Sopa de letrinhas: livros para ler
Se você é daquelas que sempre gostou de ler, provavelmente está procurando por boas indicações de livros agora que descobriu sua gravidez. Então prepare a poltrona preferida e a luminária de leitura porque a lista está recheada de boas dicas, com (quase) tudo sobre gravidez!
● O Parto É da Mulher,
Cristina Balzano. Ed. Gutenberg, 2019. Cristina é Obstetriz (formada pela USP), Professora de yoga e Fisioterapeuta e relata no livro a experiência de mais de mil partos atendidos.
● Origens Mágicas, Vidas Encantadas,
Deepak Chopra. Ed. Rocco, 2006. O livro analisa o processo de concepção da vida dos pontos de vista fisiológico, psicológico e espiritual para formar mães e pais conscientes e equilibrados.
Nascer, Lela Beltrão. Ed. Timo, 2019. São imagens de 50 trabalhos de partos, dos domiciliares aos feitos em casas de parto, que mostram a importância do protagonismo da mulher nesse momento.
● Manual Prático do Aleitamento Materno,
Carlos Gonzales. Ed. Timo, 2017. Como o nome já diz, o livro traz dicas para profissionais de saúde apoiarem gestantes e lactantes e para as mães conhecerem a fundo o processo de amamentação e conseguirem fazê-lo com confiança e tranquilidade.
Criar Filhos no Século XXI, Vera Iaconelli. Ed. Contexto, 2019. Vera é Psicanalista e Colunista do jornal Folha de S.Paulo e escreve sobre os desafios da educação de crianças e jovens nos tempos de hoje.
● Parto Normal ou Cesárea: o que toda mulher deve saber,
Ana Cristina Duarte e Simone Diniz. Ed. Unesp, 2004. Informações para mães e pais sobre os tipos de parto, impacto de cada uma das escolhas na saúde da mãe e do bebê, e a importância da participação do pai em todas as etapas do processo.
● A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra,
Laura Gutman. Ed. Best Seller, 2010. Laura Gutman é Psicoterapeuta e aborda os sentimentos pré e pós-parto da mulher, que podem trazer conflitos numa fase já conhecida por muitas emoções.
● Mãe Fora da Caixa, Thaís Vilarinho. Ed. Buzz, 2017.
Com o mesmo nome do seu perfil no Instagram, o livro é um dos sucessos de vendas da escritora Thaís Vilarinho, que construiu no livro uma vasta rede de apoio para mães no puerpério.
● Nasceu, e Agora?, Stéphanie Sapin-Lignières. Ed. HarperCollins,
2018. Parteira francesa que vive no Rio de Janeiro, Stéphanie já ajudou mais de 5 mil casais no processo da gravidez – antes, durante e depois do parto. Em seu consultório e no livro, dá dicas de amamentação, cólicas, sono tranquilo e várias outras aflições de mães e pais de primeira (ou segunda, terceira…) viagem.
Podcasts para ouvir
Nos últimos anos, os podcasts ganharam espaço no Brasil: programas foram criados, episódios foram publicados e o público ouvinte cresceu bastante. Para quem conhece ou está só começando a desbravar a “podosfera”, também tem muito conteúdo sobre maternidade, gestação e temas relacionados.
DÁ UMA OLHADA:
- Mundo de Mãe | Tudo sobre maternidade (o programa é todo dedicado ao assunto maternidade)
- Maternidade de “Calma, gente horrível”
- Maternidade Real de “Paizinho, Vírgula!”
- Maternidade & Carreira de “Mamilos”
- Maternidade Moderna de “Livre Maternagem Podcast”
- Debate: Maternidade e Paternidade de “CBN Vozes”
- Grampos Vazados | Maternidade de “Hysteria”
- Maternidade na real de “AGÊNCIA DE PODCAST”
- Precisamos Falar sobre Rede de Apoio de “É nóia minha?”
- Nóias da Maternidade e Paternidade feat. Camila Fremder de “Paizinho, Vírgula!”
Na base do link: perfis relevantes
Quem prefere as interações digitais também pode seguir alguns perfis de mães que abordam um pouco de tudo sobre o universo da gravidez e maternidade. Além da conta @maeforadacaixa (Instagram) e https://www.facebook.com/maeforadacaixa (Facebook), dá uma olhada nos perfis @luabarrosf (Instagram) e https://www.facebook.com/LuaBFonseca (Facebook) que fala sobre educação parental e no @plantao_materno (Instagram) e https://www.facebook.com/PlantaoMaterno/ (Facebook), sobre amamentação.
Comente