelente artigo!!!! bom pra quem quer saber um pouco mias sobre ovário policistico

daniela martins
1 mês atrás

Olá, Claudia! Ficamos felizes que o post tenha ajudado. Continue acompanhando nossos conteúdos! <3