Entre tantos palpites e conselhos que rondam esse intenso período, como saber quais são verdade e quais não passam de mitos da gravidez?
São tantas dúvidas e situações novas que é natural para a gestante querer conhecer experiências e receber conselhos de quem já passou por isso. Mas será que essas histórias têm embasamento médico?
Convidamos, então, a Médica Ginecologista e Obstetra Cristiane Navarro Colombo para esclarecer alguns dos principais mitos da gravidez. Dá uma olhada!
Se a gestante tem muita azia significa que ela está gerando um menino.
Mito. A azia está relacionada a uma digestão mais lenta, provocada pela mudança hormonal da gestação e não tem qualquer relação com o sexo do bebê.
Quando a barriga da grávida é mais arredondada é porque ela terá uma menina. E se a barriga está mais pontuda é porque o bebê é menino.
Mito. O formato da barriga tem relação com o formato do corpo da gestante e com o ganho de peso.
Ter muita azia na gestação indica que o bebê nascerá cabeludo.
Mito. A azia é mais frequente durante a gravidez por conta das mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação.
Grávida deve se alimentar por dois.
Mito. A gestante deve se alimentar de forma balanceada, com porções fracionadas ao longo dia.
A gestante não pode ter relações sexuais.
Mito. O sexo só é contraindicado nas gestações de alto risco, como nos casos em que há placenta de inserção baixa, colo curto ou ameaça de trabalho de parto.
A grávida não deve fazer exercícios físicos.
Mito. A gestante deve praticar atividades físicas sem impacto e com controle dos batimentos cardíacos. Pilates, musculação, hidroginástica são boas opções.
As gestantes podem manchar a pele por causa do sol.
Verdade. O melasma, que é o surgimento de manchas escuras na pele, é muito comum durante a gravidez. Por isso, é importante usar protetor solar com ao menos fator 50.
A gestante não pode tomar café.
Parte verdade. A dose indicada é de apenas 1 xícara pequena de café por dia, devido ao risco de hiperestimulação do bebê.
Grávida não pode andar de avião.
Parte verdade. A gestante pode andar de avião até 32 semanas de gestação, mas deverá tomar alguns cuidados extras com voos acima de 8h.O ideal é seguir a orientação do obstetra que estiver acompanhando-a.
Ingerir cerveja preta ajuda a produzir leite.
Mito. É importante que as grávidas evitem todo tipo de bebida alcoólica durante a gestação. Além disso, a produção de leite está relacionada à ingestão de líquidos, à pega correta do recém-nascido e à tranquilidade e confiança da mãe em amamentar.
Comente