A infertilidade feminina é reconhecida pela dificuldade de um casal em gerar uma gravidez por um período de até um ano. As causas são variadas, mas algumas podem ser evitadas através de pequenas mudanças de hábito, ajudando a reduzir a dificuldade em realizar o tão almejado sonho.
Confira as dicas que preparamos para você!
Mantenha bons hábitos alimentares
Segundo estudos, tanto a obesidade quanto a desnutrição podem afetar ou estar relacionadas com a dificuldade em gerar gravidez. Em relação à obesidade, o fato pode estar ligado à redução da frequência de ovulações, mas a dica também vale para os homens, já que são observados melhora do controle da pressão arterial e da adequação dos nutrientes que colaboram coma função reprodutiva.
Mulheres que lidam com a desnutrição ou possuem dificuldades alimentares também podem apresentar problemas de infertilidade. Manter uma dieta saudável e rica em vitaminas e nutrientes pode oferecer benefícios que, além de possibilitar a gravidez, podem ser benéficas também nas próximas fases da gestação.
Suplementação de vitaminas e minerais:
Algumas vitaminas e minerais indispensáveis, como o Ômega 3, Metilfolato, Vitamina D e Ferro lipossomal podem ser ainda suplementados com a linha Regenesis, desenvolvida para preparar o organismo da mulher para a gestação, mantendo-o saudável durante todo o período com produtos para cada fase. A suplementação nutritiva promove benefícios para mãe e filho. Confira mais sobre o assunto aqui!
E não esqueça: converse com seu médico sobre todas as dicas e possibilidades!
Livre-se de hábitos nocivos
Hábitos como o tabagismo e a ingestão de álcool podem prejudicar o bom funcionamento dos ovários, interferindo no ciclo menstrual e no processo de ovulação.
Além disso, problemas causados por cigarro e outras drogas retardam o desenvolvimento dos óvulos, podendo causar anomalias genéticas e diversos outros problemas na gravidez. Quando falamos de hábitos nocivos, eles devem ser evitados a qualquer custo por quem deseja reduzir a infertilidade e garantir uma gestação saudável.
Faça consultas regulares ao ginecologista
Não existe método que reduza a infertilidade que não precise ser aprovado e recomendado por seu médico. Outras dicas para preservar a fertilidade feminina, como a realização de atividades físicas e combate ao estresse, por exemplo, podem e devem ser consideradas lado a lado com quem cuida de você.
Aqui no Mulher e Gestação separamos dicas de maternidade e orientações que ajudam a nutrir o sonho de ser mãe. Continue nos acompanhando para saber mais!
Fonte:
Infertilidade feminina. Biblioteca Virtual em Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/infertilidade-feminina/
Associação entre obesidade e infertilidade anovulatória. Consulta em: https://www.scielo.br/j/eins/a/qW48hywLLkSbPWtB65c8thk/?lang=pt
A relação da nutrição na infertilidade feminina. file:///C:/Users/julia/Downloads/8062-Article-115848-1-10-20200914.pdf
Comente