A Síndrome dos Ovários Policísticos acontece pela produção excessiva dos hormônios androgênios (hiperandrogenismo), principalmente o Hormônio Luteinizante (LH), que altera os picos dos níveis de estrogênio e progesterona, essenciais para o funcionamento do ciclo reprodutivo e das funções metabólicas.
Conheça os principais Sintomas da SOP
- Resistência à insulina
- Alterações no ciclo menstrual
- Ovulação prejudicada
- Prejuízo à fertilidade
- Excesso de pelos (hirsutismo)
- Diabetes
Como saber se tenho Síndrome dos Ovários Policísticos?
Caso apresente algum dos sintomas descritos acima, é necessário consultar um médico para realizar exames clínicos, de imagem e laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico da síndrome.
A Síndrome dos Ovários Policísticos tem uma grande abrangência de sintomas que são parecidos com outras doenças. Por isso, o diagnóstico é feito por exclusão, quando o médico descarta outros diagnósticos.
Geralmente os profissionais usam os critérios do Consenso de Rotterdam, que determina como condição a mulher apresentar pelo menos 2 dos 3 sintomas mais comuns:
- Hiperandrogenismo;
- Amenorreia (ausência ou atraso considerável da menstruação);
- Presença de folículos nos ovários detectados no ultrassom.
Quem tem Síndrome dos Ovários Policísticos pode engravidar?
Estudos apontam que a resistência à insulina está presente em 50% a 90% dos casos de Síndrome dos Ovários Policísticos¹, sintoma que prejudica a ovulação e qualidade dos óvulos, impactando a fertilidade.
Além disso, o prejuízo à fertilidade é a maior consequência da SOP, com prevalência de até 74% dos casos².
Mas com o tratamento adequado e multifatorial, como adoção de hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, é possível controlar os sintomas da SOP e diminuir seus impactos à fertilidade.
FONTES: ¹Pontes, Ana Gabriela, et al. Resistência à Insulina Em Mulheres Com Síndrome Dos Ovários Policísticos: Relação Com As Variáveis Antropométricas E Bioquímicas. 2012.
²Fica S, Albu A, Constantin M, Dobri GA. Insulin resistance and fertility in polycystic ovary syndrome. J Med Life. 2008 ; Nov 15; 1(4): 415-422.
Comente