A musicoterapia une a arte e a saúde para promover cuidados para pacientes em tratamento, reabilitados, em prevenção ou mesmo para melhorar a qualidade de vida. Na maternidade, os benefícios da musicoterapia promovem vantagens para as mamães e para os bebês, seja durante a gestação ou no momento do parto.
Como funciona a musicoterapia na gravidez?
Na gestação, a terapia musical ajuda a fortalecer os vínculos afetivos e a comunicação entre a mamãe e o bebê, que é capaz de perceber o ambiente sonoro que o cerca.
Isso significa dizer que sim, os pequenos são capazes de reconhecer vozes, sons e músicas familiares durante o período que estão dentro do útero materno. Então, quando a interação é promovida desde a gestação, o acolhimento no parto do bebê pode ser ainda mais tranquilo.
Qual o efeito da musicoterapia para as mamães?
A dor e a ansiedade são alguns dos grandes medos das gestantes ao pensar no parto, mas para a tranquilidade de muitas, a musicoterapia surgiu como um método não farmacológico e não invasivo que pode ajudar nesses dois fatores.
Benefícios físicos
Alguns estudos defendem que a música desvia a atenção da gestante da dor na hora do parto, proporcionando um estímulo agradável e relaxante ao cérebro.Com o alívio da dor e, consequentemente melhor colaboração das mamães na hora do parto, a experiência se torna mais agradável para a mulher e o bebê. Outros efeitos positivos são a melhora da frequência cardíaca e respiratória, que elevam a sensação de relaxamento.
Benefícios psicológicos e emocionais
A tranquilidade e a calma são alguns dos efeitos mais evidentes da musicoterapia no trabalho de parto. Explicando de forma científica, a música libera endorfina no sangue, conhecido como “hormônio da felicidade”. É exatamente esse neuro-hormônio o responsável por provocar essas reações emocionais e psicológicas, refletindo na diminuição da dor durante o parto.
Quando começar a musicoterapia?
Não existe um momento definido para começar (quanto mais cedo puder, melhor). Por isso, a mamãe pode iniciar ainda no período em que está tentando engravidar, durante a gestação ou somente no momento do parto.
Tal como com a musicoterapia, a suplementação para auxiliar no seu cuidado e do seu bebê pode ser feita em todas as fases da gestação. Conheça mais sobre a Linha Regenesis, desenvolvida para estar ao seu lado neste momento tão importante e especial na sua vida.
Está gestante e quer conhecer ainda mais sobre benefícios para você e seu bebê? Confira o Curso de Gestante Regenesis 100% online e gratuito clicando aqui!
Referências:
- Effect of music on labor pain relief, anxiety level and postpartum analgesic requirement: a randomized controlled clinical trial. Consulta em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25227477/
- Efeito da música no trabalho de parto e no recém-nascido. Consulta em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/K6H83Bqj4dQYyPbmR79rvRd/?lang=pt
- EFEITOS DA MUSICOTERAPIA NO TRABALHO DE PARTO. Consulta em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/medicalproceedings/comusc2021/06.pdf
Comente