Essenciais para a saúde da gestante e do bebê, os cuidados na gravidez devem acontecer durante o pré-natal, na hora do parto e no pós-parto. E nesses momentos cruciais, uma série de profissionais ajudam a fazer dessa, uma experiência ainda mais agradável e longe de preocupações.
Para entender o papel de cada um deles nessa jornada, conversamos com a Médica Ginecologista e Obstetra Vania Carolina Pereira Stancka, que traça o panorama a seguir.
Médico obstetra
Segundo a doutora Vania, a escolha do obstetra deve ser feita antes mesmo de a mulher engravidar. Mas se isso não for possível, o mais importante é que ela confie no profissional.
“A gestante deve procurar saber a respeito desse médico e avaliar, principalmente, se ele está de acordo com o que ela pensa e com o que ela espera do parto. Ou seja, se ele está disposto a realizar os sonhos dela e se vai deixá-la segura nesse dia tão importante, colocando o bem-estar dela e o do bebê em primeiro lugar”, explica a doutora.
Nutricionista
O nutricionista tem um papel importante principalmente no pré-natal, porque, além de orientar como a gestante pode se alimentar e o que deve evitar, vai acompanhar o ganho de peso.
“Eu costumo indicar o acompanhamento de um nutricionista especialmente para as gestantes que já engravidam com sobrepeso ou com obesidade, e também para as que manifestam tendência a ter diabetes gestacional”, comenta Vania.
Fisioterapeuta
A partir das 20 semanas de gravidez, a doutora orienta o acompanhamento de um fisioterapeuta como mais um dos cuidados na gestação.
“O fisioterapeuta pode, por exemplo, corrigir a postura, aliviar o quadril com exercícios na bola e também fazer todo o preparo dos músculos do assoalho pélvico da mulher, que devem ser fortalecidos e preparados para o parto, independentemente se for normal ou cesárea”, explica a doutora.
Personal trainer ou educador físico
O ideal é que todo exercício físico feito durante a gestação possa contar com o acompanhamento de um personal trainer ou de um educador físico.
“Há profissionais especializados em gestantes e que possuem programas ideais para cada mês de gestação”, comenta Vania.
Doula
Além de oferecer diversos cuidados na gravidez, esta profissional é importante para acompanhar a gestante durante todo o trabalho de parto e na hora do nascimento do bebê.
“Ela pode, por exemplo, ajudar a colocar a paciente em posições mais confortáveis durante as contrações, fazer massagens e, principalmente, confortar e dar apoio à gestante nesse momento tão especial”, diz a doutora.
Anestesista
Durante o trabalho de parto, quando a gestante está com seis ou sete centímetros de dilatação, muitas vezes o anestesista é chamado, porque é neste momento que as contrações começam a ficar mais fortes.
“Ele é muito importante para aliviar a dor da gestante e faz todo o acompanhamento durante e após o parto”, revela ela.
Enfermeira obstetra
Ela atua junto com o obstetra ao fazer as medicações e instalar os exames necessários para o médico saber o momento de realizar o parto.
“Essa profissional também atua para o bem-estar do bebê e o da mãe”, comenta Vania.
Psicólogo
Com o aumento da progesterona, é muito comum que no início da gravidez a gestante fique um pouco mais emotiva, depressiva e ansiosa. Mas caso isso se mostre estar um pouco fora do normal, o obstetra tende a indicar o apoio de um psicólogo.
“Eu costumo avaliar se é algo passageiro, relacionado à parte hormonal. Se continuar após o primeiro trimestre, faço o encaminhamento para um psicólogo”, explica a Ginecologista.
Comente