Neste Junho Laranja, nosso foco é cuidar de você garantindo mais informação e
conscientização sobre a anemia na gravidez. Quando presente nesse período, a
anemia pode apresentar diversos malefícios para a saúde da mãe e do bebê e,
pensando nisso, preparamos este material com tudo o que é importante saber
para preveni-la e identificá-la.
O que causa a anemia na gravidez?
A anemia é um problema que pode atingir pessoas em qualquer fase da vida. Ela acontece quando há uma queda anormal das taxas de hemoglobina no sangue causadas pela deficiência de:
- Ferro;
- Vitamina B12;
- Ácido fólico.
Entretanto, o número entre as mulheres grávidas impressiona, já que elas representam 40% dos casos, sendo, entre eles, metade ocasionados por deficiência de ferro, o que nos ajuda a destacar a importância do ferro na gravidez.
Na gestação a mulher passa por um processo fisiológico em que o organismo exige mais ferro. Ou seja, quando a concentração do mineral é baixa, diversos sintomas como indisposição, alteração de humor, sonolência, falta de ar e outros atingem a saúde da mãe e do bebê.
Além disso, uma alimentação com baixa ingestão de proteína animal piora muito a situação, pois os nutrientes não são bem absorvidos.
Como identificar a anemia na gestação?
No período inicial, a anemia gestacional pode ser assintomática e seus sinais podem ser confundidos com os próprios sintomas da gravidez. Por isso, ao perceber qualquer diferença no seu corpo durante a gestação, recomendamos sempre informar ao seu médico para realizar exames que avaliam o ferro, ferritina, hemograma completo e vitaminas e minerais para um tratamento precoce que apoie uma gestação saudável.
E, como todo cuidado é importante para a sua saúde e a do seu bebê, é importante saber que a anemia não tratada aumenta o risco de aborto, hemorragia materna e restrição do crescimento fetal.
Como prevenir a anemia na gravidez?
Para prevenir a anemia na gravidez é importante escolher alimentos que atendam as necessidades de ferro, ácido fólico e vitamina B12, como: carnes em geral, gema de ovo, peixes e crustáceos, vegetais verdes escuros, feijão, entre outros. Em muitos casos, é necessária a suplementação nutricional para que essas necessidades especiais sejam atendidas.
Regenesis pensa em cada cuidado por você em todas as fases da gestação.
Desenvolvemos o Hemolip, uma tecnologia especial na suplementação de ferro
para auxiliar pessoas que possuem indicação médica de incremento no aporte diário
de ferro no organismo, inclusive as gestantes.
Chamamos a nutricionista Flávia Rodrigues para explicar um pouco mais sobre a
importância de alguns nutrientes nessa fase da vida da mulher. Confira abaixo:
Para promover todas as etapas de cuidado que você merece, desenvolvemos esse conteúdo com quem é autoridade no assunto: a nutricionista Ila Bittencourt (@nutricionista_ila), especialista em nutrição funcional e ortomolecular integrativa.
Referências:
- Anemia na gravidez: o que é, quais os sintomas e como tratar. Consulta em:
https://www.dicasdemulher.com.br/anemia-na-gravidez/ - Anemia in pregnancy. Consulta em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7709894/
- Anemia e gravidez. Hospital Universitário HUPE. Consulta em:
https://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/551_pt.pdf - Junho Laranja alerta sobre a prevenção e o tratamento da anemia e leucemia.
https://www.al.sp.gov.br/noticia/?13/06/2022/junho-laranja-alerta-sobre-a-prevencao-e-o-tratamentoda-anemia-e-leucemia-
Comente