Intro Price! Get Pixwell WordPress Magazine Theme with ONLY $59

Por que é importante conversar com o bebê na gestação?

Palavras carinhosas, toques, estímulos e até exercícios são fundamentais para construir os vínculos entre a família e o bebê antes mesmo do parto. Conecte-se!

regenesis-site-mulher-e-gestacao-conversar-com-bebe-na-gestacao
Por que é importante conversar com o bebê na gestação?

A audição fetal só se desenvolve a partir da 25ª semana, mas toques e conversas são percebidas desde o início da gestação. Por isso, de acordo com a Médica Ginecologista e Obstetra Carolina Medaglia

“é importante conversar com o bebê na gestação desde que a mãe descobre que está grávida, para que ele se sinta amado. Estudos apontam que os recém-nascidos se acalmam quando ouvem a voz da mãe: além de se agitar menos e seu coração bater de forma mais calma”.

Como criar esse vínculo?

Os sons de vozes ou músicas são sentidos durante a gestação e reconhecidos pelo bebê depois do nascimento, incluindo músicas instrumentais ou cantigas infantis;

Toque dos pais e de familiares também é sentido, principalmente quando o bebê está acordado;

Atividades físicas desenvolvidas especialmente para grávidas reforçam o vínculo entre a mãe e o bebê.

Tudo o que acontece fora da barriga da mãe influencia o bebê?

Sim, inclusive o estresse deve ser monitorado, pois é considerado um estímulo negativo.

“Estudos mostram que altos níveis de estresse na mãe, aferido pelo cortisol – hormônio ligado ao estresse –, estão associados inclusive à diminuição de QI e ao transtorno de déficit de atenção. Sem contar que uma gestação tensa pode gerar bebês mais chorosos e que fazem mais birra”, detalha Carolina.

Mantenham-se conectados!

Todos os estímulos – conversas, música, toques, movimentos – são formas de construir a conexão entre o bebê e a mãe, o pai e os demais familiares, e portanto devem seguir naturalmente depois que o bebê nasce.

“Tudo isso deve ser repetido depois do parto, pois reforça a conexão e é uma experiência muito rica para todos”, aponta Carolina.

Realizar as mesmas atividades que foram feitas durante a gestação, como ler os mesmos livros, ouvir as mesmas músicas e até repetir os exercícios físicos, reforça a integração com o recém-chegado e são maneiras de demonstrar o afeto desde cedo.

Gostou? Agora é só dar play e escutar a playlist criada com sugestões de músicas enviadas pelas nossas seguidoras no Instagram. Confira aqui! 

Quer mais dicas para fortalecer o vínculo com seu bebê desde a barriga? Confira as orientações da psicóloga Hellian Machado no vídeo abaixo!

Dra. Carolina Medaglia
Médica Ginecologista e Obstetra e atua em Brasília (DF).

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 1,1g (1 cápsula)

Informação Nutricional

Por porção de 2,1g (2 cápsulas)