Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Quem tem endometriose pode engravidar?

Está na dúvida se quem tem endometriose pode engravidar? Neste artigo respondemos tudo sobre o assunto. Confira!

Endometriose na gravidez - Mulher e Gestação - Imagem

Receber o diagnóstico de endometriose pode ser motivo de apreensão para as tentantes — afinal, um terço das mulheres com a doença apresenta problemas de fertilidade. Apesar disso, a boa notícia é que quem tem endometriose pode, sim, engravidar. É necessário, porém, realizar um tratamento adequado para isso. 

O que é a endometriose? 

Quem explica é a Ginecologista Giovana Rabitti:

Endometriose é o crescimento de células do endométrio (camada que reveste internamente o útero, que descama a cada mês na forma de menstruação) para fora do útero, como intestino, ligamentos, bexiga, tubas uterinas ou outros órgãos”, conta.  

Ela pode ser superficial ou profunda – quando atinge outros órgãos ou estruturas próximas ao útero. Nesse caso, os sintomas costumam ser mais intensos.   

Quais são os sintomas de endometriose? 

Os principais sintomas da endometriose são:

  • cólica menstrual (de diferentes intensidades) 
  • diarreia 
  • dor para evacuar ou urinar, principalmente no período menstrual 
  • dores durante a relação sexual com penetração 
  • dificuldade para engravidar  

O que causa endometriose?

A causa exata da endometriose ainda não é completamente conhecida, mas algumas condições parecem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Mulheres que tiveram a primeira menstruação muito cedo apresentam fluxo menstrual intenso ou que nunca engravidaram estão entre as mais propensas. Além disso, ter mãe ou irmãs com endometriose também pode indicar uma predisposição genética.

Como saber se tenho endometriose? Qual exame detecta?

O primeiro passo é conversar com seu ginecologista, que vai considerar seus sintomas e realizar o exame físico. Se houver suspeita, ele poderá solicitar exames de imagem mais detalhados.

Hoje, os exames mais indicados para ajudar no diagnóstico e entender a extensão da endometriose são o ultrassom transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética com protocolos específicos. Ambos devem ser feitos por profissionais com experiência no assunto, pois a análise correta depende muito da técnica e da familiaridade com os locais onde a endometriose costuma aparecer – como os ovários, o intestino, os ligamentos ao redor do útero, bexiga e até o diafragma.

Antes, a videolaparoscopia (um procedimento cirúrgico) era usada para confirmar o diagnóstico, mas com o avanço das tecnologias de imagem, hoje ela só é indicada quando os exames não mostram alterações e o tratamento clínico não está funcionando.

Afinal, quem tem endometriose pode engravidar?

Sim. Apesar de ser mais difícil, é possível realizar o sonho de ser mãe mesmo com a doença.

Trata-se de uma condição inflamatória, associada a alterações hormonais e imunológicas que dificultam a gestação. Claro que a gravidez natural é possível, apesar de ser mais difícil”, completou Rabitti

Geralmente há acometimento das trompas lugar onde acontece o encontro do espermatozoide com o óvulo. Além disso, o número de óvulos geralmente é menor, e a ovulação é menos eficiente”, afirmou. 

Quais os riscos de uma gravidez com endometriose? 

A endometriose pode influenciar no curso da gestação.

“Pode levar ao aumento de chances de gestação ectópica ou a abortos recorrentes. Além disso, caso essa mulher consiga engravidar, existe risco aumentado de hemorragias, complicações relacionadas à placenta e necessidade de cesariana”, explica. 

Quais são os tratamentos indicados?

Segundo Rabitti, o tratamento da endometriose varia conforme cada paciente. 

Temos desde tratamentos conservadores, com anticoncepcional, DIU hormonal e implantes hormonais, até cirúrgicos”, aponta a Médica.

Ela diz que a cirurgia é uma opção quando há falha no tratamento hormonal, o que poderia levar a um quadro de dor pélvica crônica na paciente. 

Além disso, no caso das tentantes, a cirurgia pode ser indicada antes da gravidez. 

Isso vai depender da localização dos focos de endometriose. Às vezes, essa mulher consegue engravidar espontaneamente e a gestação segue o curso normal. Mas, na maioria das vezes, são pacientes que têm dificuldade para engravidar. E aí, sim, a cirurgia é indicada”, finaliza. 

Rabitti conta que é possível controlar a progressão da doença pelo bloqueio da menstruação.

Endometriose tem cura?

É muito difícil falar em cura, já que são tecidos continuamente formados enquanto essa mulher estiver produzindo seus hormônios. As opções de tratamento visam minimizar os sintomas de dor e melhorar a qualidade de vida da mulher”, explica.  

Por isso, é muito importante procurar um ginecologista para iniciar o tratamento da doença o quanto antes. 

Referências

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Endometriose [Internet]. São Paulo: FEBRASGO; 2021. (Protocolo FEBRASGO-Ginecologia, n. 78/Comissão Nacional Especializada em Endometriose). Acesso em: 17 Jun 2025.

Disponível em: https://sogirgs.org.br/area-do-associado/Endometriose-2021.pdf

Dra Giovana Rabitti
Ginecologista, formada pela Universidade Federal de São Paulo com especialização em sexualidade pela Universidade de São Paulo.

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 2,1g (2 cápsulas)